Os 10 melhores guarda redes da última década

Quando éramos miúdos ninguém queria ir à baliza, na realidade queríamos todos ser ponta lança e marcar golos. Não nos passava pela cabeça a importância que o guarda redes tem na equipa, além de ser a última linha defensiva conta os atacantes adversários é aquele que também tem uma visão privilegiada sobre o que se passa em campo. Se tem essa capacidade de visão ou não já é outra história. No entanto ser a última opção à defesa tem as suas desvantagens, desde que o futebol se tornou o desporto das massas que o guarda redes é aquele que mais sofre quando a bola entra na baliza. Mas hoje decidimos trazer justiça ao mundo dos guarda redes com uma lista com os 10 melhores guarda redes da última década. Não haja dúvidas, no entanto, há muitos mais e também muito bons!

 

10. Maarten Stekelenburg

maarten-stekelenburgFoi o substituto de Edwin Van der Sar no campeonato do mundo de 2010 na selecção holandesa, tendo chegado à final. Cresceu nas escolas do Ajax e hoje joga no Fulham, na primeira liga Inglesa.

9. Shay Given

shay_givenÉ o guarda redes da selecção Irlandesa e o seu curriculo é bastante extenso. Começou no Celtic, e passou pelo Blackburn Rovers, Sunderland, Newcastle United, Manchester City e actualmente no Aston Villa. Em Agosto de 2012 Given anunciou a sua retirada do futebol internacional, dizendo que tinha sido uma honra representar o seu país, mas em Janeiro de 2013 anunciou que estava disponível para ser seleccionado.

8. Hugo LLoris

Hugo-LlorisEste guarda redes francês foi uma das forças que levou a selecção francesa à qualificação do mundial de 2010. Fruto das escola do CEDAC (Centro de Difusão e acção Cultural), passou depois pelo Nice, pelo Olympique Lyonnais, e joga actualmente no Totenham Hotspur. Em 47 internacionalizações pela selecção francesa não sofreu qualquer golo.

7. Victor Valdes

victor-valdesEste guarda redes espanhol é bem conhecido por ter jogado no Barcelona, tendo sido o mais bem sucedido na equipa catalã. 4 campeonatos da liga espanhola e uma Copa del Rey.

6. Petr Cech

cechEste jogador checo, que joga pelo Chelsea desde 2003 e é o detentor do recorde de menos aparências para 100 jogos sem sofrer golos. NA época de 2004-2005 esteve 1025 minutos sem sofrer golos, um recorde até ter sido ultrapassado pelo holandês Edwin Van der Sar do Manchester United.

5. Iker Casillas

iker-casillasO famoso guarda redes do Real Madrid ajudou o clube a atingir o seu primeiro campeonato europeu em 44 anos. Em 2010 ajudou também a selecção espanhola a atingir o Campeonato do Mundo e foi considerado um dos melhores guarda redes do mundo.

4. Igor Akinfeev

igor-akinfeevEste guarda redes russo joga pelo CSKA Moscovo e pela selecção russa desde 2004. 4 vezes campeão da liga russa por 4 vezes (2003, 2005, 2006, 2012/2013), 5 vezes campeão da taça russa (2005, 2006, 2008, 2009, 2011) e vencedor da Liga Europa em 2005.

3. Edwin van der Sar

Edwin-van-der-SarJá o mencionámos nesta lista e este holandês fez tudo o que podia para ser lembrado como um dos melhores guarda redes de sempre. Fruto das escolas do Ajax, passou pela Juventus, Fulham e Manchester United, onde acabou a sua carreira. Hoje trabalha como consultor no mundo do futebol e deseja enveredar pela carreira de treinador.

2. Julio Cesar

julio_cesarEste guarda redes brasileiro joga actualmente pelo Queens Park Rangers depois de ter jogado pelo Inter por 6 épocas. Em 2009, a foi nomeado o terceiro melhor goleiro do mundo, atrás apenas de Iker Casillas e Gianluigi Buffon. Foi também premiado como o melhor guarda redes do campeonato italiano em 2009 e 2010.

1. Gianluigi Buffon

Gianluigi-BuffonEste jogador italiano de 35 anos joga pela Juventus desde 2001 e é um verdadeiro ícone no mundo dos guarda redes. É conhecido não só pela sua capacidade defensiva mas também por ser um bom organizador da defesa e uma importante presença no balneário. Foi considerado pelo Pelé um dos 125 melhores jogadores de futebol de sempre e foi 9 vezes o melhor guarda redes de Itália. A IFFHS (International Federation of Football History & Statistics) considerou-o guarda redes do ano por 4 vezes e foi também nomeado para guarda redes do século 21 pela mesma organização.

 

 

 

 

Artigos Relacionados:

10 bolas desportivas
A semana em 10 comentários de um Caneco prateado
10 desportos de prancha na água
Os 10 maiores estádios do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404