Os 10 melhores jogadores da NBA de sempre

Para quem cresceu nos anos 80 e 90 a ver a NBA é fácil lembrar aqueles jogadores que marcaram o desporto e que nos faziam querer ser melhores jogadores de basketball. Esta lista com os 10 melhores jogadores da NBA de sempre leva-nos numa viagem ao passado. Alguns destes jogadores não são assim tão velhos e ainda jogam hoje, outros jogaram muito antes de termos começado a seguir a modalidade, mas aqueles que marcaram os anos de ouro do Basketball Americano vão ficar para sempre na memória dos miúdos dos anos 80 e 90, como o pessoal do em10atque!

 

10. Tim Duncan

DuncanAqui está um jogador que não dá nas vistas a não ser em campo e mesmo aí é uma pessoa calma. Os seus feitos falam por si, duas vezes MVP (Most Valuable Player), 4 títulos e 13 épocas seguidas na lista da equipa perfeita da NBA. Hoje com 37 ainda joga nos San Antonio Spurs e vai em busca do 5º título. E tudo isto faz com que entre no número 10 desta lista.

9. Shaquille O’Neal


shaqNão dar nas vistas e ser calmo não é o estilo do Shaq! 
Mas foi um jogador mais dominante que Duncan. No seu auge é uma presença temível em volta do cesto, e ajudou os Lakers a conquistarem 3 títulos. Conseguiu o 4º título em Miami e ainda passou por Pheonix, Cleveland e Boston, tendo sido escolhido 15 vezes para a All Star Team.

8. Kobe Briant

kobe-bryantShaq e Kobe estarão para sempre ligados, devido ao que conquistaram juntos e à animosidade que criaram desde então. Os legados são importantes para ambos, especialmente quando dizem respeito aos dois, mas o Kobe fica à frente do Shaq nesta lista porque já conquistou os 4º e 5º títulos, mas porque em termos profissionais está no mais alto nível há mais tempo do que Shaq esteve.

7. Oscar Robertson

oscar-robertsonSó tem um MVP e menos físico que outros jogadores desta lista mas dificilmente encontram um jogador tão completo como Robertson. Na sua segunda época na NBA marcou uma média de 30.8 pontos, 12.5 ressaltos e 11.8 assistências por jogo, Foi a única vez na história da liga que alguém fez um triplo-duplo (ter uma média de dois números em 3 das cinco categorias: pontos, ressaltos, assistências, roubos de bola e bloqueios).

6. Wilt Chamberlain


wilt-chamberlain7 títulos de melhor marcador da NBA dizem muito sobre um homem, mas se juntarmos a isso 4 MVP’s e um jogo onde marcou 100 pontos, então está explicada a sua presença nesta lista
. Na realidade Wilt não aparece melhor colocado nesta lista porque a ética de trabalho, capacidade de liderança e vontade de ganhar, simplesmente não eram o seu forte. Ganhou apenas dois campeonatos e apesar de ser um jogador repleto de talento faltava-lhe o resto para ser o melhor de sempre.

5. Larry Bird

birdComparado com Chamberlain, Larry Bird tinha poucos dotes físicos, mas espírito competitivo e talento não lhe faltavam! Indiscutivelmente o melhor atirador ao cesto de sempre, fez num campeonato uma média de 29.9 pontos, doa quais 52.7% foram do campo. E isso foi antes das três épocas consecutivas como MVP e 3 campeonatos.

4. Kareem Abdul-Jabbar

kareem-abdul-jabbarJogou na NBA durante duas décadas, e cada uma representou um capítulo diferente. Nos anos 70 foi o melhor jogador da liga, tendo ganho 5 dos 6 MVP’s pelos Milwaukee Bucks. Nos anos 80 foi uma importante peça na engrenagem dos Lakers, liderada pelo inesquecível Magic Johnson. Mas o que mais marcou os fãs da NBA na altura foi o seu lançamento, o “Gancho” com o qual marcou muitos dos seus recordes de pontos.

3. Bill Russel

russellCostuma dizer-se que Russell ficou conhecido por ter jogado com outros grandes nomes do seu tempo (1956-1969) como Bob Cousy, Bill Sharman e Tommy Heinsohn, mas a verdade é que os Boston Celtics eram medíocres antes de ele lá chegar e terríveis depois de ter saído. É por essa razão que Russel, apesar de não ser o mais talentoso jogador da história da NBA aparece nesta lista. Ele atacava, defendia, ganhava ressaltos mas acima de tudo liderava. O resultado foram 11 campeonatos em 13 épocas, algo que ainda não foi ultrapassado nos desporto Americano.

2. Magic Johnson


MagicSe não tivesse partilhado uma era com Larry Bird, Johnson teria sido aquele que tinha ganho mais campeonatos e MVP’s
. Teria tido os anos 80 só para ele. Juntamente criaram uma rivalidade que ficará para sempre na memória dos fãs e revitalizaram a liga da seca dos anos 70. Foram bons tempos na história da NBA.

1. Michael Jordan

jordanÉ dificil descrever o impacto que Michael Jordan teve na NBA, no desporto em geral e na cultura popular. Quem não se lembra dos seus voos para o cesto, da sua competitividade e carisma? Depois de 6 campeonatos, 5 MVP’s e 10 títulos como melhor marcador ele tornou-se na imagem do jogador de basketball. Desde então todos querem ser como ele mas ainda está para aparecer alguém que lhe chegue aos calcanhares!

 

 

 

 

Artigos Relacionados:

10 recordes olímpicos difíceis de bater
10 actividades de ginásio
10 finais épicas no desporto
Os 10 clubes mais exclusivos do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404