10 Surfistas que marcam a história do Surf 1

Como desporto, o Surf no nosso país evoluiu muito durante os últimos anos. Temos a sorte de ter uma costa fantástica, cheia de bons spots para surfar e não é com surpresa que constatamos que o número de praticantes aumentou vertiginosamente na última década. Alguns nomes do Surf Português já são conhecidos por todos, mas no surf mundial há algumas pessoas que foram fundamentais na evolução deste desporto. Foi com dificuldade que conseguimos encaixar neste artigo 10 Surfistas que marcam a história do Surf e onde certamente caberiam muitos mais!

 

10. Sean Collins

Sean CollinsFoi o fundador do “Surfline” e uma das mais importantes figuras na análise e exploração das previsões de surf. Oficial da Marinha, tinha por hábito registar todos os relatórios e previsões meteorológicas do hemisfério sul, que depois comparava com várias outras fontes de dados e com o que observava no mar. Construiu modelos preditivos que mais tarde foram combinados no algoritmo de previsão de swells “LOLA”.

9. Mark Richards

09mark_richardsCom um estilo muito peculiar e estranho, Mark surpreendeu o mundo surfista quando em 1979 ganhou o título mundial (o primeiro com uma prancha multi-finos). Shapper de profissão, faltou nesse ano a algumas provas por dar prioridade ao “trabalho” em vez do prazer de surfar. Numa final em que ambos os surfistas podiam ser campeões, Mark ganhou contra todas as expectativas. A partir dai quis mostrar que era o melhor e foi campeão também nos três anos seguintes.

8. Shaun Tomson

08Shaun TomsonNasceu em Durban na África do sul e cedo começou a dar nas vistas em competições de surf locais. Depois de com 14 anos ficar impressionado com as ondas Havaianas, aos 20 integrou a geração “Free ride”, onde com um grupo de surfistas Australianos mudou para sempre a forma de olhar para o desporto. Ele e o seu grupo tornaram-se os percussores da profissionalização do surf, com fãs em todo o mundo. É o escritor do livro “Surfers Code” e acérrimo defensor de causas ambientais ligadas ao surf e à preservação dos oceanos.

7. Andy Irons

07Andy IronsConhecido pela sua rivalidade com kelly Slater, foi por três vezes vencedor do WCT (2002, 2003 e 2004) e marcou uma geração de surfistas Havaianos. Em 2012, com a sua mulher grávida de 7 meses, foi encontrado morto num hotel do Texas e ainda hoje não há certezas se faleceu de ataque de coração ou de uma mistura explosiva de drogas e medicamentos. O mundo do surf nunca mais foi o mesmo e o no Havai o dia 13 de Fevereiro foi declarado o “Andy Irons Day”.

6. Laird Hamilton

06Laird HamiltonÉ um conhecido surfista Americano de ondas grandes e um dos co-inventores do surf tow-in (puxado por motas de água). Apesar de não ser uma figura consensual no meio surfista, ninguém discute as capacidades e os feitos atléticos de Laird. No ano 2000 surfou a onda do milénio, na altura a maior onda alguma vez surfada, tornando-o numa lenda do desporto.

5. Layne Beachley

05Layne BeachleyEsta Australiana, antiga campeã mundial de surf por sete vezes, é actualmente uma dos quatro vice-presidentes da Federação Internacional de Surf (ISA) com representação no comité executivo da instituição. Tornou-se surfista profissional com apenas 16 anos, mas foi apenas 10 anos mais tarde que foi pela primeira vez campeã. Depois de muitos prémios conquistados, está desde 2006 no “Surfers’ Hall of Fame”.

4. Gerry Lopez

04Gerry LopezConhecido no meio como “Mr. Pipeline” (a prova ainda se chama Gerry Lopez Pipeline Masters), continua a ser de forma quase unânime o mestre dos tubos, mesmo tendo mais de 60 anos! Teve um papel muito importante na massificação comercial das pranchas de surf e foi um do fundadores da Lightning Bolt com o objectivo de patrocinar alguns atletas que não tinham dinheiro sequer para comprar as pranchas.

3. Tom Curren

03tom-currenTom Curren é o estereótipo do surfista dos anos 80 – rebelde, inovador e competitivo. Mas o seu estilo no surf é inconfundível e marcou para sempre o visual que associamos hoje a este desporto. Depois de ganhar o seu último título de 1990, Curren foi a estrela da série de vídeos “The Search” patrocinados pela Rip Curl e que ainda hoje são dos melhores a que podemos assistir.

2. The Duke

02The DukeNascido em 1894, Duke Kahanamoku é considerado o pai do surf moderno. Depois de vencer medalhas de ouro e prata na natação dos Jogos Olímpicos de Estocolmo (1912), viajou por todo o mundo e disseminou o surf por locais como a costa Este Americana a Austrália ou a Nova Zelândia, encantando os locais com a sua destreza sobre a prancha. A revista Surfer magazine nomeou-o Surfista do Século e na sua terra natal, o Havai, foi a também nomeado a figura do século XX.

1. Kelly Slater

01KellySlaterO seu nome é sinónimo de Surf, tal como Tiger Woods, Michael Jordan e Tony Hawk são dos seus desportos. Redefiniu as fronteiras do surf, mudando para sempre o estilo, as manobras, o design, o espectáculo e a competição. Marcou uma geração onde venceu por 11 vezes o título de campeão e hoje, aos 42 anos, continua com a ambição e combatividade de um rookie, ansiando por mais vitórias. Numa altura em que o surf se popularizou e tornou profissional, Slater, como comprovam todas as suas estatísticas, ofusca qualquer outro grande campeão desta ou de outras listas dos melhores do surf – pelo menos durante muitos anos!

 

Artigos Relacionados:

A semana em 10 comentários de: Reis Magos
Imagens da Semana (2013.12)
10 locais a visitar em Cascais
10 razões para sair de casa em Maio

Um comentário a “10 Surfistas que marcam a história do Surf”

  1. JOAO diz:

    Garrett McNamara??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404