Os 10 países que mais investem em tecnologia 15

A tecnologia é importante em diversas áreas da nossa sociedade, seja na saúde, na ciência, na engenharia, ou nas forças armadas, entre outras. Nenhum país domina, em termos tecnológicos, todas estas áreas e como tal é difícil afirmar que um país é o mais tecnológico, mas podemos olhar genericamente para os países que mais investem na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Infelizmente há uma correlação directa entre investimento na pesquisa e o crescimento tecnológico. Hoje olhámos para os 10 países que mais investem em tecnologia e que não só desenvolvem as suas próprias economias, como estimulam a inovação no resto do mundo.

 

10. Austrália

australia

A Austrália aposta forte no desenvolvimento dos recursos humanos, na qualidade de vida, na saúde, educação e na liberdade económica. Empenham grandes esforços na pesquisa e desenvolvimento das comunicações, bio-tecnologia e produção. Têm também uma forte presença nas áreas da astronomia e ciências do espaço.

 

9. Canadá

canada

O Canadá tem um sector tecnológico muito avançado. O governo dedica 1,8% do produto interno bruto na pesquisa e desenvolvimento. Em 2007 o Conselho das Ciências, Tecnologias e Inovação foi criado para melhorar a qualidade de vida dos canadianos, com recurso à tecnologia e ciência intensiva, criando muitos postos de trabalho e uma economia mais forte.

 

8. Singapura

singapura

Posicionaram-se como uma das nações mais competitivas e inovadoras. A sua economia propicia o estabelecimento de empresas e tem um fundo de 1,35 milhões de dólares para ajudar os sectores público e privado na pesquisa e desenvolvimento de modo a tornar o país mais avançado tecnologicamente.

 

7. Reino Unido

uk

Foi a nação berço da industrialização e tem no seu currículo a descoberta do hidrogénio, a locomotiva, o motor a jacto, o motor eléctrico, a lâmpada incandescente e outras invenções que moldaram o mundo em que hoje vivemos. Continua a investir uma grande parte do seu orçamento, cerca de 4,6 biliões de libras na inovação, que continua a ser um dos pilares da sua economia.

 

6. Holanda

holanda

A indústria electro-técnica holandesa está altamente desenvolvida. Produzem computadores, sistemas de comunicação, equipamentos de controle e medição electrónicos, instrumentos médicos e científicos, entre outros. É reconhecida pela descoberta do rim artificial, do cd, do relógio de pêndulo e do telescópio. O governo emprega 1,8% do produto interno bruto em pesquisa e desenvolvimento e as empresas holandesas de investigação têm um papel muito significativo na Agência Espacial Europeia.

 

5. Coreia do Sul

hubo1

A Coreia do Sul destaca-se no campo da electrónica, da construção automóvel e de navios, na maquinaria e na robótica. O Hubo, o popular robot foi criado na Coreia e o país pretende colocar um robot em cada habitação. A internet de banda larga coreana é 3 vezes mais rápida do que a americana. O investimento da Coreia do Sul no desenvolvimento tecnológico representa 3,36% do produto interno bruto.

 

4. Suécia

suécia

A Suécia investe 4% do seu produto interno bruto em actividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Lidera o ranking na Europa como o país com maior número de trabalhos científicos publicados per capita. É uma economia socialista e o governo tem um grande interesse pelos temas da tecnologia.

 

3. Japão

japao

É o país asiático mais desenvolvido e é reconhecido pela sua indústria automóvel, electrónica e robótica. Está também no topo da lista de países que mais investem na investigação científica, médica e tecnológica.  É o país asiático com mais prémios Nobel na área da ciência e tem o maior número de robots utilizados em linhas de produção industriais.

 

2. Finlândia

finland

É o líder tecnológico europeu e é reconhecido pelos seus projectos altamente high-tech e na área da saúde. Foi considerado o país com as melhores infra-estruturas nas áreas da saúde, dinâmica económica, educação, política ambiental e qualidade de vida. Em 2001 o governo aplicou 2,065 biliões de dólares no desenvolvimento da ciência e tecnologia.

 

1. Estados Unidos

space-shuttle

O governo norte-americano investe cerca de 7 biliões de dólares anualmente em ciência e tecnologia. Estes investimentos são sistemáticos há muitos anos e levaram o país a um estádio de desenvolvimento industrial que permitiu a criação de muita da tecnologia espacial e de alguns fundamentos essenciais nas áreas da computação e da bio-tecnologia.

 

 

Artigos Relacionados:

10 razões para instalar o Windows 8
10 sites portugueses de tecnologia
10 tecnologias emergentes em 2013
10 computadores mais carismáticos

15 comentários a “Os 10 países que mais investem em tecnologia”

  1. Lumanisa diz:

    África especialmente Angola tinha que criar parceria com estas grandes empresas para o melhoramento do país……

  2. CLOVIS BRIGAGAO diz:

    muito muito interessante, mas com tb. muitas controvérsias. O PIB é uma índice já muito tradicional>: hoje o que conta é o IDH (ìnidce de Desenvolvimento Humano) dos países, portanto, deveria ser esse a medida sobre C&T&Inovação, principalmente esta última, atenciosamente Clóvis Brigagão

  3. joas diz:

    só faltou Israel que segundo o artigo do Wikipédia (ciência e tecnologia em Israel)
    é um dos paises que mais investe em tecnologia em relação ao seu PIB

  4. Mariana diz:

    muito legal o site ! deu uma pesquisa de geografia !!

    obg

  5. Maquiné diz:

    é incrível como somos atrasados (experiência por ser aluno das redes publicas)
    sairei já já do ens. medio. pretendo fazer a partir de um mestrado fora do país
    encontrei o site e vi ser de muita ajuda
    pretendo fazer elétrica e Controle e Automação
    e previamente seguir em Automação e Robótica
    mas fazer isso no nosso país que n investe nas próprias universidades é difícil
    e a publicação so me fez me apaixonar mais pelos tecnológicos
    Parabens

  6. thomasklein diz:

    o inglês Frank Whittle criou sim o primeiro motor à jato, mas o projeto deu errado. Prefiro considerar que o alemão Hans von Ohain seja o criador, mas cada um com sua opinião 😉

  7. thomasklein diz:

    tava pensando agora estranho né, um país cria e o outro usa :X

  8. Thomasklein diz:

    cara tem coisa errada ai: o motor à jato foi criado pela Alemanha na segunda guerra mundial, e foi implantado no primeiro caça à jato, o Me 262
    .

    • eucli10 diz:

      Caro, obrigado pelo comentário. Seegundo várias fontes, o primeiro motor a jacto desenvolvido por um Inglês da RAF – Frank Whittle. O primeiro avião a jacto foi efectivamente o Alemão Messerschmitt Me 262.

  9. Gustavo diz:

    Eu queria saber como essa pesquisa foi feita (se é a quantidade de dinheiro bruto ou em relação ao pib) e também de onde você a pegou.
    Obrigado.

  10. Larielly diz:

    Em que ano foi publicado essa lista ?

  11. […] o Brasil conseguiu superar países como Finlândia e EUA, e ocupa atualmente o 1º lugar do ranking. Com essa façanha os Americanos já movimentam o mercado e demonstram interesse em comprar […]

  12. Jose Damas diz:

    Gostaria de solicitar os paises mais desenvolvidos tecnologicamente para investirem e estenderem a sua actividade investigativa a Africa, convidando estudiosos africanos a constituirem equipa e estagios em areas senssiveios que possam ser uma grande valia para o desenvolvimento de Africa.

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404