10 locais a visitar em Belém e Alcântara

Belém fica a 6 km de Lisboa e foi, em tempos longínquos,  uma praia e um local seguro para os barcos e caravelas atracarem. Ao longo dos tempos tornou-se num dos locais mais ricos da história de Portugal, de onde partiram muitos descobridores Portugueses fazendo-se ao mar, em busca de novas terras. É por isso natural que por onde quer que se ande na zona de Belém se encontrem inúmeros indícios desses tempos de glória. Monumentos, palácios, museus e um mosteiro dão a conhecer os feitos de Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e muitos outros. Hoje destacamos 10 locais a visitar em Belém e Alcântara, e aproximamos nos  cada vez mais da capital, Lisboa.

 

10. Docas de Alcântara

docas-de-santo-amaro Se procura onde comer nesta zona da cidade, as Docas de Alcântara são um local privilegiado que merece a sua visita. Restaurantes e bares com esplanadas à beira rio, são locais de peregrinação nos dias de sol tanto dos habitantes da cidade como dos muitos turistas que visitam a capital. À noite a maioria dos estabelecimentos transforma-se em bar e o local continua a ser um dos mais frequentados da noite Lisboeta.

9. LX Factory

lx-factory Foi em tempos a fábrica da Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense, um dos mais importantes complexos fabris de Lisboa. Mais tarde foi ocupada pela Companhia Industrial de Portugal e Colónias, tipografia Anuário Comercial de Portugal e Gráfica Mirandela. Durante anos esta zona da cidade estava abandonada e é agora conhecida por LXFACTORY. Está ocupada por empresas e tem sido cenário de inúmeros eventos de moda, publicidade, arte, música, feiras, entre outros. Lá encontra também restaurantes e bares com ambientes diversificados.

8. Planetário

planetario Foi construído entre 1965 e no seu interior fica a conhecer os mistérios do Universo. Há espectáculos em Português, Inglês e Francês a explicar o movimento das estrelas e do sistema solar, bem como sobre temas mais especializados, como as constelações. Tem ainda uma pequena biblioteca especializada, em que as visitas deverão ser previamente agendadas.

7. Museu dos Coches

museu-coches É uma viagem ao século XVII através da exposição de viaturas de gala da Casa Real. O Museu reúne uma colecção que é considerada única no mundo devido à variedade artística das magníficas viaturas de aparato dos séculos XVII, XVIII e XIX e ao número de exemplares que integra.

6. Palácio da Ajuda

palacio-ajuda Antigo Palácio Real é hoje em grande parte um museu, estando instalados no restante edifício a Biblioteca Nacional da Ajuda, o Ministério da Cultura, e o Instituto dos Museus e da Conservação. Alberga também exposições temporários.

5. Pastéis de Belém

pasteis-belem São uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa e a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém. Tradicionalmente os pastéis de Belém comem-se ainda quentes, polvilhados de canela e açúcar em pó. O Pastel de Belém foi eleito em 2011 uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

4. Centro Cultural de Belém

CCB Foi construído para que pudesse acolher em 1992 a presidência portuguesa da União Europeia e que ao mesmo tempo pudesse permanecer como um pólo dinamizador de actividades culturais e de lazer. Aqui pode assistir frequentemente a vários espectáculos e concertos ou visitar exposições de arte, como a exposição permanente da Colecção Berardo. Tem restaurantes e bares com esplanada onde pode passar o dia e apreciar a magnifica vista sobre o rio Tejo.

3. Torre de Belém

Torre-de-Belem Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje em terra firme. Todo o monumento é rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte, características muito utilizadas na decoração em épocas que o país era uma potência mundial. Foi classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1983, e eleita como uma das Sete maravilhas de Portugal em 2007.

2. Padrão dos Descobrimentos

padrao-dos-descobrimentos Este monumento evoca a expansão marítima e foi desenhado na forma de uma caravela, liderada pelo Infante D. Henrique que segura numa mão uma pequena caravela, seguido de outros heróis da história portuguesa, como Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Fernão Magalhães, o escritor Camões e muitos outros.

1. Mosteiro dos Jerónimos

jerónimos Começou a ser construído em 1501 e as obras só terminaram quase um século depois. D. Manuel I e os seus descendentes foram enterrados em túmulos de mármore situados na capela-mor da Igreja e capelas laterais do transepto. Em 1907 foi declarado Monumento Nacional e em 1984 foi classificado “Património Cultural de toda a Humanidade” pela UNESCO.

 

 

 

Artigos Relacionados:

10 sites portugueses de tecnologia
A semana em 10 comentários de um Caneco prateado
10 parques aquáticos em Portugal
10 percursos pedestres a não perder em Portugal

Deixe um Comentário