10 coisas que pode fazer numa impressora 3D

Desde que apareceram, as impressoras 3D atraíram muita atenção, com o infinito mundo de possibilidades para as mentes mais criativas. Como com todas as tecnologias revolucionárias, há quem as utilize para o bem e quem explore o lado mais negro da coisa – normalmente associado a armamento e afins. Neste artigo fomos à procura de 10 coisas que pode fazer numa impressora 3D! São modelos que foram criados, testados e impressos em “vulgares” impressoras 3D e que cujo produto final têm toda a funcionalidade de um produto dito industrial. Os preços destes equipamentos para ter em casa começam nos 300 dólares, mas há modelos mais sofisticados que custam para cima de 25.000 dólares.

 

10. Roupa

10.Roupa3DNos primórdios da impressão 3D, os objectos impressos eram normalmente um amontoado de plástico muito tosco, que  servia de protótipo para a produção de um produto final. Agora que a tecnologia está mais apurada, é possível criar e imprimir modelos com bastante nível de detalhe e altamente personalizados ao objectivo pretendido. A impressão de roupa em nylon foi uma das primeiras aplicações a ser comercializada em massa, especialmente bikinis completamente ajustados às medidas e gosto da compradora.

9. Guitarras

ODD's Atom 3D printed guitarTradicionalmente construídas a partir de madeira, as guitarras podem agora ser construídas a partir de um modelo 3D impresso. Através de um processo de finas camadas que vão sendo “coladas” é possível construir quase tudo e aproximar o resultado final da quase perfeição acústica. Apesar de actualmente o braço e as cordas ainda serem produzidos através de outros processos, as hipóteses criativas são praticamente intermináveis.

8. Lentes de câmaras fotográficas

08.Lentes3DÀ partida não seria expectável que um dos primeiros campos de aplicação da impressão 3D fosse na Fotografia. Com as câmaras de qualidade a custarem de muitas centenas a alguns milhares de euros, as lentes são normalmente o componente onde o investimento é maior. Apesar de as lentes impressas ainda não se aproximarem da qualidade das produzidas de forma tradicional, o progresso tem sido assinalável. Com uma comunidade online que se esforça constantemente por melhorar as especificações dos modelos e com algumas impressoras capazes de imprimir em vidro, não vai tardar muito até as lentes impressas competirem no mercado, a uma fracção do preço actual.

7. Comida

07.Comida3DA NASA já há vários anos que utiliza impressoras 3D para fabricar peças para as suas naves. Mais recentemente iniciou a primeira fase (de um plano de três fases) do desenvolvimento de um método para imprimir comida para viagens espaciais de longa duração. O processo é em tudo semelhante a todas as outras impressões, com o plástico a ser substituído por células vivas, sendo camada a camada construídos os tecidos musculares. Se a tecnologia vingar livra-nos de um conjunto de problemas ambientais decorrentes da agricultura moderna.

6. Próteses

06.Proteses3DPor norma uma prótese ou é uma peça que resolve esteticamente um problema ou uma peça que restitui alguma funcionalidade ao utilizador. É difícil combinar as duas vertentes, estética e funcional, e as soluções no mercado são sempre muito dispendiosas. Com a impressão 3D é possível tornar o desenvolvimento das próteses com um custo muito menor, com um grau de sofisticação muito grande e com um aspecto aceitável.

5. Armas

05.Armas3DÉ sem dúvida a aplicação mais mediática da impressão 3D. Tendo o acesso às primeiras impressoras ocorrido nos EUA e sendo este um país em que toda a gente tem um arma, as intenções do presidente Obama de limitar o acesso às armas acabou por dinamizar uma grande comunidade para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos modelos. Hoje em dia não só é possível, como é bastante simples imprimir um modelo (dos milhentos já disponíveis) de uma arma semi-automática fiável e fácil de montar.

4. Figuras 3D a partir de desenhos

04.Desenhos3DA imaginação de uma criança não consegue ser contida, mas pode agora ser replicada. Os desenhos ganham vida e podem ser convertidos numa obra de arte (ou apenas mais um brinquedo para a colecção) através da impressão 3D. Qualquer desenho em 2D pode ser convertido num objecto tridimensional com cerca de 10 cm de altura, dando vida às personagens imaginadas pelo pequeno artista.

3. Peças suplentes

03.Peças Suplentes3DjpgSe ficam passados sempre que alguma coisa se parte, uma impressora 3D pode ser tornar-se mágica. Quando uma pequena peça de plástico de um equipamento se parte, já não temos de mandá-lo fora e comprar outro novo. Podemos recriar a peça partida, imprimir uma cópia e instala-la no equipamento. Imaginem a pega da máquina de lavar partida. Não há problema! Vão á impressora, download do modelo, impressão, instalação e já está!

2. Legos

02.Legos3DPara todos os fãs da Lego, a possibilidade de criar ou recriar peças é um sonho antigo. Com a impressão 3D podem desenhar o modelo da peça (ou fazer download de um dos inúmeros sites na Internet que os disponibilizam) em computador, adaptá-lo e imprimir a quantidade desejada. Obviamente que se quiserem produzir em massa, o processo não é muito eficiente. É como com as impressoras a jacto de tinta – se for para imprimir umas páginas tudo bem; para imprimir uma enciclopédia se calhar ponderamos outras opções.

1. Impressoras 3D

01.Impressora3DParece saído de um filme de ficção, mas a realidade é que já é possível imprimir uma impressora 3D a partir de uma impressora 3D. É o milagre da multiplicação. O projecto RepRap recorre a esquemas open-source para imprimir individualmente quase todas as peças (excepção para alguns parafusos de metal). Testado em 2008, a impressora recém impressa demorou apenas 3 minutos até começar a construir o seu sucessor! Com uma sólida comunidade de entusiastas este é provavelmente o primeiro exemplo de “hardware crowd-sourcing” da história e ninguém sabe onde a árvore-geneológica das impressoras 3D pode acabar!

 

 

Artigos Relacionados:

10 melhores jogos de 2012
10 itens essenciais numa viagem de Trekking
Os 10 hackers mais famosos do mundo
10 razões para comprar um iPhone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404