10 estâncias termais de Portugal

A definição de estância termal designa um complexo turístico de características particulares, cujo objectivo é facultar as condições necessárias ao desenvolvimento de terapias com águas minerais. O Norte de Portugal particularmente desenvolveu várias estâncias termais, em resposta ao entusiasmo dos Portugueses e estrangeiros pelas águas termais portuguesas e o recurso a férias saudáveis mantendo desta forma uma tradição milenar que remonta ao período de ocupação Romana. Neste artigo listamos 10 estâncias termais de Portugal onde há garantias de poder relaxar, descansar e tratar da saúde.

 

10. Termas de Monção

10.Termas MoncaoSituadas no Parque das Caldas e rodeadas pelo verde, com vista para o rio Minho e para a Espanha, as termas de Monção, com os seus banhos de águas quentes e sulfurosas, são a melhor forma de cuidar de si. Um espaço desenhado para melhorar o seu bem-estar físico e psicológico.

9. Termas da Curia

09.Termas da CuriaAs Termas da Curia fazem parte do complexo turístico que engloba o Parque da Curia, o Hotel das Termas – Curia, Termas, Spa e o Campo de Golf. Encontra-se aberto durante todo o ano, e além dos tratamentos ligados a problemas de saúde serve também os que desejam tirar partido as características únicas das águas termais em programas de Spa, anti stress, de emagrecimento, ou simplesmente para repousar.

8. Termas de Luso

08.Termas de LusoSituadas na Serra do Buçaco, estas termas do século XIX foram requalificadas e projectadas para proporcionar uma experiência única, com o objectivo de ajudar na recuperação do equilíbrio perfeito entre corpo, mente e alma.

7. Termas de Monte Real

07.Termas de Monte RealIntegrado no Resort Termal de Monte Real (Hotel, Termas e Spa) o Balneário Termal foi totalmente reconstruído, as Termas de Monte Real possuem um dos mais modernos e maiores balneários termais de Portugal. Pode também desfrutar da beleza natural da mata e dos jardins de forma a tornar a sua estadia saudável e relaxante.

6. Caldas de Monchique

06.Caldas de MonchiqueInseridas no parque natural da serra de Monchique estas termas apresentam água termal de grande qualidade. O Spa Termal tem cerca de 1250 m2 e oferece os melhores tratamentos de relaxamento e bem estar. Conta ainda com hotéis instalados em edifícios do século XIX, um restaurante e um Wine e Tapas bar.

5. Termas de Vidago

05.Termas de VidagoIncorporada no Vidago Palace Hotel, um lugar de sofisticação em 100 hectares de cedros perfumados, pinhos e azevinhos, aproveita as águas de Vidago, ricas em propriedade termais. O espaço foi projectado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira, possui 20 salas para tratamento, relaxamento, bem-estar e beleza, incluindo 5 hidroterapias, 2 suites para casais, 1 gabinete médico e 1 sala de beleza, piscina interior, piscina de vitalidade  exterior, banho turco, sauna, fonte de gelo, duches de sensações e um ginásio equipado com tecnologia moderna da Matrix. Recentemente foi nomeado membro da “Leading Spa of the World”.

4. Termas do Gerês

04.Termas do GerêsSituada em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, rodeadas por lagos e montanhas de rara beleza, as Termas do Gerês oferecem um enquadramento único que as tornam um destino ideal para uns dias de descanso e relaxamento. O ambiente de vila de montanha, a qualidade gastronómica e a proximidade da barragem da Caniçada funcionam como um elixir para recuperar forças. A água das Termas ao ser ingerida, graças às suas características únicas, produz efeitos sobre o bem-estar geral dos termalistas, uma vez que actua ao nível da regeneração das células.

3. Termas do Vimeiro

03.Termas do VimeiroSituada a meio caminho entre a povoação da Maceira e a Praia do Porto Novo no Concelho de Torres Vedras, a história destas Termas remonta ao século XIX. As conhecidas águas do Vimeiro, que nascem quentes de uma rocha, têm diversas propriedades terapêuticas usufruídas bebendo ou utilizando esta água em tratamentos diversificados.

2. Termas de Chaves

02.Termas de ChavesAs Termas de chaves têm uma tradição milenar que remonta ao Império Romano, Integradas no centro urbano de Chaves conjugam as virtudes da água com uma envolvente paisagística natural que convida ao descanso e à descoberta da natureza. Brotam das entranhas do vale as suas águas de origem vulcânica que atravessam diversas camadas magmáticas, desembocando à superfície com características e composição únicas, óptimas para quem procura o alívio para o stress físico e psíquico.

1. Termas de São Pedro do Sul

01.Termas de São Pedro do SulConsiderado por muitos o maior destino de turismo de saúde e bem estar do país, as bem conhecidas águas termais de São Pedro do Sul atraem todos os anos centenas de pessoas que aqui acorrem à procura do bem-estar proporcionado por estas termas. Na envolvente às Termas encontra características históricas; culturais; naturais e paisagísticas de rara beleza. Diz a lenda que as miraculosas águas termais de São Pedro do Sul foram remédio certo para as maleitas do  primeiro Rei de Portugal: Dom Afonso Henriques.

 

 

Artigos Relacionados:

10 alimentos essenciais para desportistas
Os 10 melhores Tweets da Semana (2013.38)
Os 10 melhores Tweets da Semana (2013.41)
10 museus a visitar em Lisboa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404