10 linguagens de programação mais populares 3

De acordo com a Wikipédia, uma linguagem de programação é uma linguagem artificial desenhada para comunicar instruções para uma máquina, em particular um computador. Recentemente várias opiniões (inspirem-se neste vídeo!) defendem que saber programar (em qualquer linguagem) é uma importante vantagem no mundo empresarial, mesmo que o nosso trabalho não sejam passar os dias a escrever código! Entre os benefícios apontados destacamos a capacidade de concretizar sozinhos algumas das nossas ideias; a capacidade para estruturar o pensamento de forma mais clara e lógica; e a objectividade que é reconhecida a quem programa – de nada lhes vale contar histórias ou por “palha” no seu código! Se estão a pensar em aprender uma linguagem de programação para se valorizarem pessoal e profissionalmente, vejam quais as 10 linguagens de programação mais populares!

 

10. Ruby

10.Ruby O Ruby é uma linguagem dinâmica, reflectiva e de utilização geral que combina sintaxe inspirada no Perl, com funcionalidades ao estilo Smalltalk. Foi desenvolvida por Yukihiro Matsumoto em meados dos anos 90 e o seu foco sempre foi a simplicidade de codificação e a produtividade do processo de programação. Com uma sintaxe elegante torna-se muito fácil de ler e escrever.

9. Perl

 09. Perl O Perl é uma linguagem de programação de alto nível, dinâmica e interpretativa  Foi desenvolvida por Larry Wall em 1987 como uma linguagem de scripting de utilização abrangente e o seu objectivo era tornar os processos de reporting mais fáceis. Tem sido alvo de constantes revisões e alterações ao longo dos anos e a versão mais recente desta linguagem de programação é a 5.16.3, lançada em Março de 2013.

8. Python

 08.Phyton É uma linguagem generalista de alto nível assente numa filosofia que maximiza a facilidade de leitura do código. O Python permite aos programadores expressarem os conceitos em menos linhas de código que numa linguagem tradicional como o C, mantendo uma boa capacidade de respostas para programas de pequena ou grande escala. A linguagem apareceu em finais de 1989 pela mão de Guido van Rossum assente num simples conjunto de premissas: bonito é melhor que feio; explícito é melhor que implícito  simples é melhor que complexo; complexo é melhor que complicado; poder ser lido conta!

7. Visual Basic

 07.Visual Basic Lançada em 1991, o Visual Basic é uma linguagem orientada a eventos de terceira geração assente num ambiente integrado de desenvolvimento da Microsoft. Desenhada para ser fácil de aprender e utilizar, o VB é uma derivação do BASIC e permite o rápido desenvolvimento de aplicações baseadas em interfaces gráficos. Apesar de no seu lançamento ter sido muito criticada, a partir da versão 3 passou a ser um sucesso comercial, sendo que a versão final é a 6. O seu sucessor é o Visual Basic .Net. Um dialecto do VB, Visual Basic for Applications (VBA) é utilizado como linguagem em macros e scripting em várias aplicações da Microsoft, nomeadamente no Office.

6. PHP

 06.PHP O PHP é uma linguagem open source muito utilizada para a geração de conteúdos dinâmicos no desenvolvimento de páginas webs. Foi uma das primeiras linguagens a privilegiar o processamento do lado do servidor, utilizando scripts directamente nas páginas HTML em vez de chamar ficheiros externos. Está presente em mais de 20 milhões de web sites e em mais de um milhão de web servers. Dentro do software mais utilizado que recorre ao PHP conta-se o WordPress, o Joomla, o Concrete5, o MyBB, o Drupal, etc.. O PHP foi criado por Rasmus Lerdorf em 1995 e a sua evolução é garantida pelo PHP group.

5. C#

 05.C# O C# (ou C Sharp) é uma linguagem de programação multi-paradigma que inclui muita disciplina de programação como o Strong Typing, a orientação funcional e genérica a objectos (com classes) e a orientação a componentes. Foi desenvolvida e lançada pela Microsoft em 2000, como parte da iniciativa .NET. A sua sintaxe orientada a objectos foi baseada no C++ mas inclui muitas influências de outras linguagens de programação, como Object Pascal e Java.

4. C++

 04. c++ É considerada a referência na programação orientada a objectos. Considerada de médio nível, por combinar características de linguagens de alto e baixo níveis, é desde os anos 90 uma das linguagens comerciais mais populares, sendo bastante utilizada nos meios académicos pelo seu grande desempenho e larga base de utilizadores. Foi criada por Bjarne Stroustrup (originalmente com o nome C com Classes) em 1983 no Bell Labs como um adicional à linguagem C. Como curiosidade saibam que o sistema operativo Windows é desenvolvido em C++.

3. Objective-C

 03. Objective-C O Objective-C, frequentemente apelidado de ObjC, é uma linguagem de programação reflexiva orientada a objectos que adiciona transmissão de mensagens no estilo Smalltalk para o C. É a principal linguagem de programação utilizada nos sistemas operativos OS-X e iOS e na suas respectivas APIs, Cocoa e Cocoa Touch. Desenvolvida originalmente no inicio dos anos 80 por Brad Cox e Tom Love, foi a principal linguagem utilizada pela NeXT para o seu sistema NeXTSTEP, de onde derivaram os sistemas da Apple.

2. Java

 02.Java Desenvolvida por James Gosling na Sun Microsystems (agora parte do grupo ORACLE) foi lançada em 1995 e desde então é das linguagens de programação mais populares nas aplicações web cliente-servidor. Desenhada para ter o menor número possível de dependências, é diferente das linguagens mais convencionais por não ser compilada para código nativo, mas para um bytecode que é executado numa máquina virtual – Java virtual Machine. As aplicações Java seguem a regra “write once run anywhere” (WORA), não sendo necessário compilar o código em cada máquina individualmente.

1. C

 01.C A linguagem C é na nossa opinião (e de muitos) a mais popular até esta data, seja no seu estado nativo ou pelas influências que teve em muitas das outras linguagens. Desenvolvida entre 1969 e 1973 por Dennis Ritchie nos laboratórios Bell é uma linguagem que é suportada por praticamente todas as arquitecturas de computador, e muito utilizada no desenvolvimento de drivers e de outro software complexo. O sistema operativo UNIX é o melhor software desenvolvido em C. Sendo uma linguagem complexa e de difícil aprendizagem, os que a dominam conseguem explorar outras linguagens com uma sintaxe similar (Java, C++, PHP, C#, etc.) como se fosse uma brincadeira de crianças!

 

 

Artigos Relacionados:

10 mitos sobre o Linux
Imagens da Semana (2013.29)
10 jogos mais populares no iPhone em 2013
10 utilizações da Internet

3 comentários a “10 linguagens de programação mais populares”

  1. Rui Assis diz:

    Se nao me deixam escolher as linguagens de programacao que conheco porque e que nao se dedicam a fazer OPERATIVOS decentes que deixem utilizar tudo o que eu conheço para minha maior comodidade e traquilidade?
    Ja agora gostava de saber qual o site oficial em que possa fazer o download do RPG II para OS sem que o meu ISP deixe de trabalhar? Mais importante onde encontro o COMPILER para RPG II.
    Devem saber que o RPG II “corre” em qualquer maquina que tenha OS!!!!!!!

  2. Nuno diz:

    Sara,
    Para programar no Access use uma linguagem microsoft que integra bem com o MSAccess.
    Se for principiante, aconselho o Visual Basic. Se já tiver experiência, C#.
    Boa sorte,
    Nuno

  3. Sara diz:

    Qual a linguagem mais recomendada para programar no access??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404