10 caceteiros do futebol português 19

É comum vermos jogadores de futebol de todo o mundo que apesar de não terem grandes dotes para elevar o desporto, fazem parte de grandes equipas. Normalmente este tipo de jogador ocupa uma posição mais recuada, em que o domínio de bola não é tão importante, entre a defesa e o meio campo. Mas estes jogadores com menos argumentos, tinham outras técnicas para empregar ao serviço da equipa, nomeadamente a cacetada! Muitos dos jogadores que inserimos na lista dos 10 caceteiros do futebol português são bem conhecidos dos fãs portugueses e todos eles jogaram nos clubes mais competitivos do campeonato nacional, por isso é fácil reconhecer que estes eram sem dúvida grandes caceteiros.

 

10. João Pinto

joao_pinto_Talvez o mais emblemático jogador do futebol português dos anos 80 e 90. Tanto pelo seu estilo de jogo, em que o adversário era mais um inimigo a abater no campo de batalha, como pelas consecutivas calinadas que fazia questão de partilhar com os jornalistas, depois repetidas vezes sem conta para para todos se partirem a rir.

9. Pedro Emanuel

pedro-emanuelQuando a falta de talento para a bola é demasiado evidente, há que recorrer a outros métodos. E o Pedro Emanuel foi um grande aprendiz da escola portista da arte de bem dar cacetada. Ao contrário do jogador que se segue, este sabia o que se passava em campo o que indica que era propositado o emprego do pontapé na canela alheia.

8. Fernando Aguiar

aguiarO Robocop do Benfica. O futebol era um conceito completamente desconhecido para este jogador, dava até a sensação que ele não fazia ideia de porque é que os outros andavam a correr atrás da bola. Mas as instruções do Mister eram claras – “Esquece a bola, dá no gajo que vem com ela!

7. João Pereira

joao_pereiraSe há jogador que tem prazer em chegar o pêlo ao osso é o João Pereira. E depois de o fazer ainda enche o peito para se exibir, qual galo de luta, só para o caso da vítima se levantar com ganas de vingança. É daqueles jogadores que toda a gente percebe que ferve sem lume e que qualquer coisinha serve para afiambrar num adversário.

6. Sá Pinto

sa_pintoRaça e determinação sempre foram características deste jogador e de vez em quando estas características levavam a melhor sobre ele. Não eram só os adversários que levavam com o “feitiosinho” do menino, que o diga o Artur Jorge que também saboreou um pouco do que o Sá Pinto tinha para oferecer, quando não o chamou para a selecção portuguesa. É dos poucos nesta lista que tinha verdadeiramente habilidade para ter sido um enorme jogador, não fosse o mau feitio!

5. Bruno Alves

bruno-alvesCom 1 metro e 89 cm de altura este antigo central do F.C.P. ainda hoje delicia os adeptos do futebol, no campeonato Russo e na selecção. Até há uns anos os jogadores davam a cacetada de forma dissimulada, em vez de se acertar na bola acertavam na perna do jogador e depois diziam que tinha sido limpo, mas com o Bruno Alves a técnica da dissimulação foi posta em desuso e as suas entradas mais parecem vindas do “Vale tudo”. Continua a deter o recorde do número de joelhadas na cabeça dos adversários num jogo!

4. Petit

ptitAcho que todos nós conhecemos um Petit na vida. Era aquele tipo que jogava connosco, baixinho, marreco, magrinho mas com uma capacidade de afiambrar nos adversários que metia dó. Um pitbull que nem os colegas de equipa se aproximavam muito dele, não fosse o baixinho morder ou distribuir fruta por eles também.

3. Jorge Costa

Jorge_CostaO Jorge Costa assim como o Fernando Couto, seu colega da área central da defesa portista, foram sem dúvida os que mais fizeram para que o Vitor Baía tivesse conseguido ser o melhor guarda-redes português. O nível de cacetada empregue por estes defesas era de tal ordem que praticamente nenhum avançado conseguia entrar na área e ameaçar a baliza. Para a posteridade ficam as milhentas paralíticas que o Jorge Costa aplicava nas coxas dos adversários, quase sempre sem o árbitro se aperceber.

2. Fernando Couto

fernando-coutoTalvez este jogador devesse partilhar o número 3 com o Jorge Costa. A verdade é que com dois centrais deste calibre, que empregavam com uma eficácia quase germânica a técnica “ou passa a bola ou o jogador” o Porto, tinha uma linha defensiva infalível, juntamente com o Paulinho Santos. Na altura os jogos nos FCP não se contabilizavam os golos mas sim os jogadores amolgados, ensanguentados e lesionados. A equipa portista ganhava tudo e o Couto também!

1. Paulinho Santos

paulinhoPara qualquer amante português de futebol, o termo cacetada é sinónimo de Paulinho Santos! É fácil perceber porque é que nunca saiu do Porto, pura e simplesmente ele conseguiu fazer inimigos em todos os clubes que o enfrentaram e por consequência ninguém o queria a desestabilizar o seu balneário. Além do mais ao ficar pelo Porto evitavam-se bastantes lesões desnecessárias no próprio plantel – os treinos com ele eram tão duros quantos os jogos! Falta só lembrar os duelos que o maior caceteiro do futebol português teve com o maior mergulhador, o João Vieira Pinto. Uma coisa é certa, com o Paulinho em campo tínhamos a certeza que se o JVP caísse, não era por estar-se a fazer à falta!

 

 

Artigos Relacionados:

A semana em 10 comentários de: Bicicleta do Armstrong
10 miradouros de Lisboa
A semana em 10 comentários de um Assalariado sem Fins Lucrat...
A semana em 10 comentários de um Azeiteiro

19 comentários a “10 caceteiros do futebol português”

  1. eu diz:

    e o andrade que jogou no benfica e no braga

  2. eu diz:

    quem fez esta lista não vê nada ou é ignorante! faltam tantos e tão alguns fora do contexto! por exemplo dar uns tabefes no jorge é ser caceteiro? enfim misturar e repartir deixando tudo sem calhestro!

  3. sam diz:

    Parece que o Pepe vai ter que continuar a distribuir cacetes para entrar na lista…

  4. Tripeiro diz:

    Alguém se lembra do Tahar (benfica)? A piada do gajo é que tentava sempre disfarçar muito, e falhava redondamente LOL. O Paulinho é um justo vencedor deste top, mas acho que o João Pereira devia estar mais próximo. Deviam mudar o titulo, para jogadores portugueses, porque se contarmos com estrangeiros que jogaram cá, Javi, Bynia, Maxi…

  5. Pecado diz:

    Então e o Tiago? Ex- FC Porto / Benfica /Boavista … Camisola 66… que mais devia ser 666 (número do DIABO!) Esse sim, metia medo em campo… taco a taco com o Paulinho Santos!!!

  6. Khaytaah diz:

    Faltam, pelo menos, o Carlos Mozer e o Maxi Pereira!

  7. barrocas diz:

    Estes nortanhos só vêm o seu umbigo….
    Tao e o Fernando, não falem só do Benfica, se forem a ver mais de metade da lista é da escolinha do pintinho

  8. barrocas diz:

    Esquecerão do Martelinho do Boavista

  9. justiceiro diz:

    vejam bem então e fique mos por aqui….
    http://www.youtube.com/watch?v=afbIC4bObQc

  10. ++ diz:

    o pepe e o javi nao sao portugueses pa.
    senao tava a disputar o 1 lugar lol

  11. a mae da tua mae diz:

    loool voces só podem ser deficientes. COMO É QUE MAXI E MATIC, E O QUE VOCES DISSERAM AI PRA CIMA, ENTRA NA LISTA, SE ISTO É SÓ DE JOGADORES PORTUGUESES E NAO DE JOGADORES QUE ACTUAM EM PORTUGAL!!!? MENOS POVO, VOCES PORTISTAS NAO DIZEM UMA PARA A CAIXA!

  12. Fernando diz:

    E o Javi Garcia???

  13. patanisca diz:

    Ainda me lembro da fêvera que o Acosta deu ao Paulinho Santos, foi de bradar aos céus.

    À listagem faltam alguns..Bynia é bem lembrado, não diria tanto o Oceano mas sim o Vidigal, indivíduo com sérios problemas em mudar de direcção.

    Fernando Aguiar acho que está demasiado abaixo na lista. Quem o viu dar paulada desde o tempo do Beira-Mar, acha certamente que devia estar no pódium.

    Numa lista mais larga relembro o Lobão (Beira-Mar), Ricardo Silva + Jorge Couto + Zé Manuel + Jorge Silva (Boavista)

    Adicione-se à lista de candidatos “à lista” qualquer jogador treinado pelo Jaime Pacheco.

  14. A tua mãe diz:

    Só tenho uma questão : como é que é possível que, sendo esta lista o top dos mais caceteiros que jogam ou jogaram em Portugal, o nome do Maxi Pereira, Javi, Bynia,o Matic, o Luisão !!!
    Estes mouros são muito calhaus !

  15. Como é possivel diz:

    Falam em tantos gajos e não falam do rei da cacetada dos dias de hoje no futebol português
    O Maxi pereira é sem sombras de dúvidas pior do que alguns que estão na lista

  16. Resposta diz:

    Tu é que não sabes ver como as coisas são. eu próprio sou portista e admito que é a realidade, por isso deixem de estar sempre em bocas com o clube rival e apreciem o futebol !

  17. Nuno Monteiro diz:

    Falar de caceteiros e não falar de Álvaro, Veloso, Mozer, Tahar ou Bynia do SLB ou Oceano do SCP, só por piada…

  18. Abram a pestana diz:

    Vê se mesmo que isto foi feito por um ou varios aziados do benfica… Pena que quase todos esses jogadores do Porto que aí meteram foram campeões nacionais, alguns taça uefa, champions e taça intercontinental. A vida nem sempre é facil, mas sempre têm o rennie para ajudar 😀 !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404