10 castelos de Portugal 1

A história de Portugal é riquíssima e felizmente ainda hoje comprovada com inúmeros edifícios e construções que datam desde há muitos séculos. Até escrever este artigo não tínhamos bem a noção da quantidade de castelos, fortificações, fortes, muralhas e afins que existem um pouco por todo o país! São centenas! Imaginam portanto a dificuldade que foi fazer esta lista só com 10 castelos de Portugal! Independentemente das preferências de cada um, julgamos que concordam que não há amor como o primeiro!

 

10. Castelo de Óbidos

obidosOutrora sob o domínio árabe, depois de conquistado pelos cristãos (1148) foi várias vezes reparado e ampliado. É hoje uma pousada. Rodeia a vila medieval de Óbidos, uma das mais belas e melhor preservadas da Europa. Foi construído pelos mouros, com quadrangulares e cilíndricas, e inclui o Paço dos Alcaides que é agora parte da pousada e onde se vêem belas janelas manuelinas.

9. Castelo de Montemor-o-Velho

montemorSitua-se na margem direita do rio Mondego, sobre a vila de Montemor-o-Velho, e é uma das maiores fortalezas medievais do país. No contexto da Reconquista cristã da península Ibérica, constituiu-se como um ponto estratégico na defesa da linha fronteiriça do baixo Mondego. O seu actual aspecto deve-se a uma reforma integral levada a cabo em 1331.

8. Castelo de Marvão

marvaoPensa-se que D. Afonso Henriques, terá conquistado esta fortificação aos mouros, por volta de 1166, na sequência da campanha que se iniciou com a conquista de Alcácer do Sal. Foi construído em 1299. Inclui duas cisternas e um núcleo arqueológico de armaria. A maior atracção é, no entanto, a vila medieval que as suas muralhas rodeiam. Vale a pena visitar Marvão e o castelo.

7. Castelo de Monsaraz

MonsarazEdificado por D. Dinis, em 1310, sobre uma estrutura defensiva já existente, que terá começado por um castro pré-histórico e mais tarde por construções romanas, visigóticas e árabes. As suas muralhas circundam uma aldeia medieval com casas pintadas de branco. Passear aqui é um verdadeiro passeio no tempo, vêem-se portas e arcos góticos, assim como belas vistas panorâmicas.

6. Castelo dos Mouros – Sintra

sintra-mourosEste castelo, situado no topo da Serra de Sintra, foi construído em cima de enormes penedos. A sua função não era a defesa da vila de Sintra mas sim a defesa e vigilância de Lisboa. Tem cinco torres e de qualquer parte das muralhas se podem apreciar belas vistas panorâmicas. Foi construído no século VIII, pelos muçulmanos e depois conquistado por D. Afonso Henriques aquando da conquista de Lisboa.

5. Castelo de Almourol

almourolMais um castelo conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques. Diz-se que é assombrado por uma princesa. Tem origem num castro lusitano e numa edificação romana, e foi reconstruído pelos Templários em 1171. Tem 18 metros de altura, nove torres, e encontra-se no centro de uma ilha no Tejo.

4. Castelo de Tomar

tomarÉ um dos monumentos mais impressionantes de Portugal. Inclui o Convento de Cristo, obra-prima Manuelina classificada como Património Mundial. Quem ainda não conhece não sabe o que perde.

3. Castelo de Santa Maria da Feira

Castelo_da_FeiraFoi construído no século XI e é considerado um dos mais completos exemplos da arquitectura militar medieval no país. Nele se encontra representada a vasta gama de elementos defensivos empregados no período.

2. Castelo de São Jorge

castelosaojorgeConstruído em meados do século XI, a fortificação preserva, ainda, onze torres e apresenta alguns elementos arquitectónicos característicos das fortificações militares de época islâmica. As muralhas e torres foram restauradas no século XX. É um dos monumentos mais visitados do país, e oferece uma espectacular vista panorâmica sobre a cidade de Lisboa. 

1. Castelo de Guimarães

guimaraesSituado no berço de Portugal, e primeira capital do país, diz-se que foi aqui que nasceu D. Afonso Henriques e que foi baptizado na pequena igreja romântica que se encontra ao lado. Ligado a façanhas heróicas do período da fundação da nacionalidade como a Batalha de S. Mamede em 1128, razão porque é conhecido por Castelo da Fundação ou de S. Mamede, serviu ainda ao longo da sua história de palco a vários conflitos reais. Perdida que foi a sua função defensiva, o Castelo entra num processo de abandono e degradação progressiva até ao século XX, altura em que é declarado Monumento Nacional e são efectuadas obras de restauro.

 

 

 

 

Artigos Relacionados:

10 razões para sair de casa (2012.51)
A semana em 10 comentários de Chinezinho Limpopó
10 locais a visitar no Minho
10 percursos pedestres a não perder em Portugal

Um comentário a “10 castelos de Portugal”

  1. o melhor castelo é aqui perto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404