10 palavras criadas na Internet

Sem que nos tivéssemos apercebido, durante os últimos anos a linguagem que utilizamos tem sido moldada (ainda que suavemente) pela tecnologia, especialmente pela explosão da Internet. Foram vários os termos e palavras que passámos a utilizar de uma forma generalizada e que tiveram a sua origem online. Vejam neste artigo a nossa selecção das 10 palavras criadas na Internet. Não estão a perceber que queremos dizer ? … Googlem!

 

10. Flamer

10.Flamer O “Flaming” ocorre geralmente no contexto social de um fórum de internet, no IRC, Usenet, por email ou nas redes das consolas Xbox e PlayStation. É utilizado para representar um ambiente hostil e insultuoso entre utilizadores, frequentemente com muitas asneiras à mistura. As “flame wars” nascem quando uma discussão entre dois pontos de vista se converte numa verdadeira batalha de argumentos (quase sempre não sustentados), com milhentos utilizadores de cada lado da barricada. Temas políticos, religiosos ou relacionados com minorias são rastilhos comuns destas discussões, assim como os já clássicos Xbox vs. PS e Android vs. iOS.

9. Trolling

09.TrollingO Trolling pode ser caracterizado como um acto anti-social online que pretende causar conflito pessoal ou de valores, chocar uma audiência ou simplesmente criar controvérsia sobre um tema. Há inúmeras pessoas que se divertem na Internet a “Trollar”, divertindo-se a humilhar e atacar tudo e todos. Mais frequente em fóruns, onde as conversas não ocorrem em tempo real e as interpretações dadas aos comentários são muitas vezes enviesadas, algumas pessoas não perdem a oportunidade de criar comentários negativos, narcisistas ou de pura anarquia. São uns verdadeiros Trolls!

8. Spam

08.SpamO envio massivo de mensagens não solicitadas, quase sempre a promover algum produto/serviço, é hoje uma forma de marketing muito utilizado. Existe em e-mails, nos fóruns, nos comentários de blogs (no em10taque sofremos deste mal), nos telemóveis, nas redes sociais … está por todo o lado! O nome SPAM não é uma sigla. Tem origem num sketch dos Monty Phyton em que num café todos os produtos vendidos contêm Spam (uma espécie de carne processada). O Sketch desenvolve-se com um grupo de Vikings a gritarem SPAM sobre as conversas dos restantes personagens, de uma forma altamente  incomodativa. Tal e qual o SPAM!

7. Geek

07.GeekA palavra é utilizada para descrever pessoas fora do comum, muitas vezes conotadas com entusiastas da informática ou com uma pessoa verdadeiramente interessada num hobby específico. O termo é aplicado é por norma aplicado num sentido pejorativo, associado a pessoa em causa a dificuldades de relacionamento social por um lado, e por outro a inteligência acima da média. O termo tem origem no alemão, em que a palavra “geck” significa uma pessoa maluca ou freak. Na década de 50 foi associada à ficção científica e com a chegada da Internet o termo foi repescado para o seu significado actual.

6. LOL

06.LOLÉ um acrónimo da expressão “Laughing out loud”. Oferece aos utilizadores uma forma adicional, simples e rápida de dramatização de uma conversa escrita, neste caso para expressar uma valente gargalhada. Começou por ser utilizado na Usenet mas disseminou-se de tal forma que hoje é extrapola a Internet e é utilizada na linguagem comum. Existem um sem número de variações, em que destacamos o ROFL (Rolling on the Floor Laughing) e o PMSL (Pissing Myself Laughing).

5. Memes

05.MemeO termo “meme” foi utilizado pela primeira vez em 1976 no livro de Richard Dawkins “The Selfish Gene”. Era uma abreviatura do termo mimeme que significava uma imitação de coisas. Ele desenhou a palavra para soar como “gene”, uma unidade de transmissão cultural. Foi esta capacidade de criação de genes que esteve na origem do fenómeno dos Memes – combinação de imagens e textos que exploram as mais variadas situações inusitadas, dando-lhe um significado cómico e irónico. Os criadores de Memes são conhecidos por serem profissionais da perca de tempo!

4. Avatar

04.AvatarA palavra em si é provável que tenha origens no Hinduísmo onde representa um “descendente” de um Deus em forma terrena. A sua aplicação online começou com os primeiros jogos online, julga-se que em 1985 no “Habitat”. Basicamente um avatar é uma representação gráfica de um personagem ou alter-ego de um utilizador. Pode assumir uma forma tridimensional (como num jogo online tipo WoW), ser a duas dimensões (por exemplo um ícone que identifica o utilizador num fórum) ou ser apenas uma descrição em texto (como nos antigo MUDs – multi user dungeons).

3. Efeito Cupertino

03.Cupertino EffectTambém conhecido como “erros de correcção ortográfica”, um erro de Cupertino ocorre quando um computador pensa que é mais esperto que o utilizador em termos de ortografia. O nome tem origem num dos primeiros programas de verificação ortográfica, em que a palavra Cupertino (a cidade Californiana onde está situada a sede da Apple) era reconhecida, mas a palavra “Cooperation” não! Com a massificação dos smartphones, um “Facebook” pode ser substituido por “raivoso” ou um  “tom” por “Toulouse”.

2. Emoticon

02.EmoticonsSão pequenas caras compostas por caracteres (letras, números e pontuação) e objectos que se utilizam frequentemente em emails no chat. Dão a oportunidade ao utilizador de complementar os seus textos com sentimentos e emoções. Durante os últimos anos ganharam expressão com a febre das redes sociais e com o proliferar das comunicações escritas rápidas e curtas dos adolescentes (nos Messenger e nos SMS).

1. Newbie

01.newbieUm novo utilizador de uma tecnologia, de um programa ou da Internet é normalmente apelidado de Newbie ou Noob. O termo tem origem em 1990 e supõe-se que seja uma derivação do termo “new boy” da língua Inglesa, que se refere a um aluno que entra no primeiro ano da escola pública. Nos fóruns e nos chat online, os utilizadores mais veteranos e experientes alcunham quem faz uma pergunta básica de Newbie. Na vida real o termo pegou e alguém que seja inexperiente numa actividade ou profissão também é referenciado como um Noob, sem ser propriamente um termo pejorativo.

 

 

Artigos Relacionados:

Os 10 melhores tweets da semana (2013.27)
Os 10 melhores Tweets da Semana (2013.32)
10 razões para comprar um Samsung de topo
Imagens da Semana (2013.38)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404