10 locais a visitar no Minho 1

Depois de termos andado pelas ilhas dos Açores nos dois últimos artigos da secção 10tino, hoje viramo-nos para o norte de Portugal continental com 10 locais a visitar no Minho. É uma zona do país repleta de romantismo que nos é passado pela arquitectura dos monumentos mas acima de tudo pelas paisagens dignas de lendas de cavaleiros, de Reis e Raínhas.

 

10. Centro histórico de Guimarães

guimaraesO centro histórico de Guimarães, o berço da nação, classificado pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade, foi objecto desde 1984, de um cuidadoso e exaustivo processo de recuperação e requalificação urbanística. A sua riqueza não está na preservação de um conjunto urbanístico antigo, coerente e harmonioso. A reabilitação do centro histórico, utilizou materiais e técnicas tradicionais, um exemplo da preservação do património. Até porque houve a preocupação de procurar manter a população residente.

9. Núcleo Megalítico do Mezio (Arcos de Valdevez)

mezioEste local pré-histórico é composto por uma dezena de monumentos megalíticos que foram usados como locais tumulares na Idade do Ferro. Também conhecido como Antas da Serra do Soajo, o Núcleo Megalítico do Mezio é importante não só pelos seus artefactos arqueológicos, mas por serem também um exemplo único de local fúnebre pré-histórico.

8. Santuário do Bom Jesus

bom_jesusAs origens do Santuário do Bom jesus do Monte  remontam ao principio do século XIV, e é considerado a maior atracção turístico-religioso da cidade e da região de Braga. Neste local, natureza e a arte combinam-se para fazerem dele um verdadeiro ex-líbris da cidade dos Arcebispos. As escadarias em ziguezague com uma capela de cada lado e a Igreja no cimo das escadas são os pontos de maior interesse.

7. Santuário do Sameiro

sameiroO Santuário do Sameiro é, também, localizado em Braga, e a sua construção iniciou-se a 14 de Julho de 1863. O santuário é o centro de maior devoção mariana em Portugal, depois de Fátima. Em frente do Templo ergue-se um imponente e vasto escadório, no topo do qual se levantam dois altos pilares, encimados da Virgem e do Coração de Jesus.

6. Templo de Santa Lúzia

santa_luziaA Basílica ou Templo do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido por Templo de Santa Luzia está situada no alto do monte deste nome, na cidade de Viana do Castelo, de onde se vislumbra uma vista ímpar da região, que concilia o mar, o rio Lima  com o seu vale, e todo o complexo montanhoso, panorama considerado um dos melhores do mundo segundo a National Geographic.

5. Praias do Minho Litoral

Praia_CabedeloNo litoral pode encontrar praias de beleza deslumbrante, muito procuradas na época estival, mas que são visitas agradáveis durante todo o ano. A costa minhota estende-se desde Apulia, a Sul( concelho de Esposende), passando por Esposende, São Bartolomeu, Castelo de Neiva, Cabedelo, Viana Do Castelo, Carreço, Afife, Vila Praia de Âncora, até Moledo do Minho, a Norte, onde desagua o Rio Minho. Pode também deliciar-se com a grande variedade de peixe fresco, nas ementas dos restaurantes das zonas ou comprar nos vários mercados existentes.

4. Valença

valencaRecordações do castelo medieval ainda sobrevivem na praça-forte de Valença do Minho, reformada e robustecida no século XVII, de modo a resistir à ameaça das tropas espanholas que se aquartelavam na margem oposta do Rio Minho. A vigilante e fronteiriça cidade de Valença revelou-se um importante ponto estratégico do nosso território, não escapando, aos efeitos da guerra com a vizinha Espanha e das Invasões Francesas do século XIX.

3. Vila Termal do Gerês

termasSituadas no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês e rodeadas por lagos e montanhas, as termas do Gerês são das mais famosas do país. Conhecida e explorada pelos romanos, esta estância termal foi inicialmente construída no reinado de D. João V, e recebia visitas frequentes de D. Luís I e da rainha D. Maria Pia, acompanhados pelo príncipe D. Carlos e D. Amélia de Orleães. São especialmente recomendadas para tratamentos do fígado, vesícula, obesidade, diabetes e hipertensão arterial, as Termas do Gerês proporcionam também programas específicos para reeducação dietética, emagrecimento, relaxamento físico e psicológico, recuperação física e anti-stress.

2. São Bento da Porta Aberta

sao_bentoSão Bento da Porta Aberta é um santuário cristão, localizado em Terras de Bouro. A designação de São Bento da Porta Aberta deve-se ao facto de a ermida ter sempre as suas portas abertas, servindo de abrigo aos viajantes. O actual Santuário é recente. Iniciou-se a sua reconstrução em 1880 e concluiu-se em 1895.

1. Parque Nacional Peneda-Gerês

geres

Já aqui falámos antes da Serra do Gerês e é praticamente impossível não o fazer de novo. O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e variedade de fauna (veados, cavalos selvagens, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais). Estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até a fronteira espanhola.

 

 

 

 

Artigos Relacionados:

10 locais a visitar em Sintra
10 locais a visitar em Belém e Alcântara
10 Serras de Portugal
10 praias fluviais a visitar

Um comentário a “10 locais a visitar no Minho”

  1. flor dias diz:

    Magnifico,portugal `e maravilhoso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404