10 países com Internet mais rápida

Há 10 anos atrás nunca passou pela cabeça de ninguém que alguma vez fosse possível aceder à Internet às velocidades que hoje estão disponíveis. Se alguém nos tivesse dito nessa altura que um filme em HD ia poder ser descarregado em apenas 3 minutos, ou essa pessoa era o professor Karamba ou alguém muito visionário … e parvo! Hoje constatamos que na tecnologia, na Internet e em muitas outras coisas não há impossíveis e a evolução é extremamente rápida!

Neste artigo listamos os 10 países com Internet mais rápida. Portugal não entra na lista, mas é o sétimo no ranking europeu da AKAMAI, com um pico médio da velocidade de ligação de 29.8 mbps, equivalente a uma velocidade real de download de 3,7 megabytes por segundo.

Nota: para elaborar a lista recorremos à métrica “pico médio da velocidade de ligação” que representa uma média da velocidade máxima da ligação entre todos os endereços IP únicos monitorizados pela AKAMAI numa determinada geografia. Comparativamente com outro indicador muito utilizado – velocidade média da ligação – o pico médio é considerado mais representativo da capacidade das ligações à Internet.

 

10. Singapura

10.Singapura Com uma média de 30,7 megabits por segundo, Singapura entre no top com uma velocidade de pico que é quase o dobro da velocidade média global de 15,9 mbps. O país tornou-se num dos mais importantes hubs tecnológicos da Ásia muito graças à fiabilidade e velocidade de acesso à Internet.

9. Israel

09.Israel É sabido que a abertura de startups tecnológicas e internet rápida andam de mão dada. É muito por este facto que não é surpresa que Israel esteja nesta lista. Com uma velocidade  média de pico de 30,9 mbps, não admira que os habitantes tenham orgulho na qualidade da sua Internet e que o país tenha um dos melhores hubs para startups, logo atrás de Silicon Valley.

8. Bulgária

08.Bulgária Com os baixos impostos e mão de obra barata, a Bulgária está a promover-se como um destino atractivo para multinacionais e investidores. Adicionalmente, oferece uma qualidade e velocidade de acesso à Internet muito acima da média com 32,1 mbps, 15% acima do valor registado em meados de 2012.

7. Suíça

07.Suiça Num país conhecido por liderar muitos aspectos da indústria financeira mundial, também a tecnologia representa um papel fundamental no desenvolvimento do país. Com 32,4 mbps de velocidade de ligação em pico, a Suíça está acima de países como EUA ou o Canadá.

6. Bélgica

06.Bélgica No centro da Europa, a Bélgica posiciona-se como um dos países com melhores condições de acesso à Internet. Com uma velocidade média em pico de 32,7 mbps, é possível fazer o download de um filme HD neste país em apenas 6 minutos!

5. Roménia

05.Roménia Dentro dos países que incluímos nesta lista, a Roménia é o único que teve alguma degradação na velocidade medida face ao estudo anterior. Mesmo assim muitos países gostariam de providenciar aos seus cidadãos a velocidade de acesso disponível na Roménia, com 37,4 mbps.

4. Letónia

04.Letónia Quando pensamos nos países mais desenvolvidos tecnologicamente no mundo, provavelmente a Letónia não nos ocorre. No entanto a velocidade de ligação à Internet é das mais rápidas, com uma velocidade de pico média de 37,5 megabits por segundo, colocando o país na quarta posição. O país é pequeno e o Governo investiu fortemente nas infra-estruturas de suporte às telecomunicações.

3. Japão

03.Japão Mesmo com o aparente declínio da indústria electrónica do país, a tecnologia que suporta as telecomunicações do Japão continua a ser das mais avançadas do mundo. Há muito uma prioridade dos governos, o desenvolvimento da Internet é há muito um objectivo nacional. Com fibra óptica a cobrir larga parte do país, as ligações chegam em média aos 42,2 mbps.

2. Coreia do Sul

02.Coreia do Sul Jogar online exige banda larga de qualidade e não há povo que adore mais os jogos online que os Sul Coreanos. O país é anfitrião de várias competições de jogos, como os World Cyber Games, e há vários canais de televisão dedicados os “desportos electrónicos”. Com um média de velocidade de pico de 48,8 megabits por segundo é surpreendente que as pessoas em Seoul consigam contratar uma ligação a 100 mbps por menos de 25€ por mês!

1. Hong Kong

01.Hong Kong Com uma extrema densidade populacional e um forte apoio governamental, o acesso à Internet em Hong Kong é muito rápido! Ao contrário do que se passa nas ligações à Internet do outro lado da fronteira, a censura é praticamente inexistente em Hong Kong. Com um pico médio de velocidade de ligação de 54.1 mbps, os habitantes desta região administrativa da china conseguem fazer downloads a 6,76 megabytes por segundo.

 

 

 

Artigos Relacionados:

10 aplicações da tecnologia no desporto
Imagens da Semana (2013.26)
A semana em 10 comentários do Pombo Abel
10 museus a visitar no Porto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404