10 praias obrigatórias no Algarve – Barlavento

Que o Algarve tem algumas das mais bonitas praias do mundo não é propriamente uma surpresa para ninguém! A dificuldade é muitas vezes escolher entre tanta oferta. As praias são tantas que mesmo fazendo férias no Algarve a vida toda é provável que ainda exista alguma praia desconhecida para visitar.  Queríamos fazer um artigo com as melhores praias da costa sul do país. Foi impossível! Tivemos de fazer dois! Resolvemos dividir o Algarve em dois. Fiquem neste artigo com as 10 praias obrigatórias no Algarve – Barlavento, do concelho de Vila do Bispo até ao de Albufeira.

 

10. Zavial e Furnas

10.ZavialA sul de Vila do Bispo, a praia do Zavial surge encaixada na foz de uma ribeira. Não sendo muito extensa, o areal é largo com uma duna a separar o acesso rodoviário do mar. É uma praia bastante procurada por surfistas, sendo o troço nascente da praia mais tranquilo, com arribas muito recortadas e formações rochosas a que chamam furnas. É possível aceder a este troço da praia caminhando pelo areal com a maré baixa ou pelo topo da arriba. Nas imediações do Zavial podem ser visitadas as ruínas de uma fortificação do séc. XVII.

9. Praia do Carvalho

09.Praia do CarvalhoA Praia do Carvalho é uma praia situada na freguesia de Praia do Carvoeiro, pertencente ao concelho de Lagoa (Algarve). Conhecida por ser uma praia tranquila de areias ricas em conchas e águas límpidas e frias, esta praia ofereça aos seus visitantes (maioritariamente estrangeiros) uma fresca sombra na parte da manhã e da tarde, devido às suas altas rochas dispostas quer do lado poente, quer no lado nascente. Possui umas escadas esculpidas na rocha onde se pode subir ao cimo da falésia, com aproximadamente 6 metros de altura, e mergulhar na água.

8. Praia D. Ana

08.praia d_anaDona Ana é uma praia de referência, em Lagos, Algarve, Portugal. Fica na zona conhecida por Costa D’ Oiro, nome derivado da cor amarela/oiro das rochas que envolvem esta praia que é maior de entre as várias praias de beleza única, protegidas do vento e de águas calmas e límpidas, localizadas desde o porto da cidade até ao farol da Ponta da Piedade. É também um lugar popular para mergulho sem botija e tem um aceso até à praia do pinhão através da arriba.

7. Praia de são Rafael

07.Praia de São RafaelRecentemente considerada a melhor praia portuguesa e a quarta melhor da Europa pelo site holandês onbeach.com, a praia de São Rafael em Albufeira encontra-se entre as 20 melhores do mundo na lista do portal de reservas hotéis.com. O areal é amplo e encontra-se enquadrado por arribas calcárias de tons quentes, muito fracturadas e fissuradas. Na envolvente da praia surgem manchas de pinhal e enormes arbustos de aroeira, suspensos sobre o topo muito ravinado e sulcado das arribas. Quando a transparência da água o permite, vislumbra-se o contorno misterioso das rochas submersas, já um passeio de máscara e barbatanas desvenda a vida marinha que abunda neste troço de costa.

6. Praia dos salgados

06.praia dos salgadosA Praia dos Salgados localiza-se no concelho da Albufeira, no Algarve, sul de Portugal. Praia dos Salgados é muito procurada devido às suas características invulgares. O areal desenvolve-se junto a uma lagoa costeira frequentada por aves migratórias. O espaço próximo à praia permanece em estado natural, apesar de para chegar à praia se percorrer o empreendimento turístico associado ao campo de golfe que se desenvolve marginalmente à lagoa.

5. Meia praia

05.Meia PraiaEsta extensa praia tem cerca de 4 km de comprimento e oferece toda uma série de infra-estruturas para quem gosta de desportos aquáticos – windsurf, surf, kitesurf, vela, esqui aquático, pesca, voleibol de praia, futebol de praia, etc. Um pouco mais longe, já no alto-mar, pratica-se a pesca desportiva. No istmo do Bar do Alvor fica o forte da Meia Praia, que defendeu a baía de Lagos nos séc. XVII e XVIII. Os historiadores dizem que foi nesta praia que naufragaram os galeões que carregavam o tesouro de Montezuma, um imperador Azteca capturado pelos soldados de Herman Cortez, em 1522.

4. Praia do Porto de Mós

04.praia do porto de MósApesar da praia estar relativamente perto da cidade de Lagos, só muito raramente se encontra super povoada, diz-se que o barro que se forma nas suas encostas durante a época das chuvas, tem propriedades medicinais benéficas para a saúde. Do Miradouro da atalaia, situado no topo da arriba, a paisagem é soberba, avistando-se a linha de costa até sagres. Situada numa região de algum vento no Verão, a praia de Porto de Mós é relativamente abrigado, mantendo-se agradável mesmo quando o vento na região de Lagos sopra com alguma intensidade.

3. Praia do Castelo

03.praia do CasteloSão muitas as praias de Albufeira, e a do Castelo não é apenas mais uma. Protegida por formações rochosas, ela tem grande beleza natural e mistura-se com os tons esverdeados da sua envolvente. O areal, encaixado entre imponentes paredes rochosas, desdobra-se em recantos escondidos e pequenas enseadas. No extremo leste da praia, uma cénica formação rochosa que faz lembrar as ameias de um enorme castelo baptiza a praia. Na envolvente da praia domina o verde profundo do bosque de pinheiro-manso.

2. Praia da luz

02.praia da luzA praia associa-se a uma pequena estância balnear muito cosmopolita, onde uma marginal calcetada acompanha a frente de mar, oferecendo esplanadas solarengas e alguma animação. Envolta entre dois montes, e mesmo à beira da vila da Luz, este local apesar de ser um importante centro turístico, guarda ainda o seu carácter típico e tradicional que lhe dá à sua originalidade. É propícia à prática de desportos náuticos: windsurf, kitesurf, vela e mergulho, existindo vários equipamentos de apoio à disposição dos veraneantes.

1. Praia da Falésia

01.Praia da FalésiaPraia situada no concelho da Albufeira, no Algarve, sul de Portugal. É uma praia bastante agradável, com uma enorme falésia que se inicia na praia Maria Luísa e se estende até Vilamoura, é óptima para nadar pois o areal não possui rochas. O areal é imenso e estende-se por mais de 3 Km para nascente, flanqueado por uma linha contínua de arribas altas com os típicos tons ou muito ocres ou muito brancos, que criam contrastantes jogos de cores com as sobranceiras manchas verdes de pinheiro-manso.

 

 

Artigos Relacionados:

10 razões para sair de casa (2013.08)
Imagens da Semana (2013.20)
Os 10 melhores tweets da semana (2013.26)
10 locais a visitar nos Açores – Grupos Central e Ocidental

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404