10 razões para comprar um iPhone

Hoje em dia toda a gente tem um smartphone. Há uns mais “smarts” que outros, mas regra geral todos têm um conjunto de funções que até há pouco tempo julgaríamos impensáveis num aparelho móvel. Se nos modelos mais modestos a escolha é muita e variada, quando apontamos agulhas para comprar um modelo de topo, a grande maioria das pessoas equaciona dois tipos de equipamento: um iPhone ou um Android de topo, geralmente um Samsung Galaxy S ou Note. A escolha não é fácil e ambas as opções apresentam argumentos de peso para convencer o utilizador. Neste artigo listamos 10 razões para comprar um iPhone e em breve publicaremos um artigo semelhante com razões para comprar um Samsung de topo!

 

10. Design e qualidade de construção

10.iPhone designTer um iPhone é ser possuidor de um objecto de design sofisticado, desejado por quase todos. É um símbolo de status! Sem grandes extravagâncias no seu aspecto, prima pela simplicidade e pelas linhas modernas. A construção é robusta (sente-se no peso) e apesar de existirem algumas queixas relativamente à sua fragilidade é capaz de choques e quedas moderadas. Por ser caro, quase toda a gente lhe acrescenta uma capa, o que lhe confere um extra de resistência (e de design personalizado).

9. Facetime

09.FacetimeO Facetime é uma aplicação de videochamada (em breve com o iOS7, também permitirá chamadas de voz por ip) desenvolvida pela Apple. É suportada por todos os aparelhos da marca e o que a destaca dos concorrentes é que funciona bem! Muito simples de utilizar, a qualidade do áudio e do vídeo surpreende. Se a maior parte dos vossos contactos tem um aparelho Apple, esta App é imprescindível!

8. App Store

08. App StoreLançada em 2008, a App Store da Apple não precisa de introduções. Foi a primeira a fazer furor no mercado dos smartphones e tem o condão de se ir adaptando às necessidades dos consumidores. Tem milhares de aplicações disponíveis, para quase tudo o que se pode fazer num telemóvel e muitas são de qualidade. A complexidade e rigidez do processo de aprovação das aplicações a disponibilizar na loja garante que apenas títulos que cumprem os standards da empresa são disponibilizadas.

7. Desempenho

07.DesempenhoÉ uma das mais-valias do iPhone! Não tanto por ter um processador mais rápido, ou mais memória ou qualquer outra característica técnica especial que o diferencie da concorrência. Os componentes que o equipam são de qualidade e fazem aquilo que é esperado deles sem falhas. Mas a grande vantagem é que ao contrário dos outros ecossistemas aplicacionais, as especificações do iPhone são standard e as aplicações são desenvolvidas para funcionarem só naquelas condições. O resultado é uma boa performance independentemente de ser um iPhone 4, 4S ou 5!

6. Ecrã Retina

06.Retina DisplayO “Retina Display” é o nome da marca de ecrãs utilizada pela Apple em quase todos os seus equipamentos de há uns anos a esta parte. O que os diferencia da concorrência? Muito marketing é verdade, mas também uma forma diferente de abordar a definição dos ecrãs. Ao aumentar a densidade dos pixels em ecrãs mais pequenos, o Retina consegue reduzir significativamente a pixelização daquilo que é mostrado no iPhone, produzindo uma imagem mais definida e vibrante.

5. Vida útil

05.longevidade iphoneTodos os dias surgem novos telemóveis no mercado, apetrechados com a mais recente tecnologia. A ânsia de trocar de equipamento é grande. Apesar disto também se passar com os seguidores do iPhone, o upgrade é normalmente pouco justificado. Actualmente um iPhone 4 (lançado em 2011), ou mesmo um iPhone 3G (lançado em 2008) continuam a ser smartphones bastante competentes, suportando a esmagadora maioria das aplicações com uma performance aceitável.

4. iCloud

04.icloudLançada em meados de 2011, a iCloud é o serviço de cloud storage da Apple. Os mais de 320 milhões de utilizadores actuais já não conseguem pensar em comprar um equipamento que não esteja ligado ao iCloud. O serviço para além de guardar todas as definições do iPhone (contactos, email calendário, etc.), todas as fotos, músicas e documentos em segurança, permite a sincronização e acesso a partir de outros aparelhos Apple. Pode aceder às fotos do iPhone no iPad ou no Mac sem ter de fazer nada! Se tiver de fazer um reset ao iPhone, nada está perdido e em minutos é possível repor tudo como estava. O iTunes deixou de ser obrigatório!

3. Teclado

03.TecladoTomemos como exemplo as dimensões do iPhone 4, com 4 polegadas de ecrã. Nada de especial certo? Então porque raio é possível escrever perfeitamente no ecrã de um iPhone desta dimensão e num outro qualquer telemóvel não!? É um aspecto tão simples e no entanto não conseguimos encontrar nenhum equipamento que seja tão preciso como o iPhone. Para quem utiliza intensamente o telemóvel como ferramenta de trabalho, não há comparação!

2. Usabilidade

02.usabilidade iphoneÉ talvez a característica mais distintiva do ambiente iOS da Apple. Qualquer pessoa consegue comandar o smartphone desde os primeiros minutos! É verdade que a nível de configurações, há opções escondidas e atalhos difíceis de entender. Agora para uma utilização normal do telefone é o melhor! As acções encadeiam-se com lógica e estão quase sempre à distância de um toque. É raro o telemóvel ou uma aplicação bloquear e a necessidade de um restart é um evento comemorado, de tão raro acontecer!

1. Acessórios

01.Acessórios iPhoneNormalmente o comprador de um telemóvel topo de gama espera que o equipamento cubra todas as funções e necessidades que venha a ter. Isso era antes do iPhone! O possuidor de um iPhone tem à disposição uma quantidade enorme de acessórios que lhe permitem fazer do telemóvel um verdadeiro canivete suíço. Desde bases que o transformam numa aparelhagem, a transforma-lo no comando do seu carro, a uma lente adaptável que o transforma numa máquina fotográfica de nível profissional, a imaginação é o limite! Mais uma vez, como as especificações do iPhone são conhecidas e estáveis, a criação de gadgets e acessórios que o complementam é um negócio quase tão grande como a da venda do telemóvel!

 

 

Artigos Relacionados:

10 projectos tecnológicos financiados pelo Kickstarter
Imagens da Semana (2013.17)
A semana em 10 comentários de um presidiário profissional
Imagens da Semana (2013.39)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404