10 museus a visitar em Lisboa

Mais um fim de semana e o sol está a brilhar! Há que aproveitar para apanhar os raios de sol que se conseguir mas sem abusar. Nesse sentido publicamos o artigo de hoje com 10 museus a visitar em Lisboa. Todos sabemos que há muitos mais e igualmente interessantes, mas o importante é lembrar os nossos leitores que ficar em casa na ronha num dia destes não é opção! Bom fim de semana!

 

10. Oceanário de Lisboa

oceanarioEste gigantesco aquário abriu as portas em 1998 com o objectivo de educar, promover o conhecimento e apresentar soluções ao público de como alterar hábitos do quotidiano para melhor conservar o meio ambiente. Aqui encontrará espécies marinhas de todos os oceanos da Terra e um enorme (5000 metros cúbicos) tanque central partilhado pacificamente por mais de uma centena de espécies que incluem tubarões, raias, quimeras e peixes. Aberto todos os dias.

9. Museu da Electricidade

electricidadeLocalizado numa central termo-eléctrica da Cidade de Lisboa, ainda ali se encontra toda a sua maquinaria em escelente estado. O edifício alberga outras exposições: uma sobre energias renováveis, uma com os cientistas que mais contributos deram nesta área, outra sobre a produção e distribuição de electricidade, uma secção interactiva com experiências com uma variedade de fenómenos eléctricos e ainda alberga exposições temporárias ocasionais. Aberto de terça a domingo.

8. Museu da Carris

carrisO Museu da Carris apresenta a história da empresa de transportes públicos com um conjunto de objectos e documentos ligados a esta transportadora, composta por carros eléctricos e autocarros, assim como máquinas das oficinas. É possível observar a evolução dos transportes utilizados por esta companhia e os seus momentos mais importantes através de vários documentos. Um eléctrico do princípio do séc. XX faz a ligação entre os dois núcleos da exposição. Aberto de Segunda a Sábado entre as 10h00 e as 17h00.

7. Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa

fadoEste mudeu é dedicado à história do fado e às suas figuras mais marcantes. A exposição composta por por 8000 peças e o espaço dispõe ainda de um centro de documentação, um auditório, uma loja temática, um espaço dedicado a exposições temporárias e um átrio exterior onde são apresentados espectáculos. Aberto todos os dias.

6. Museu Nacional de História Natural

museu_naturalPara quem se interessa pelo mundo natural este é o museu indicado para si. Encontra-se dividido em três áreas distintas: Minerais e Geologia, Botânica (Jardim Botânico) e Zoologia e Antropologia. A vasta colecção é composta por artigos de todo o mundo para fins de classificação e pesquisa. Além dos objectivos culturais do museu, há ta,bém um grande interesse científico, tendo as colecções do museu servido de base para muitas teses de mestrado e doutoramento. Aberto de terça a sexta.

5. Museu Nacional de Arte Antiga

museuarteantigaConstruído em 1884 para receber as peças provenientes de mosteiros e igrejas que passaram a ser propriedade do Estado, a colecção deste museu inclui arte europeia, pintura, escultura, joalharia, mobiliário, cerâmica, têxteis e outras artes decorativas desde a Idade média até ao séc. XX. Tem também uma colecção impressionante de objectos provenientes de África, Índia, China e Japão. Aberto de Terças a Domingos e encerrado às segundas e em alguns feriados nacionais.

4. Museu Arpad Szenes Vieira da Silva

ArpadSzenesVieiradaSilvaLocalizado numa antiga fábrica de seda, a casa que aloja o museu, foi aberta em 1994 e tem um centro de pesquisa e documentação dedicado ao estudo da vida e obra destes dois famosos pintores. Alberga uma exposição permanente com uma colecção de obras de Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva e um espaço para exposições temporárias. Está aberto todos os dias, excepto Terças e feriados.

3. Museu do Palácio Nacional da Ajuda

palacio_ajudaMonumento nacional desde 1910, trata-se de uma antiga habitação real e é hoje um museu de artes decorativas, sede de outras instituições portuguesas ligadas à cultura e palco de cerimónias protocolares. O Palácio Nacional da Ajuda encontra-se aberto ao público como museu desde 1968 e apresenta uma vasta colecção de artes decorativas dos séculos XVIII e XIX, desde têxteis ao mobiliário passando pela ourivesaria, e cerâmica, assim como pinturas, esculturas e fotografias. Aberto todos os dias, excepto quartas e feriados.

2. Centro Cultural de Belém

ccbO Centro Cultural de Belém conta oferece quatro áreas de exposições e com o Museu de Design com uma mostra de 200 peças, ordenadas cronologicamente que mostra a evolução do design nop século XX. O Museu do Design também contempla exposições nas áreas das artes plásticas, arquitectura, design e fotografia. O Centro Cultural está aberto todos os dias, excepto a 25 de Dezembro.

1. Museu Calouste Gulbenkian

gulbenkianA colecção Calouste Gulbenkian é composta por mais de 6000 peças, recolhidas por Calouste Sarkis Gulbenkian ao longo da sua vida e está dividida em duas áreas, uma dedicada às Artes Orientais e Clássicass, dividida pelas galerias de Arte Egípcia, Arte Greco-Romana, Arte da Mesopotâmia, Arte do Oriente Islâmico e Arte do Extremo-Oriente. Outra dedicada à arte europeia e inclui núcleos temáticos como a Arte do Livro, Escultura, Pintura e Artes Decorativas. Está aberto de Terça a Domingo, entre as 10h00 e as 17h45.

 

 

 

 

Artigos Relacionados:

10 locais a visitar em Sintra
10 locais a visitar no Alto Alentejo
10 conventos e mosteiros de Portugal
10 jardins que devem ser visitados em Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404