10 coisas que devem saber sobre os Bitcoins

Muito se tem falado nos últimos tempos sobre a moeda virtual Bitcoin. Há inúmeras opiniões sobre as vantagens e desvantagem de utilizar uma moeda que só pode ser gerada, transaccionada e utilizada online. É para que se consigo compreender melhor essas notícias e opiniões que neste artigo listamos 10 coisas que devem saber sobre os Bitcoins! Esperamos que com este conjunto de informação básica consigam melhor entender as virtudes e os riscos do sistema monetário Bitcoin.

 

10. O que são os Bitcoins?

10.o que são bitcoinsÉ uma forma de dinheiro sem notas ou moedas físicas, apenas existindo em formato digital. A era da Internet mudou bastante os nossos hábitos e a forma como a tecnologia interage connosco. Passamos das chamadas telefónicas para o VoIP, das reuniões presenciais para as vídeo conferências, do fax para o email, da televisão por cabo para a IP TV. A passagem da moeda física para a virtual é entendida como mais um passo na “digitalização” do mundo.

9. Quem desenvolveu a ideia dos Bitcoins?

09.Satoshi NakamotoO conceito das Bitcoins foi desenvolvido por Satoshi Nakamoto, um pseudónimo de alguém que na realidade ninguém sabe quem é. Diz-se que é japonês, mas o seu mail ID é da Alemanha e o software base do sistema bitcoin não existe na lingua japonesa. Ele desenvolveu e lançou o sistema e o software que esteve na base do Bitcoin em 2009 e desapareceu sem deixar rasto em 2010. As teorias começaram desde logo a avolumar-se, sendo que a mais divulgada é que Satoshi nunca existiu e é apenas uma fusão de vários nomes de populares empresas com origem asiática – SAmsung TOSHIba NAKAmichi MOTOrola.

8. O que é o sistema de Bitcoins tem de especial?

08.sistema BitcoinO Bitcoin é um sistema que permite executar transacções financeiras anónimas, em que ninguém fica a saber detalhes sobre o pagamento (quem pagou, quem recebeu o dinheiro, o motivo da transacção, etc.). O seu criador montou o sistema como uma rede peer-to-peer que não é controlado por nenhuma autoridade central e é gerido por uma rede de entusiastas, que investem o seu tempo e energia nesta inovação. Basicamente é um sistema de transacções monetárias a que nenhuma autoridade ou organização tem acesso aos detalhes.

7. Como se garante que um Bitcoin não é gasto várias vezes?

07.Bitcoin dupeUm dos maiores problemas da informação digital é que permite a sua cópia vezes sem conta com extrema facilidade. A pirataria é um negócio que gera milhões e um sistema de moeda digital é bastante atractivo para os piratas. Satoshi resolveu este problema de forma muito simples – todas as transacções são registadas numa lista pública. Sempre que uma nova transacção é realizada, a sua validade é confirmada contra a lista para verificar que aquele Bitcoin não foi utilizado antes. Desta forma garante-se que uma moeda não pode ser utilizada mais do que uma vez.

6. Se os negócios são públicos, como se mantém o anonimato?

06.Bitcoin anonymA listagem pública das transacções apenas mostra o ID da transacção e a quantidade de moeda transferido. Ficamos sempre no anonimato no sistema porque não é necessário fornecer informação pessoal, como o nome, morada, email, etc., ao contrário de outros sistemas de pagamento online (tipo Paypal) que exigem bastante informação pessoal antes de aceitarem a transacção.

5. Como se utilizam os Bitcoins?

05.Bitcoin walletOs Bitcoins são mantidos numa carteira digital que fica guardada no nosso computador ou smartphone ou podemos optar por deixá-los num website que se responsabiliza pela sua segurança. Podemos ter quantas carteiras e quantos “bitcoin addresses” (onde recebemos dinheiro de outros) quisermos. Há software Bitcoin que previne que alguém consiga fazer tracking do endereço IP, garantindo totalmente a anonimidade.

4. Quantas pessoas utilizam os Bitcoins?

04.Bitcoin usersNeste momento existem em circulação cerca de 11,8 milhões de moedas, com um valor em dólares de perto de 1,5 mil milhões. Num dia são realizadas mais de 50 mil transacções na rede Bitcoin. O sistema está a tornar-se tão atractivo que há sistemas alternativos em implementação, como o MintChip suportado pelo Governo Canadiano.

3. Como é que se adquirem Bitcoins?

03.Comprar BitcoinUtilizar e adquirir Bitcoins é bastante simples. Há várias forma de os conseguir: através do “Mining” (que explicamos de seguida); numa bolsa (pagam-se euros ou dólares por um Bitcoin); ou prestando serviços a outros em troca de Bitcoins.

2. O que é o “Mining”?

02.Bitcoin minerO mining é o processo de extracção de moedas Bitcoin. Pode parecer estranho falar em extracção como se fosse ouro ou coisa parecida, mas o conceito é muito semelhante. Em vez da extracção de minério, a pesquisa é efectuada num filão da Bitcoin Network. Utiliza-se um software especial que requere bastante capacidade de processamento. Quando um novo filão é descoberto, o seu dono é premiado com 50 Bitcoins. O Bitcoin mining é um negócio e há muitas pessoas a investir em capacidade de processamento para descobrirem mais Bitcoins.

1. Como é que eu gasto Bitcoins?

01.gastar BitcoinComo em tudo na vida, gastar é a parte mais fácil do sistema Bitcoin. Podemos mandar Bitcoins para alguém, comprar produtos ou doa-lo a uma das várias entidades sem fins lucrativos que os aceitam – Wikileaks, P2P foundation, Operation Anonymous, Free Software Foundation, Archive.org, etc. Basta que se saiba o endereço Bitcoin do destinatário para que a transacção se possa efectuar. Para saber lojas que aceitam Bitcoins como moeda, o melhor mesmo é pesquisar num dos vários agregadores que disponibilizam esta informação. Podem começar por exemplo pelo spendbitcoins.com!

 

 

Artigos Relacionados:

10 aplicações grátis essenciais no PC
10 países com Internet mais rápida
10 feiras internacionais de tecnologia
10 empresas mais influentes na tecnologia em 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404