10 grandes corridas de automóveis 1

As corridas com automóveis começaram depois da produção dos primeiros carros movidos a gasolina. A primeira corrida organizada aconteceu em França no final do século 19, organizada pelo director do jornal Le Vélocipède, Sr. Fossier. O percurso tinha 2km e foi vencedor o Sr. Georges Bouton com um carro que o próprio construiu. Mas sejamos sinceros, ele foi a única pessoa que apareceu, por isso dificilmente podem chamar àquilo uma corrida!

No em10taque acompanhamos de perto o desporto automóvel e é verdade que por vezes parecemos uns Fittipaldis nas nossas potentes máquinas – a mais potente é 1.5d e não tem direcção assistida!  Como o tempo tem estado de chuva, e nós só andamos com pneus slicks, decidimos ficar pela redacção a ver vídeos de corridas até chegarmos a esta lista com as 10 grandes corridas de automóveis que valem a pena seguir.

 

10. Pikes Peak International Hill Climb

pikes_peak

Spencer Penrose, um influente habitante da cidade de Colorado Springs, EUA., percebeu o potencial da montanha com 4.300 metros de altitude e em 1915 converteu o que anteriormente era um caminho estreito montanha acima, numa larga estrada em terra batida com 20Km de extensão e uma média de inclinação de 7%. Para publicitar a sua nova estrada a cidade pensou num plano simples, organizar uma corrida de automóveis  até ao topo de  Pikes Peak pela nova estrada. A primeira corrida ocorreu em Agosto de 1916 e ao longo dos anos algumas secções foram alargadas e alcatroadas. Em 2011 acabaram de alcatroar a totalidade do percurso e em 2012 disputou-se a primeira corrida de Pikes Peak totalmente no alcatrão.

 

9. Rali de Monte Carlo

Monte-Carlo

A primeira edição realizou-se por iniciativa de Alberto I, Príncipe do Mónaco, em 1911. A organização é do Clube Automóvel de Mónaco que organiza também o Grande Prémio de F1. O rali efectua-se ao longo da Riviera Francesa, no Principado do Mónaco  e no sudeste da França, e destina-se a promover o Mónaco como destino turístico e cultural. Este rali servia para testar os melhoramentos e inovações dos carros, apesar de ter tido dificuldades e condições pouco dignas durante muitos anos.

 

8. Grande Prémio de Macau Fórmula 3

Macau-GP

Esta competição automobilística que ocorre uma vez por ano em Macau é conhecido por ter o único circuito urbano onde tanto carros como motas correm. Todos os anos em Novembro, centenas de pilotos de diversas categorias se juntam neste circuito. Um dos pontos altos é o Grande Prémio de Fórmula 3, onde os participantes chegam aos 275Km/h no fim da recta da meta. É um dos mais exigentes circuitos do mundo, devido às suas curvas apertadas e rectas rápidas. Várias estrelas da Fórmula 1 correram neste circuito em Fórmula 3 e alguns ganharam mesmo o tão almejado prémio, como Riccardo Patrese, Ayrton Senna, Michael Schumacher, David Coulthard, Ralf Schumacher and Takuma Sato.

 

7. Rali Pequim-Paris

pequim-paris

O rali Pequim-Paris começou em 10 de Junho de 1907 e é considerado como o primeiro grande rali automóvel. Trata-se de um rali para carros clássicos e vintage e foi organizado pela primeira vez pelo jornal francês Le Matin. Consistiu numa prova entre Pequim e Paris, passando por pontos intermédios em Omsk, Chelyabinsk, Kazan, Moscovo, São Petersburgo, Vilnius, Varsóvia e Berlim, entre muitas outras. A extensão total era de 14 994 km, e os concorrentes podiam escolher o percurso que quisessem desde que passassem nos checkpoints. Em 2013 este rali realiza-se novamente, mantendo muito da mística original!

 

6. Corrida dos Campeões

race-of-champions

A Corrida dos Campeões é um evento que se realiza no final de cada ano, em que participam alguns dos melhores pilotos do mundo. É a única competição do mundo onde pilotos de Fórmula 1, Rali, NASCAR e Turismo competem 1 para 1 em carros idênticos.  Foi organizada pela primeira vez em 1988 pelo antigo piloto Michéle Mouton e pelo presidente da IMP (International Media Productions) Fredrik Johnsson. Começou como uma corrida entre pilotos de rali, em homenagem a Henri Toivonen, piloto de ralis finlandês que faleceu no rally da Córsega, mas passou a incluir pilotos de todas as disciplinas de desportos motorizados. Ao vencedor da corrida é dado o título de “Campeão dos Campeões” e o troféu Henri Toivonen. Em 1999 foi incluída a corrida por nações em que dois pilotos competem pelo seu país.

 

5. Indy 500

indy-500

É o maior evento automobilístico no EUA. A Indy 500 começou em 1911. É organizado todos os anos, no último fim de semana de Maio, na pista oval de Indianápolis. É um dos mais prestigiados eventos de competição motorizada e é vulgar observarem-se carros a atingir velocidades superiores a 320Km/h. O número 500 refere-se às milhas percorridas durante a competição, perto de 805Km.

 

4. Baja 1000

Baja_1000

A Baja 1000 foi criada por dois representantes da Honda nos EUA., Jack McCormack e Walt Fulton. A primeira corrida teve lugar em 1967 com 68 inscritos e veículos como buggys, motas e jipes. Os vencedores são anunciados não só por categoria de carro e classe a que pertencem, mas também por pontuação geral, sendo este o grande objectivo dos participantes. É também conhecida pela festa de abertura da corrida, com dançarinas, muita cerveja e pilotos e marcas a prepararem-se para a competição que dura 5 dias.

 

3. 24 Horas de Le Mans

UK2012WEC142

É a mais antiga e mais famosa corrida de endurance do mundo e acontece todos os anos na pista francesa de Le Mans. Originalmente servia para testar a eficiência e a fiabilidade de carros de produção, mas tornou-se ao longo dos anos no evento em que todas as grandes marcas querem estar presentes. É também o palco de muitas rivalidades pessoais e profissionais. Nos anos 60, Henry Ford desiludido por não ter conseguido comprar a Ferrari jurou que bateria a marca italiana na pista e investiu grandemente na produção de carros de corrida cada vez melhores. Tudo isto faz com que os melhores carros de corrida tenham passado por Le Mans.

 

2. Grande Prémio de Fórmula 1 do Mónaco

monaco-f1-gp

É o mais popular e prestigioso evento no calendário anual da Formula 1. O circuito do Mónaco, que recebe este grande prémio desde 1929, é corrido nas ruas de Monte Carlo. Curvas apertadas, ruas estreitas e até um túnel, põem à prova as capacidades dos carros e dos pilotos.

 

1. Rali Dakar

dakar

Tudo começou em 1977 quando o piloto de motas Thierry Sabine se perdeu no deserto da Líbia enquanto corria o rali Abidjan-Nice. Depois de ser resgatado das areias do deserto criou este evento, aberto a todos os que se quisessem aventurar numa viagem assente no espírito de aventura e na amizade. “Um desafio para quem vai. Um sonho para quem fica para trás” era o mote desta aventura. Em Dezembro de 1978 arrancou a primeira edição desta corrida com um total de 182 veículos inscritos, entre motas, carros e camiões. Apenas 74 chegaram ao fim. Durante muitos anos a corrida começava em Paris e acabava em Dakar, Senegal, sendo interrompida apenas pela travessia do Mediterrâneo. Devido a problemas políticos e de segurança o rali passou, desde 2009, a ser disputado na América do Sul.

 

 

Artigos Relacionados:

Imagens da Semana (2013.32)
Imagens da Semana (2013.36)
Os 10 melhores Tweets da Semana (2013.38)
Os 10 melhores skaters da última década

Um comentário a “10 grandes corridas de automóveis”

  1. […] aqui falámos neste circuito no artigo 10 Grandes corridas de automóveis, o Grande Prémio de Macau é composto por uma serie de corridas que incluem motas, formula 3 e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404