10 empresas mais influentes na tecnologia em 2013

Há um conjunto de marcas e empresas no mundo responsáveis pela evolução e pelo ritmo de adopção de novas tecnologias no nosso dia-a-dia. Com base num estudo recente da Booz & Company, listamos neste artigo as 10 empresas mais influentes na tecnologia em 2013. O âmbito de análise abrangeu empresas de Hardware, Software, telecomunicações e serviços de IT, e o ranking considera a performance financeira, o portfólio de produtos e serviços, a presença no mercado, o reconhecimento da marca e a capacidade de inovação.

 

10. Samsung

10.samsung-logoO grupo Coreano tem a particularidade de estar sediado na cidade Samsung, donde gere um aglomerado de empresas com um foco altamente tecnológico, não só ligado aos equipamentos, mas também ao ramo alimentar, ao têxtil, à construção e aos seguros. Desde 1990 que a área da electrónica é a referência do grupo, muito pelo crescimento das divisões de telemóveis e de semicondutores. Em 2012 foi a maior empresa tecnológica mundial em termos de receitas, sendo que os negócios geraram o equivalente a 17% do PIB da Coreia do Sul!

9. Accenture

09.accenture-logoDesenvolvida a partir da divisão de consultoria de negócio e de tecnologia da auditora Arthur Anderson, a Accenture emancipou-se em 1989 (com o nome Anderson Consulting) para rapidamente se tornar na maior referência mundial de consultoria tecnológica. Com mais de 250 mil funcionários em 120 países, é voz activa em projectos de 94 das 100 maiores empresas do mundo. Com competências em quase todas as áreas de negócios e um parceiro de excelências em mudanças tecnológicas complexas, gerando receitas anuais na ordem dos 30 mil milhões de dólares.

8. Google

08.GoogleApesar de ser uma empresa relativamente jovem (foi criada em 1996), é desde há muito sinónimo de Internet! Começou como um projecto de investigação de dois jovens na Universidade de Stanford que criaram um motor de busca inovador. Em 2004 já era uma das empresas mais valiosas do mundo, essencial na forma como a Internet se desenvolveu desde então. É uma empresa que cultiva a criatividade e a inovação e tem recolhido frutos desse investimento. O poder que alcançou é tão grande que hoje é quase impossível estar na Internet sem utilizar em algum momento uma ferramenta da empresa.

7. Hewlett-Packard

07.Hewlett-PackardA HP é uma das empresas mais globais no reino das tecnológicas. Trabalha para todos os tipos de clientes (individuais, empresas e governos) com especial enfâse nos computadores pessoais, na impressão e nos serviços de consultoria tecnológica. Em 2012 foi claramente o maior fornecedor de PCs do mundo. Tem sofrido bastantes alterações na sua estrutura organizacional e de negócio durante a última década (através de cisões e aquisições, nem sempre com sucesso), conseguindo mesmo assim manter a competitividade e a inovação como factores de orientação da companhia.

6. Apple

06.AppleÉ uma das empresas mais conhecidas no mundo, pelos seus produtos inovadores, pela sua atitude no mercado e pela imagem criada pelo seu fundador Steve Jobs. A empresa, fundada em 1976, é sinónimo de inovação e tem sido consistentemente responsável pela introdução no mercado de muitos dos conceitos tecnológicos que utilizamos no entretenimento pessoal. É a segunda empresa tecnológica mundial em termos de receita (apenas ultrapassada pelo gigante coreano Samsung) e em 2013 entrou pela primeira vez no top 10 do ranking da revista fortune, directamente para a sexta posição.

5. Cisco Systems

05.Cisco systems logosEmpresa de origem americana, desenha, produz e vende equipamento de redes de comunicações. Abriu portas em 1984 pela mão de dois investigadores da Universidade de Stanford e ao longo dos anos soube estar na vanguarda dos sistemas de telecomunicações. Actualmente os seus equipamentos estão presentes na maioria das empresas e é altamente provável que quando fazemos um simples telefonema, este recorra em algum momento a um equipamento Cisco.

4. SAP

04.SAP-logoEsta multinacional alemã produz uma das suites de software mais utilizadas nas grandes empresas, abrangendo quase todos os pontos operacionais críticos de um negócio (financeiro, logístico, produção, etc.). Criada em 1972 por cinco ex-funcionários da IBM a empresa especializou-se em criar em adaptar os sistemas base das empresas, recorrendo a uma rede de parceiros locais especializada.

3. Microsoft

03.MicrosoftÉ a maior empresa de software do mundo, essencialmente ligado ao ecossistema Windows. Fundada por Bill Gates em 1975, é uma das empresas mais influentes na forma como utilizamos e exploramos a tecnologia em casa e no trabalho. O seu domínio nos sistemas operativos e na ferramenta de produtividade Office não a impediu de seguir uma estratégia de aquisições para diversificar o seu negócio, de onde se destaca a compra do Skype em 2011 por 8,5 mil milhões de dólares. Quando foi lançada em bolsa em 1986 a empresa instantaneamente criou 3 bilionários e 12,000 milionários nos seus empregados!

2. Oracle

02.Oracle-logoÉ uma tecnológica multinacional americana especializada no desenvolvimento e comercialização de hardware e software para ambientes empresariais, com um foco muito particular no seu sistema de base de dados. É actualmente o 3º maior fabricante de software em termos de receita no mundo, atrás da Microsoft e da IBM.

1. IBM

01.IBM-logoA “International Business Machines Corporation”, conhecida apenas por IBM, é desde há muito umas das maiores e mais reconhecidas empresas tecnológicas do mundo. Apesar da sua longa história (abriu em 1911), tem sabido adaptar-se aos tempos modernos, reestruturando os seus negócios e focando-se onde é indiscutivelmente a melhor, na inovação! É a empresa que mais patentes regista anualmente e mantém esta distinção há 20 anos consecutivos! Dos seus centros de investigação já saíram cinco prémios Nobel!

 

 

Artigos Relacionados:

10 filmes mais descarregados em 2012
A semana em 10 comentários de: Constituição
Os 10 melhores tweets da semana (2013.19)
Imagens da Semana (2013.34)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404