10 provas desportivas organizadas pela Red Bull

Já toda a gente sabe que dá asas beber esta bebida energética, e as cabecinhas por detrás da marca fazem tudo para que essa ideia entre na cabeça das pessoas como se de uma verdade absoluta se tratasse. Nesse sentido organizam todos os anos e por todo o mundo provas de desportos radicais, e não só, capazes de arrepiar os mais corajosos. A verdade é que é difícil não ficar de boca aberta ao ver as provas que estes meninos se lembraram de criar, que desafiam as nossas ideias de desporto e espectáculo. Hoje temos uma lista com 10 provas desportivas organizadas pela Red Bull.

 

10. Red Bull Cliff Diving World Series

mergulhoOrganizado pela primeira vez em 2009 o Red Bull Cliff Diving World Series é um acontecimento internacional de mergulho de penhascos em que de um número limitado de mergulhadores é decidido o campeão do mundo. Os atletas saltam de uma plataforma à altura de 26–28 metros e o campeonato tem lugar em vários cenários exóticos dos quatro cantos do planeta, Açores incluído!

9. Red Bull Crashed Ice

crashed_iceO Crashed Ice é um evento extremo que tem lugar no inverno. Trata-se de uma corrida downhill no gelo com patins. A pista é desenhada num ambiente urbano e é caracterizado pelas curvas apertadas e pelos saltos gigantes. Os atletas são escolhidos nos meses anteriores à corrida através de uma prova teste. A prova consiste em séries com 4 atletas, das quais passam dois de cada vez em eliminatórias. No final apenas pode haver um campeão!

8. Red Bull MotoGP Rookies Cup

motogpA Rookie Cup trata-se de uma corrida de motas KTM com 125cc e os jovens pilotos não podem ter experiência anterior em competição. Esta classe foi criada em 2007 e desde então vários rookies passaram à classe 125/Moto3 do campeonato MotoGP – em 2008 Luis Salom, em 2009 o campeão Jakub Kornfeil, em 2010 Danny Kent e em 2011 Arthur Sissis.

7. Red Bull Flugtag

red_bull_flugtagO Flugtag que em alemão significa “dia de voo” é a famosa prova em que os competidores fazem voar máquinas voadoras feitas em casa, com um peso controlado e movidas pelas pessoas. As máquinas são lançadas de um pontão para o mar. A maioria dos competidores entra na competição pela exuberância e divertimento e as máquinas raramente voam.

6. Red Bull Ragnarok

RagnarokO nome “Ragnarok” vem de um acontecimento da mitologia norueguesa, que descreve a última batalha entre os deuses bons e os maus. A prova consiste numa corrida de snowkite (como o kitesurfing mas na neve) em que os atletas têm que ultrapassar obstáculos. A resistência é a principal característica necessária aos atletas e só os mais capazes chegarão ao fim.

5. Red Bull X-Fighters

X-FightersA Red Bull X-Fighters é uma prova de freestyle de motocross que tem lugar em arenas de tourada. Os pilotos são convidados e nestas provas os melhores encontram-se frente a frente. As provas são particularmente espectaculares tanto pela proximidade do público ao que os pilotos fazem como também pela utilização dos rituais típicos de uma tourada, com fanfarras a tocar.

4. Red Bull Road Rage

roadrageO Road Rage é uma prova de downhill em estrada, organizada pela primeira vez em 2005 apenas para profissionais, mas desde 2008 aberta a amadores. Esta prova já teve lugar nos USA, Itália, França, Alemanha, Bélgica, Israel, Polónia, Bósnia Herzegovina e duas vezes na Suiça. Durante a prova são efectuadas eliminatórias em que correm 4 pilotos de cada vez e os dois mais rápidos passam à fase seguinte até se encontrar o vencedor.

3. Red Bull Rampage

Red-Bull-RampageMais uma prova de downhill, mas esta exclusivamente organizada no Zion National Park, no estado do Utah, USA. A prova ocorreu desde 2001 a 2004 tendo sido cancelada posteriormente devido aos riscos que os atletas corriam. Voltou a acontecer em 2008. Os atletas são julgados pela escolha de caminho que seguem, pela capacidade técnica e a complexidade dos truques.

2. Red Bull X-Alps

x-alpsO X-Alps é uma das provas de aventura mais duras do mundo. Os atletas tem que andar ou voar 1000 km através dos Alpes, desde Salzburgo até ao Mónaco, no menor tempo possível. Cada quilómetro tem que ser percorrido ou a pé ou com um para-pente. Cada equipa é composta por um competidor e até dois acompanhantes para apoio. Não é permitida ajuda técnica ou assistência de fora e requer muita experiência com para-pente, num dos mais difíceis ambientes do planeta.

1. Red Bull Air Race

Red_Bull_Air_RaceA bem conhecida Air Race foi criada em 2003 pela Red Bull, como uma série de corridas internacionais de avião na qual os pilotos têm que navegar um percurso de obstáculos no menor tempo possível. Os pilotos competem contra o relógio e têm que passar nos “air gates” (compostos por pilares insufláveis), fazendo curvas apertadas, sobre a água e perto de cidades como o Porto, no rio Douro e em Lisboa. A prova foi cancelada em 2011 e voltará em 2014, depois de 3 anos parada para reformular o conceito da prova.

 

 

Artigos Relacionados:

A semana em 10 comentários de: Bicicleta do Armstrong
As 10 transferências mais caras do futebol
A semana em 10 comentários do Pombo Abel
10 troféus mais desejados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404