10 museus a visitar no Porto 2

No em10taque achamos que os dias da semana estão mal organizados, isto de haver 5 dias de trabalho e 2 de descanso está muito mal pensado. Mas certas coisas são como são e até que isto seja corrigido nós vamos continuar a querer aproveitar ao máximo os dois diazinhos que nos deixam gozar! Como tal aqui vai mais um artigo 10tino desta vez com 10 museus a visitar no Porto. Porque ficar em casa a passar o tempo não é opção!

 

10. Museu do Carro Eléctrico do Porto

museu_carroO Museu do Carro Eléctrico do Porto abriu em 1992 e alberga uma colecção de eléctricos que em tempos circularam pela cidade do Porto, que marcaram a história dos transportes públicos na cidade. Pode também ficar a conhecer um carro puxado por animais que circulou pela primeira vez em 1872 naquela cidade.Encontra-se na antiga estação eléctrica de Massarelos e oferece serviços de educação e entretenimento, aluguer de espaços e de eléctricos e organização de eventos.

9. Casa Tait no Porto

taitA Casa Tait, foi a residência de várias famílias inglesas, ficando na posse de William Tait a partir de 22 de Abril de 1900. A propriedade foi vendida ao município portuense condicionando-lhe a função futura a “espaço verde público”, constituído por jardins e uma pequena mata, a que o público tem acesso livre. Na Casa Tait funciona o Departamento Municipal de Museus e Património Cultural da Câmara Municipal do Porto. O edifício possui uma ampla sala, onde se realizam exposições temporárias, organizadas pelos serviços municipais ou propostas por entidades exteriores à Câmara Municipal.

8. Casa Museu Guerra Junqueiro no Porto

guerra_junqueiroInstalada numa antiga casa de arquitectura barroca, a casa foi criada em 1942 por Maria Isabel Guerra Junqueiro com a intenção de recriar o ambiente da casa de um poeta. Contém uma colecção de arte decorativa, nomeadamente joalharia, mobiliário, cerâmica, têxteis, armas e armaduras entre muitos outros objectos. O museu comporta espaços de exposições, salas para exposições temporárias, um café e uma loja. No jardim pode ainda conhecer as esculturas do poeta Leopoldo de Almeida.

7. Museu Romântico da Quinta da Macieirinha no Porto

museu_romanticoNo centro de Massarelos localiza-se o Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, rodeado pelos Jardins do Palácio de Cristal. Voltado para o Rio Douro, beneficia de uma estratégica posição panorâmica. Construído nos meados do século XVIII, para habitação de recreio, o museu continua enquadrado pelo jardim, bosque e antigos terrenos agrícolas, que lhe conferem um ambiente romântico. Os seus espaços interiores pretendem reconstituir uma habitação da alta burguesia tripeira de Oitocentos.

6. Museu Nacional da Imprensa no Porto

Museu-da-ImprensaAbriu em 1997, ainda com dezenas de máquina a funcionar, e que os visitantes podem usar para ficar a conhecer as antigas formas de composição e impressão. Tem três grandes secção, pré-impressão, impressão e acabamento. A sala Rodrigo Álvares é um tributo ao primeiro impressor português, que imprimiu dois livros no Porto em 1497. Tem uma sala de exposições temporárias onde se ficam a conhecer a importância social, educacional e cultural da imprensa e das artes gráficas. Aqui também se realiza anualmente a galeria internacional de cartoon, considerada uma das 3 melhores exposições de cartoon do mundo.

5. Museu de História Natural / Faculdade Ciências da Universidade do Porto

historia_naturalO Museu de História Natural, criado em 1996, compreende 4 núcleos pertencentes ao acervo da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto: a Sala de Mineralogia Montenegro de Andrade, a Sala de Arqueologia e Antropologia Mendes Correia e a Sala de Paleontologia Venceslau de Lima têm as suas instalações no 1.º piso; a Sala de Zoologia Augusto Nobre, acomoda-se no 3.º piso do edifício histórico da U.Porto, na Praça de Gomes Teixeira. Presentemente, encontram-se abertas ao público as salas de Mineralogia e de Zoologia, uma vez que os restantes espaços estão a ser remodelados.

4. Museu do Papel Moeda no Porto

papelmoedaO Museu do Papel Moeda integra a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. O Museu apresenta duas áreas de exposição permanente, na sala de papel moeda mostra todas as emissões de notas de Portugal continental e das antigas colónias e outros papeis fiduciário, desde apólices do Real Erário, a acções, cédulas, papel selado, letras, lotarias e cheques. A relação entre o dinheiro e os transportes aéreos, marítimos e terrestres é mostrada na sala das miniaturas, onde pode ver vários filmes e mais de cinco mil miniaturas de carros. O Museu programa regularmente para escolas, famílias, seniores e pessoas com necessidades especiais, sendo que está particularmente bem adaptado para cegos e ambliopes.

3. Museu dos Transportes e Comunicações no Porto

transportesO museu encontra-se no edifício da Alfândega Nova, construído na segunda metade do século XIX, na antiga praia de Miragaia. Este espaço tem uma importância activa no panorama cultural da cidade e na região com a disseminação de conhecimento sobre o papel que os transportes e comunicações tiveram na evolução da sociedade moderna. Neste museu encontra três exposições permanentes, “O automóvel no espaço e no tempo”, “Comunicar” e “Metamorfose de um lugar”.

2. Museu de Arte Contemporânea de Serralves no Porto

serralves_1Projectado pelo arquitecto Siza Vieira, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves é o primeiro projecto do género em Portugal e o maior centro cultural multidisciplinar da região norte. Único na sua simplicidade arquitectónica e na sua envolvência, é o museu pago mais visitado do país. Aqui são exibidas exposições dos mais importantes artistas nacionais e internacionais, e faz parte do circuito dos mais importantes museus de arte contemporânea.

1. Museu do Vinho do Porto

vinho_portoO Museu do Vinho do Porto encontra-se no armazém do Cais Novo, edifício construído no século XVII para servir de armazém para a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro . O museu dedica-se ao estudo da relevância que o Vinho do Porto teve no desenvolvimento e comércio da região e da cidade. A história da cidade do Porto não pode ser dissociada do vinho que a tornou famosa mundialmente. Ao mesmo tempo que divulga as memórias da influência que o vinho teve no desenvolvimento cultural, arquitectural e crescimento social da cidade, mostra também as história dos 3 Portos: a cidade, o vinho e zona ribeirinha do Douro. 

 

 

 

Artigos Relacionados:

Imagens da Semana (2013.03)
Os 10 locais mais exóticos do mundo
A semana em 10 comentários dos Três Estarolas
Imagens da Semana (2013.46)

2 comentários a “10 museus a visitar no Porto”

  1. Daniel Teixeira diz:

    Bem haja a quem se interessa pela divulgação do Património Histórico e Culural de um Povo que deu a conhecer novos mundos ao Mundo e hoje consegue atrair milhões de turistas!

  2. […] No em10taque achamos que os dias da semana estão mal organizados, isto de haver 5 dias de trabalho e 2 de descanso está muito mal pensado. Mas certas coisas são como são e até que isto seja corrigido nós vamos continuar a querer aproveitar ao máximo os dois diazinhos que nos deixam gozar! Como tal …ler mais […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404