10 projectos tecnológicos financiados pelo Kickstarter 1

Hoje vivemos um paradigma diferente do de há uns anos atrás. Se antes era fácil aceder a um crédito para financiar o lançamento de um projecto ou empresa, hoje em dia o dinheiro disponível para investimentos é escasso. Pelo menos nos moldes tradicionais! Cada vez mais os bons projectos conseguem financiar-se de outras formas, sejam elas business angels, fundos de investimento ou “crowdfunding”. É exactamente esta última forma de financiar projectos e ideias que vamos explorar neste artigo.

Dos vários modelos de crowdfunding, o que permite à comunidade contribuir para o desenvolvimento de uma ideia do seu agrado, sem expectativa de qualquer retorno financeiro ou com benefícios simbólicos, é actualmente o mais disseminado. Dos muitos sites que servem de plataforma entre empreendedores, financiadores e a comunidade, o Kickstarter é o que tem maior sucesso, tanto na quantidade de fundos recolhidos, como no número de projectos totalmente financiados. Neste artigo listamos 10 projectos tecnológicos financiados pelo Kickstarter e que permitiram aos empreendedores concretizarem as suas ideias, todas elas inovadoras!

 

10. Remee

10. Remee

A maneira mais fácil de descrever o Remee é dizer que é uma máquina de controlo de sonhos! Não é uma metáfora nem ficção científica! É um aparelho que estímula o subconsciente e manipula o parte REM (Rapid Eye Movement) do sono humano, onde tipicamente os sonhos acontecem. O estímulo é efectuado com o recurso a seis leds vermelhos que segundo os criadores tornam os sonhos mais vividos e lúcidos!

6,557 doações
$35K de objectivo
$572,891 angariados

 

9. GameStick

09. GameStick

Os criadores do Gamestick acharam que as consolas actuais eram demasiado caras, complexas e com problemas que limitavam em demasia o que os programadores podiam desenvolver sobre elas. Há 12 meses lançaram o repto de criar uma consola acessível, de programação aberta e possível de ligar a qualquer televisão. Conseguiram! O Gamestick é lançado em Abril com um preço de $79 e com mais de 200 títulos para jogar no ecrã da TV.

5,691 doações
$100K de objectivo
$647,658 angariados

 

8. Twine

08. Twine

O Twine é uma das novas formas de conectar objectos simples do quotidiano à Internet. Um simples quadrado wireless artilhado com um conjunto de sensores e uma aplicação para definir as regras é tudo o que necessita! O Twine consegue-lhe dizer o que as suas coisas andam a fazer, mandando-lhe um email, uma mensagem ou um tweet.

3,966 doações
$35K de objectivo
$556,541 angariados

 

7. Parallella

07. Parallella

Popularizar o acesso à computação paralela é desde há muitos anos um dos maiores desafios colocados às ciências da computação. Com base no sucesso de grandes comunidades de hardware como o Raspberry Pi ou o Arduino, a Parallella pretende construir uma plataforma de alta performance para democratizar o acesso ao poder da computação paralela e estimular o desenvolvimento de aplicações inovadoras.

4,965 doações
$750K de objectivo
$898,921 angariados

 

6. SmartThings

06. SmartThings

A smartThings pretende criar uma plataforma que permite ligar objectos físicos do dia a dia à Internet. Vai permitir monitorizar, controlar, automatizar e desfrutar destes objectos a partir de qualquer lugar – em casa, no escritório ou em viagem. Imaginem que podem transformar qualquer coisa que têm à vossa volta – uma porta, o vosso cão, um roupeiro, etc. – para reagir ou agir quando determinadas condições forem verdadeiras.

5,694 doações
$250K de objectivo
$1,209,423 angariados

 

5. Memoto

05. Memoto

O teaser da Memoto é – uma máquina automática, tão pequena que conjugada com uma app, funciona como a sua memória fotográfica. E não podia ser mais preciso! Imaginem que andam com uma caixinha ao pescoço durante todo o dia e que de 30 em 30 segundos é tirada uma fotografia de 5Mpx. No final do dia é só descarregar as fotos para a app da Memoto e reviver o tudo o que se fez, onde se passou e com quem se esteve. Tudo com alta qualidade e georeferenciado.

2,871 doações
$50K de objectivo
$550,189 angariados

 

4. LIFX

04. LIFX

O LIFX é a lâmpada mais inteligente que já conhecemos. Funciona por Wi-fi, é eficiente energeticamente, existe em várias cores e o melhor – pode ser controlada através de telefones iPhone ou Android. O controlo sobre a iluminação que o LIFX oferece não tem precedentes e a instalação é muito simples, bastando substituir as lâmpadas actuais pelas LIFX, fazer o download da aplicação e já está!

9,236 doações
$100K de objectivo
$1,314,542 angariados

 

3. Makey Makey

03. Makey Makey
O Makey Makey é descrito como um kit de inventor para o século XXI. Com ele pode tacteis os objectos do dia a dia e combiná-los com a Internet. É um simples kit que permite a iniciados ou especialistas fazerem arte, engenharia ou qualquer outra coisa a meio caminho. Imaginem tornar um conjunto de bananas num piano! Ou direccionarem o vosso pacman através de desenhos numa folha de papel! O limite para o Makey Makey é a imaginação!

11,124 doações
$25K de objectivo
$568,106 angariados

 

2. Oculus Rift

02. Oculus Rift

O Oculus Rift é um headset de realidade virtual designado especificamente para jogadores e que vai mudar a forma como pensamos e jogamos. Com um campo de visão alargado (110º), um ecrã de alta resolução e níveis extremamente baixos de latência este equipamento promete uma experiência complemente diferente da actual, permitindo aos jogadores explorar os mundos virtuais como nunca antes foi possível.

9,522 doações
$250K de objectivo
$2,437,429 angariados

 

1. 3Doodler

01. 3Doodler

Se alguma vez desejaram poder transformar os vossos desenhos em realidade, já o podem fazer! A 3Doodler é a primeira caneta impressora 3D do mundo. Com o recurso a um tipo de plástico especial (o mesmo utilizado nas impressoras 3D típicas), esta caneta consegue desenhar no ar ou numa superfície.  É compacta e de fácil utilização e não exige a utilização de software ou um computador. É só liga-la à corrente e em minutos os desenhos ganham vida!

26,457 doações
$30K de objectivo
$2,344,134 angariados

 

 

Artigos Relacionados:

10 Apps grátis essenciais para iOS
10 dicas para começar a correr
Os 10 países que mais investem em tecnologia
10 passos para organizar o casamento de sonho

Um comentário a “10 projectos tecnológicos financiados pelo Kickstarter”

  1. João diz:

    Excelente artigo! Tenho acompanhado de vez em quando o que sai do Kickstarter mas não conhecia muitos destes projectos. O Makey Makey em especial é excelente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404