Os 10 melhores skaters da última década

Não há dúvida que o skate evoluiu imenso nos últimos anos, especialmente a partir do ano 2000. Não só as manobras ficaram mais complexas. Não só as tábuas e os ténis usados se tornaram mais específicos. A indústria que gira à sua volta também se converteu num negócio de milhões, que atrai fãs em todo o mundo, principalmente junto dos mais jovens. Hoje, e para lembrar os velhos tempos em que também andávamos de skate, publicamos uma lista com os 10 melhores skaters da última década, com algumas lendas e outros “miúdos” mais novos, seja em “vert” – praticado numa rampa –  ou em “street” – praticado na rua com os obstáculos urbanos.

 

10. Jamie Thomas

Jamie-ThomasJamie Thomas aparece nesta lista não só por ser uma presença dominante na modalidade mas também por ter um papel importante na indústria do skate. Comprou a Black Box Distribution (empresa do grupo da Zero, Mystery, Fallen, e $lave), e inclui imagens góticas cristãs no design dos produtos da marca, sem tentar impingir ninguém com as suas crenças religiosas. Thomas mostrou também que se pode gerir uma empresa ligada ao skate com moral e ética, enquanto ainda pratica a modalidade e aparece em vídeos uma vez por ano.

9. Elissa Steamer

steamerElissa Steamer tem dominado o skate feminino desde 1999. Nesse ano ganhou o concurso de street feminino no Slam City Jam, a primeira competição feminina num campeonato do mundo de Skateboarding. Desde então foi a primeira mulher a ter um modelo de tábua profissional, um modelo de ténis profissional para skate e a primeira e única mulher a aparecer num jogo Tony Hawk. Em 2004 e 2005 ganhou o primeiro lugar 10 vezes em competições por todo o mundo.

8. Paul Rodriguez “P-Rod”

p-rodPaul Rodriguez tem carisma, é um excelente skater, ganhou inúmeras competições nos últimos 10 anos mas aquilo que atrai toda a gente é a sua natureza, é impossível não gostar dele. Em 2004 Rodriguez tornou-se no primeiro skater profissional patrocinado pela Nike. Tem também tentado aparecer em filmes de Hollywood e em 2007 entrou no filme “Vicious Circle”, que ganhou o New York International Latino Film Festival, em 2008.

7. Daewon Song

daewon-songDaewon Song ficou conhecido através dos 3 vídeos em que ele competia com Rodney Mullen. Nestes vídeos com o nome “Rodeny Mullen VS Daewon Song, Rounds 1, 2 and 3” podemos ver os dois talentosos skaters a mostrarem as suas capacidades e técnica ao melhor nível, o tipo de coisas que as pessoas não viam nos X Games. Mas estes vídeos nada tinham a ver com rivalidade ou competição, juntamente com Mullen, Song mostrou que os limites do que se podia fazer com um skate estavam por desbravar.

6. Bob Burnquist

bob-burnquistBob Burnquist começou a última década a ganhar os prémios TransWorld’s Best Vert durante 3 anos consecutivos. Depois disso passou os anos a ganhar medalhas atrás de medalhas em eventos de vert skateboard, incluindo os X Games. Burnquist é sem dúvida um dos melhores skarters de vert skaters, e usou a sua influência em acções de sensibilização para o meio ambiente através da fundação que criou com o seu nome.

5. Rob Dyrdek

Rob-DyrdekPara muitas pessoas a primeira vez que viram Rob Dyrdek foi no video “The DC Video” que a marca DC Shoes lançou em 2003. Na altura percebeu-se que aquele video de skate nada tinha a ver com os que até ali se faziam, muito dinheiro tinha sido empregue na sua produção. E isso ajudou Rob a lançar-se no mundo do show business tornando-se num dos skaters mais famosos do planeta.

4. Ryan Sheckler

ryanEm2004 Ryan Sheckler tornou-se no mais novo skater a ganhar a medalha de ouro nos X Games. Depois disso não parou de ganhar prémios e competições atrás de competições, o que o fez ganhar muito dinheiro. No meio do skate há aqueles que gostam dele e aqueles que o odeiam por ter feito uma fortuna com a modalidade e acharem que isso estraga a imagem do skater.

3. Danny Way

danny-wayDanny Way é mais conhecido pelas acrobacias e pelo seu input mais espectacular na modalidade, como por exemplo quando saltou por cima da Grande Muralha da China, quando quebrou o recorde de salto mais longo. É também um grande atleta de competição e arrecadou ao longo da sua carreira inúmeras medalhas. Foi operado 7 vezes ao joelho por lesões contraídas mas nada disso o proibiu de ser dono de vários recordes do mundo como o salto mais alto, o salto mais longo ou a maior queda livre no skate.

2. Rodney Mullen

Rodney-MullenEm 2001, a Globe skateboard shoes lançou o video “Globe: Opinion skateboarding” no qual aparecia Rodney Mullen, que já era bastante conhecido na altura. Mas neste video as capacidades de Rodney tornaram-se ainda mais evidentes, a sua técnica de street tinha atingido um nível muito mais elevado do que qualquer outra atleta e manteve essas capacidades durante os últimos 10 anos, tendo desafiado a ideia que os adeptos da modalidade tinham do street skateboarding.

1. Tony Hawk

tony-hawk-900Tony Hawk é uma lenda do skate, e está nesta lista em primeiro lugar apesar de se ter retirado da competição em 1999. A razão da sua presença nesta lista é simples. No mesmo ano em que se retirou, 1999, saiu o primeiro jogo “Tony Hawk Pro Skater” e nos últimos 10 anos o franchise  (12 jogos!) tornaram-se no pináculo dos jogos de skate em todo o mundo. Também em 1999 Tony Hawk foi o primeiro a conseguir um “900º”, até à altura o santo graal das manobras do skateboarding vertical, e durante este tempo todo muitos tentaram bater até Abril do ano passado, quando um miúdo de 12 anos, Tom Schaar, conseguiu fazer um “1080º” batendo assim o limite estabelecido por Tony Hawk.

 

 

Artigos Relacionados:

10 bolas desportivas
10 grandes corridas de automóveis
10 diferenças entre o Rugby e o Futebol Americano
10 atletas que mais mudaram o desporto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404