Os 10 clubes de futebol mais ricos

No em10taque ficamos sempre boquiabertos quando nos pomos a investigar assuntos relacionados com futebol. Nomeadamente no que diz respeito a dinheiro! Parece que neste desporto tudo se trata em milhões, seja de euros, dólares ou pesos, os assuntos atingem valores astronómicos. Desta vez apresentamos-vos os 10 clubes de futebol mais ricos. Várias empresas e revistas, como a Deloitte e a Forbes, fazem esta avaliação todos os anos, calculando as receitas de cada clube tendo em conta a venda de bilhetes para os jogos, os contratos comerciais e contratos de venda de direitos de transmissão. Ficámos também a saber que depois dos dois históricos espanhóis, são os clubes ingleses que dominam o top 10 dos mais ricos.

 

10. Juventus

Juventus O clube de Turin, vencedor do campeonato Italiano (Serie A), aparece em 10º nesta lista com uma receita superior a 195 milhões de euros, durante a última época.

9. Liverpool

liverpool Aqui começa o domínio inglês nesta lista. O Liverpool ficou em 8º na Premier League na época passada. Mesmo assim entra na lista com 233 milhões de euros.

8. AC Milan

ac-milan A equipa “rossonera” acabou a época passada da Serie A em 2º lugar, a 4 pontos da Juventus. Apresentaram 256 milhões de euros de receita.

7. Manchester City

Manchester_City O City ganhou a Premier League inglesa na época passada e conta com um plantel de luxo. Encaixou 285 milhões de euros na época passada, sendo que 50% desse dinheiro foi ganho em publicidade.

6. Arsenal

arsenal Mais um  clube inglês, desta feita trata-se do terceiro classificado da época passada. O Arsenal arrecadou em 2011-12, 290 milhões de euros. 41% deste valor foi conseguido com a venda de bilhetes.

5. Chelsea

Chelsea_FC O 6º classificado da Premier League na época passada. Já sabemos que o dono é um dos homens mais ricos do mundo e que o plantel é composto por estrelas desde a baliza até ao ponta de lança. Mesmo assim aparece em 5º nesta lista com 322 milhões de euros de receita. 43% deste valor foi conseguido através da venda de direitos de transmissão dos jogos.

4. Bayern Munique

FC_Bayern_München O Bayern de Munique, 2º classificado da bundesliga na época passada, apresentou 368 milhões de euros de receita, sendo que 55% foram ganhos com contratos comerciais.

3. Manchester United

manchester-united O Manchester United, 2º classificado da Premier League é sem dúvida um dos melhores clubes de futebol de sempre. A equipa onde joga Nani, na última época arrecadou 395 milhões de euros, quase igualmente divididos entre contratos de publicidade, vendas de bilhetes e direitos de transmissão.

2. Barcelona

barcelonaFC A equipa do tiki taka, que tanto agrada a uns e nada a outros arrecadou no último ano uns surpreendentes 483 milhões de euros. Não é de estranhar, já que é uma das equipas mais famosas em todo o mundo, levada à boleia pela fama dos seus jogadores e pelo estilo próprio com que jogam.

1. Real Madrid

Real_Madrid Esta é sem dúvida uma máquina de fazer dinheiro. É o primeiro clube a passar a barreira dos 500 milhões de euros, muito impulsionados pelos contratos de transmissão e de publicidade chorudos. Estas duas fatias juntas representam 75% dos 512 milhões.

Artigos Relacionados:

10 atletas portugueses em ascensão
Os 10 desportos mais populares no Mundo
A semana em 10 comentários de um Caneco prateado
Os 10 melhores guarda redes da última década

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404