10 mitos sobre o exercício físico

Está a chegar a altura do ano em que muita gente começa a pensar em pôr-se em forma para o Verão. Cheios de motivação e com objectivos bem definidos, alguns dão tudo o que têm para estarem no seu melhor quando o calor apertar e for altura de mostrar os abdominais de sonho. É sempre importante não esquecer que na prática de actividades desportivas  há sempre cuidados a ter por forma a evitar lesões, mas por outro lado também sabemos que há por aí muitos mitos, falácias e lendas urbanas sobre o exercício físico e sobre os resultados da sua prática! Neste artigo damos a conhecer os 10 mitos sobre o exercício físico que mais frequentemente ouvimos as pessoas questionar! Não se esqueçam que em caso de dúvida é sempre melhor não arriscar e consultar um profissional.

 

10. “Se não suar não está a resultar”

suar

Suar é importante porque é a maneira de arrefecer o corpo durante o exercício ou quando está simplesmente calor. Como tal suar não é indicador do esforço que se está a fazer. Algumas pessoas suam baldes e outras nem tanto, independentemente da forma física ou do esforço.

 

9. “Se cortar nos hidratos de carbono perco peso”

hidratos-de-carbono

Cortar por completo um grupo alimentar nunca é boa ideia! Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia para o corpo. Ao se cortar nos hidratos de carbono o corpo vê-se obrigado a ir buscar energia às proteínas, que não são tão eficazes como os hidratos. Isto também retira ao corpo a capacidade de usar a proteína para construir músculo.

 

8. “Fazer abdominais reduz a gordura da barriga”

FatBelly

É impossível reduzir ou queimar gordura em zonas específicas do corpo. A melhor maneira de a queimar é com actividades aeróbicas e uma alimentação saudável. Fazer abdominais não queima a gordura, apenas fortalece os músculos o que faz com que debaixo da gordura tenha os abdominais com que sempre sonhou.

 

7. “Os treinos de manhã são mais eficazes”

manha

Diz-se que treinar de manhã acelera o metabolismo e se queimam mais calorias durante o dia. Não há provas de que isto seja verdade. A melhor altura para treinar é quando quiser e quando puder, independentemente de ser de manhã, tarde ou noite.

 

6. “Fazer alongamentos antes do exercício previne lesões”

stretching

Fazer alongamentos depois do treino tem resultados benéficos, mas antes do treino não produz o mesmo efeito. Alguns estudos até sugerem que desestabiliza os músculos, deixando-os menos preparados para maiores esforços, como no caso de treinar com pesos. Em vez disso faça um aquecimento de 5 minutos de cardio.

 

5. “Mulheres que levantam pesos ficam com músculos volumosos”

weight-lifting-for-women

No que diz respeito a treino com pesos, a testosterona é muito importante para que os músculos ganhem volume. Os níveis de testosterona nas mulheres são muito menores do que nos homens, por isso na maioria dos casos não são capazes de desenvolver grandes músculos. Por outro lado, como o músculo ocupa menos espaço que a gordura, as mulheres têm tendência a perder tamanho ao fazerem treinos com pesos.

 

4.”Banho quente evita que os músculos fiquem doridos”

ice-bath

A água fria é a melhor aposta. Quando fazemos exercício os vasos sanguíneos abrem e ficam assim pelo menos durante uma hora. As dores acontecem quando o acido lacteo se acumula nos músculos através dos vasos dilatados. Um banho frio ajuda a fechar os vasos e a reduzir a quantidade de ácido lácteo que se acumula. É como se puséssemos um saco de gelo sobre todo o corpo.

 

3. “As mulheres têm que fazer exercícios diferentes dos homens”

mainpic

Ao contrário de quase tudo o resto, no que diz respeito a semelhanças e diferenças, nisto homens e mulheres são iguais. Ambos os sexos têm a mesma estrutura corporal com apenas diferentes composições hormonais. Isto pode resultar numa diferença em termos de força muscular, mas não quando se fala de treino! Por norma os homens focam-se mais nos abominais, peito e braços, e as mulheres nos glúteos e pernas. Ou seja ambos se esquecem de metade dos seus corpos.

 

2. “Beber água ajuda a perder peso”

agua

Não há indícios que provem que beber água ajuda a perder peso. Também é um mito que beber muita água reduz o apetite. No máximo come-se menos porque se passa mais tempo a fazer viagens entre a casa de banho e a mesa de jantar, nada mais!

 

1. “No pain, no gain”

injury

O exercício físico não deve ser doloroso. No limite, quando se atinge o auge do treino, podemos estar a suar e a respirar com maior dificuldade. Mesmo a dificuldade em respirar não deve ser de tal forma que não se consiga responder a uma questão ou manter uma conversa. Este é um bom indicador de que se está a treinar num bom nível e é importante distinguir entre a fadiga muscular e as dores musculares ou das articulações. A dor é a maneira que o corpo utiliza para nos dizer que algo não está bem e é importante ouvir. Se é doloroso, pare!

 

 

Artigos Relacionados:

10 recordes olímpicos difíceis de bater
10 rivalidades no desporto
Os 10 maiores estádios do mundo
10 skateparks para conhecer em Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404