Os 10 cromos das empresas

A delica10a desta semana é da autoria de uma amiga do em10taque que prefere manter o anonimato – o tema é sensível e a isso obriga! Em todos os locais de trabalho, sejam pequenas, médias ou grandes empresas, cafés, restaurantes ou fábricas há um conjunto de pessoas que são denominados os cromos, reconhecidos por serem por vezes difíceis de aturar! Isso ou então frequentaram o conservatório e mudaram de área, pois há muitos actores por aí! Fiquem com o ranking de os 10 cromos das empresas!

 

10. O Coitadinho

10.CoitadinhoEm todos os locais de trabalho, há sempre um coitadinho. Ai de mim, farto-me de trabalhar e ninguém reconhece o meu mérito. Pobre de mim! Chego às 10 da manhã, vou tomar o pequeno almoço, faço hora e meia de almoço e saio à horinha, e ninguém me promove! Porquê? Não entendo! Faço o que me é pedido (muitas vezes mal) e entrego no dia seguinte (que também é dia)! E ganho tão mal!! Eu que me farto de trabalhar, pobre de mim!

9. O Chefe insinuador

09.Chefe insinuadorPois é, existe sempre alguém que usa o seu poder de sedução sobre as pobres novatas. “Olá, então, está boa? Está a gostar da empresa? Está a ser bem tratada? Hum??” Novatas, finjam-se ocupadas a tirar 500 fotocópias, senão no futuro podem tornar-se no número 08 desta lista!

8. A Tarada

08. A taradaNormalmente, uma das novatas que aprendeu bem a arte de subir na horizontal. Colecciona chefes no seu currículo. Categorias abaixo de chefia são irrelevantes. O conceito de subir a “pulso” tem um significado muito literal na sua cabeça e não descansa enquanto não fisgar um tipo importante na estrutura.

7. O/A Divorciado (a) recente

07.DivorciadasO cromo que nunca queria sair, nunca ficava até tarde nos jantares agora é o primeiro a desencaminhar a malta para as discos. No caso masculino, anda tipo caçador furtivo, como se estivesse na savana africana em busca de nova presa. No caso feminino, as saias ficam mais curtas, os decotes maiores. Em ambos os casos, o Facebook é invadido de fotos nas saídas nocturnas e de posts de músicas ou pensamentos com indirectas para o ex.

6. O Hipocondríaco

Office workDesliguem o ar condicionado! Já vou ficar doente! Aquele que quando ouve alguém comentar que foi ao dentista fazer uma limpeza de dentes marca um check up! Fica com uma virose só de ouvir falar numa doença.

5. O Tótó

05.TótóHá sempre um totó. Em hora de ponta num café: Maria são 2 cafés, 3 pães com manteiga, 5 bolos, 1 rissol para levar. Ah, um dos cafés em chávena fria. Resposta: hãa? Pode repetir? Não entendi… É aquele a quem morre o 6º avô, sendo que na semana passada tinha sido o 5º… Aquele que vê o chefe tarado com a novata e comenta o assunto à frente dos dois, aquele que acredita que a frota da empresa vai mudar para Ferrari’s…

4. O Pessoal da Informática

04.InformáticaAlguém muito calmo. Stress não faz parte do seu vocabulário. Em caso de crash global nos computadores, tem sempre a mesma resposta calma para as avarias informáticas: desliga e volta a ligar.

3. O arrogante

03.ArroganteHá sempre o arrogante. Aquele que não se digna a dar os bons dias, super amigo das chefias (normalmente jogam paddle ou golf), não conversa com ninguém abaixo da categoria de chefe. Sempre com ar de poucos amigos. Faz questão de dizer que não está no trabalho para fazer amigos, mas para trabalhar!

2. O Sr Diz que não a tudo

02.Dizer não2É especializado académicamente em dizer não! Não porque nunca se fez assim, não porque vai dar muito trabalho, não porque sim, não porque todos dizem que sim e eu digo que NÃO! A ciência para sacar um positivo dele é começar as nossas frases com não!

1. O Cusco

01.Cusco2O cusco, não me perguntem como, sabe sempre tudo! Tudo! O que aconteceu, o que está a acontecer no momento e o que vai acontecer no futuro. Tenho a certeza que muitas promoções pensadas para daí a um ano tiveram de ser antecipadas pelo efeito cusco. o cusco propaga a informação como um incêndio num fardo de palha seca. E o que não sabe inventa! E não queiram ser inimigos do cusco… Quando ouvirem a frase: Vou-te contar só a ti, não contes a ninguém, é ele, é o cusco! Fujam enquanto puderem.

 

 A autora prefere manter o anonimato mas gosta de ser recordada como “a Pintas”! Trabalha há alguns anos em empresas coleccionadoras de cromos e sendo uma observadora nata, assiste de camarote à renovação constante das personagens. Considera-se o 11º cromo desta lista e quem sabe se não pode revelar-se num artigo futuro…

 

 

Artigos Relacionados:

10 desportos de prancha na água
A semana em 10 comentários da Cagarra Presidencial
A semana em 10 comentários de um Paraolímpico da Matemática
Os 10 melhores Tweets da Semana (2013.41)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404