Os 10 feitos mais marcantes da NASA

Quando em 1957 a Rússia enviou para o espaço o satélite Sputnik, pôs-se à frente da corrida espacial e com a Guerra Fria a decorrer, os Estados Unidos não podiam ficar para trás. Foi neste ambiente que nasceu a National Aeronautics and Space Administration (NASA). Hoje o objectivo desta agência é expandir o conhecimento humano sobre o espaço, liderar a inovação tecnológica espacial, desenvolver veículos que possam transportar tanto equipamento como pessoas para o espaço e coordenar com as outras agências espaciais a forma de atingir os melhores avanços científicos possíveis. Nos últimos 50 anos a NASA conseguiu corresponder às expectativas e este artigo descreve os 10 feitos mais marcantes da NASA.

 

10. Explorer 1

Explorer1Logo depois das notícias sobre o sucesso do S­putnik, o NASA Jet Propulsion Laboratory (JPL), começou a desenhar o satélite que seguiria o Sputnik para o espaço.  Demoraram apenas 3 meses a construírem o Explorer 1. O satélite foi para o espaço a bordo de um foguetão e a sua função era estudar os raios cósmicos na órbita da Terra. Media 2m de comprimento e 15.9 cm de diâmetro e circulou a Terra 12 vezes e meia por dia.

9.  Telescópio Espacial Hubble

HubbleAté ­1990, o que víamos no espaço era o que os telescópios terrestres nos permitiam ver. As imagens eram interessantes mas nada claras e não conseguíamos ver muito longe para percebermos o que os astrónomos tinham em mente, nem através das nuvens, vapores e tudo o que a nossa atmosfera usa para nos proteger. A solução foi simples, colocar um telescópio do lado de fora da atmosfera. Os trabalhos começaram em 1975 mas só 15 anos depois o Hubble foi lançado para o espaço. Demoraram 8 anos a montar e testar as 400.000 peças e 41 km de fios. Sofreu ainda um atraso devido ao acidente do Challenger em 1986.

8. Observatório Raio-X Chandra

tele_chandraEm 1999, a NASA lançou o mais sensível telescópio de raio-x do mundo. Consegue ver coisas que nunca ninguém nem nada tinha conseguido antes, como quando partículas do espaço desaparecem num buraco negro, coisa que não chega a durar um segundo. Até agora o Chandra X-ray mostrou-nos imagens deslumbrantes de eventos e objectos espaciais como supernovas, quasars, ou o desaparecimento de matéria para dentro de um buraco negro.

7. Pioneer 10 – Voo para Júpiter

pioneer10Até 1972, nenhum objecto feito pelo homem tinha chegado a outro planeta, nem sequer tinha sido tentado fazê-lo. O Pioneer 10 mudou tudo isso numa missão que traçou o caminho para o sucesso de alguns dos mais ousados programas da NASA. O Pioneer 10 foi lançado numa viagem em direcção a Júpiter. Quando lá chegou enviou as primeiras imagens de um planeta longínquo, quase 10 anos depois de ter sido lançado.

6. Apollo 13

apollo13A Apollo 13 ia a caminho da Lua, em Abril de 1970, quando às 55 horas e 55 minutos de viagem uma explosão desligou todos os sistemas de manutenção de vida a bordo. Tudo começou quando um dos motores, ainda antes da descolagem, se desligou. Felizmente tudo correu bem, devido à espectacular forma como a situação foi resolvida, tanto lá em cima como na Terra. Tanta coisa correu mal com a Apollo 13 que é um milagre os astronautas James Lovell, John Swigert e Fred Hayes que perderam cada um cerca de 14Kg em 6 dias devido a desidratação, tivessem regressado a casa sãos e salvos, numa máquina que estava à partida inutilizável.

5. O Vaivém Espacial

Space_ShuttleEm 1972, o programa Apollo estava a abrandar e a NASA estava a passar por uma introspecção tecnológica, pois era preciso pensar numa forma de se reutilizar a tecnologia para reduzir os custos astronómicos de cada missão. Foram precisos 9 anos para que o vaivém espacial fosse posto em uso. Em 1981 o Space Shuttle Columbia levantou voo e tornou-se numa história de sucesso. A sua concepção não foi fácil, o material usado teria que resistir à entrada na atmosfera terrestre que desfaz tudo o que por ela passa, e trazer de volta os astronautas sãos e salvos.

4. Estação Espacial Internacional

issA International Space Station (ISS) não foi a primeira estação espacial, mas é sem dúvida a mais impressionante. A Rússia lançou em 1971 a Salyut 1, que orbitou a Terra durante menos de um ano devido a problemas técnicos. Outras estações tinham sido colocadas no espaço como a russa Mir que se manteve activa de 1996 a 2001. A ISS é um laboratório/observatório topo de gama que orbita a Terra desde 1998, tendo estado em permanente evolução até 2010.  Mede 108,5 metros de comprimento, 72,8 metros de largura e pesa 450 toneladas.

3. Mars Pathfinder

marspathA missão Mars Pathfinder serviu para provar a viabilidade das explorações controladas à distância. A missão foi levada a cabo por dois módulos, um fixo e outro de exploração. O objectivo era atravessar a atmosfera de Marte, aterrar na superfície em segurança e largar o robot de exploração para explorar o planeta. O Pathfinder deixou a Terra em Dezembro de 1996, viajou cerca de 500 milhões de quilómetros e aterrou em Julho de 1997. Com esta missão ficámos a saber que Marte já foi mais amigável em termos de sustentação de vida humana e que a exploração da sua superfície é possível num futuro próximo.

2. Freedom 7

Freedom_7_1O primeiro astronauta americano a orbitar a Terra foi Alan Shepard, no dia 5 de Maio de 1961. Não foi o primeiro homem no espaço, o russo Yuri Gagarin tem esse título. Mas Shepard foi quem fez com que a NASA entrasse para a história da exploração humana do espaço. Demorou 15 minutos e 28 segundos a chegar lá acima, viajando a cerca de 8,262 km/h.

1. Apollo 11, a ida à Lua

Apollo_11Apenas 20 anos depois de Alan Shepard ter orbitado a Terra, o presidente Kennedy anunciou a missão que seria o que ainda que hoje é considerado o maior feito da NASA. Iam mandar uma tripulação à Lua com o inicio do programa Apollo. Foram precisos 8 anos desde que o anúncio foi feito e depois de alguns acidentes de percurso como o Apollo 1, em 1967, em que morreram os três tripulantes ainda na plataforma de lançamento. A Apollo 11 foi um sucesso e levou o astronauta Neil Armstrong a colocar o pé na Lua no dia 20 de Julho de 1969. Para sempre ficaram as palavras que proferiu enquanto o fez “Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade.”

 

 

Artigos Relacionados:

2012 em 10 imagens
10 Apps grátis essenciais para iOS
10 passos para organizar o casamento de sonho
10 jogos mais populares no Android em 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404