10 aplicações grátis essenciais no PC 4

Para iniciar a rubrica HELP10K, nada melhor que começar por aquilo que é grátis. São aplicações que estão disponíveis para download mas, que por desconhecimento ou porque têm uns nomes esquisitos, não as instalamos. Como sabemos que quem lê o em10taque não é ignorante, atado ou limitado intelectualmente, apresentamos uma lista com 10 aplicações gratuitas que muito podem fazer pela saúde do seu computador – e pela sua! Tomámos conhecimento de várias pessoas que fritaram a pipoca com o stress que apanham quando alguma coisa fora do comum acontece no seu computador. É sempre vírus … o fim do mundo … e a culpa nunca é de ninguém!

 

10. Picasa

Confesso que não éramos grandes adeptos desta aplicação. É daquelas que só experimentando se percebe como simplifica algumas tarefas, até então altamente aborrecidas. O Picasa é um gestor e editor de fotografias (e vídeos, mas não tão bom). E gere muito bem os nossos álbuns. Permite-nos navegar pelas fotografias com extrema rapidez e pesquisar por diferentes características – ex. data, nome do ficheiro, tags e até dados como a abertura ou a sensibilidade ISO. Como editor de imagem é ainda melhor. Para além de muitas opções de manipulação, consegue detectar automaticamente rostos e olhos vermelhos, assim como sugerir correcções/melhorias na imagem. Basicamente é adicionar a fotografia, carregar no botão e ver a magia acontecer. Quase sempre fica melhor que o original. É fazer um brilharete sem esforço!

 

9. PrimoPDF

O PrimoPDF é um programa que funciona como uma impressora, “imprimindo” os documentos em ficheiros PDF, em vez de papel. Sempre que quiser imprimir um documento, independentemente do programa que está a usar, vai ter disponível a impressora PrimoPDF na lista das suas impressoras. Tem outras funcionalidades, como a encriptação dos documentos, ou um conjunto de templates que optimizam o PDF para o fim a que se destina – ver no ecrã, criar um ebook, imprimir, etc. – mas o que distingue da concorrência é mesmo a simplicidade e não ter aqueles anúncios de publicidade chatos.

 

8. Foobar2000

É um leitor de música que suporta um sem número de formatos. O foobar2000 tem um interface muito simples, mas não o menosprezem – o programa é altamente costumizável e tornou-se conhecido não porque o seu criador trabalhou para a Nullsoft (do winamp), mas porque é a primeira escolha para um audiófilo digno desse nome. Experimentem e não vão ouvir os vossos mp3 noutro programa.

 

7. ImgBurn

Hoje em dia a febre da gravação de CDs e DVDs já passou e as Pen Usb reinam. De qualquer forma, o ImgBurn é uma aplicação para gravar CDs/DVDs/Blu-rays muito leve e simples de utilizar (tem um slogan que é – “even our moms can use it“). A nosso ver, a grande valia do programa está no facto de conseguir ler 20 formatos de imagem de discos (.iso, .bin, .img, etc.) e de ser muito fácil criar uma imagem a partir de um disco nosso, por exemplo para fazer um backup daquele CD do Dino Meira que gostamos tanto!

 

6. Recuva

Infelizmente,  já todos passámos o nosso momento de pânico quando reparamos que apagámos um ficheiro que não era suposto (especialmente os adeptos do Shift-del). Se instalarem o Recuva e detectarem rapidamente que apagaram o ficheiro, não têm com que se preocupar. Para além de ter umas taxas de recuperação de dados muito boas, consegue também recuperar ficheiros em pens usb, cartões de memória de máquinas fotográficas e até em leitores de mp3. Um must, especialmente se tiverem um Hero10 perto de vocês!

 

5. Dropbox

Se estão com vontade de entrar na Cloud para ter tema de conversa com amigos, a Dropbox é o primeiro passo. Este serviço permite guardar ficheiros aos quais podemos aceder a partir de qualquer computador com ligação à Internet. Depois do registo, ficamos imediatamente com 2GB  de armazenamento disponível para guardar aquilo que nos apetecer. Podem aumentar o espaço gratuito mediante a realização de um conjunto de tarefas. O serviço pode ser acedido através do browser ou a partir do explorer do computador, se instalarem a aplicação (recomendado!). A Dropbox é muito boa para guardar documentos e fazer backups, mas é fantástica para partilhar ficheiros com quem quiserem. Tudo muito simples!

 

4. MalwareBytes Anti-Malware

Esta é uma excelente adição às ferramentas de segurança do seu computador. Em conjunto com um bom antivírus, o Malwarebytes Anti-Malware previne a instalação de software malicioso – entenda-se software que não é desejado e que mais dia, menos dia, nos rebenta o computador todo. Se já têm o computador todo rebentado (um bom sinal é quando carregam num link e abrem-se 8 janelas do nada), então este programa também é recomendado. Ele vai vasculhar toda a vossa informação,  identificar as ameaças e eliminá-las!

 

3. VLC Media Player

Quem é que não precisa de um leitor de vídeo decente? Um que não se esteja constantemente a queixar-se que faltam codecs? Um que consiga mostrar os vídeos que tiramos do youtube? Um que consiga ler vídeos que não estão completos ou estão danificados? Um que mostre as legendas que acabámos de sacar? Instalem o VLC Media Player e esses problemas acabam-se. Mesmo tendo alguns problemas de estabilidade (pouco frequentes), continua a ser na nossa opinião a solução mais confortável e fiável para ver vídeo no PC.

 

2. Microsoft Security Essentials

Entramos numa área sensível! A escolha de um antivírus é quase sempre um drama! Uns são melhores numas coisas, outros noutras. Não há consenso … e ainda bem! Considerando alguns factores e experiências, a nossa escolha recai no Microsoft Security Essentials. Porquê? Pela constante actualização da base de dados, porque o impacto na utilização normal do PC é mínimo, por ser muito bom a identificar as ameaças, mas sobretudo porque faz aquilo que é preciso, que é impedir que sejamos infectados por vírus. Duas ressalvas: se o seu computador já está infectado, há soluções melhores para o limpar; não é o melhor anti-malware do mundo … desse já falámos acima!

 

1. CCleaner

É a ferramenta essencial em qualquer computador! Funciona como uma vassoura que limpa toda a porcaria que vai encontrando, até nos cantos mais difíceis. Quando temos a sensação que o nosso PC já foi mais rápido, é altura de correr o CCleaner. Ele actua em 3 grandes áreas: Cleaner, onde podemos detalhadamente seleccionar o alcance da limpeza (pasmem com a quantidade de espaço libertado); Registry, em quea limpeza incide sobre o registo do windows; e Tools, onde para além de podermos desinstalar programas, podemos também definir que aplicações iniciam (ou não!) com o arranque do windows. Apenas com 3 ou 4 cliques converte um PC acabado, numa máquina que dura mais duas semanas. Até terem de correr o CCleaner outra vez!

Artigos Relacionados:

10 aplicações da tecnologia no desporto
Imagens da Semana (2013.34)
10 mitos sobre o cérebro
Imagens da Semana (2013.45)

4 comentários a “10 aplicações grátis essenciais no PC”

  1. Margo10 diz:

    Gostei especialmente do Recuva! Já tenho tido alguns traumas de apagar ficheiros e não encontrá-los em lado algum do PC…. daquelas situações que nos deixam 10norteados, 10esperados e 10cabelados, só dando vontade de atirar PC pela janela fora!!!

    • eucli10 diz:

      Eu gosto especialmente que tu gostes do Recuva! Também tenho suores frios em pensar que chego ao computador e alguma coisa desapareceu! nomeadamente o próprio computador. 🙂

  2. Caros membros do 10taque.
    Parabens pelo vosso trabalho, contudo, queria alertar-vos que o Google Drive é bem melhor que o DropBox, pois para além da drive virtual permite a partilha e edição em simultaneo por vários users.
    Estranho o SKYPE não fazer parte da vossa lista (provalamente seria o 11º…), mas compreendo que o Apóstolo Eucli10, ainda estivesse a dormir quando fez esta lista.

    Agora a sério, parabens pelo vosso projecto. Continuem.

  3. Rute diz:

    Já aprendi sobre algumas aplicações!!!! Muito Help sim senhora!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404