Os 10 orgãos mais importantes do corpo humano 19

Passamos a vida sem termos noção dos nossos orgãos, de funções como respirar, digerir, andar e todas as outras são tomadas como garantidas, e na realidade não nos preocupamos muito com nada disso a menos que algum orgão fique doente ou que deixemos de poder realizar uma destas funções. mas devíamos ter sempre presente que o nosso corpo é constituído por orgãos que se danificam quando postos em stress. E quando um orgão falha o problema não costuma ficar por ali. Hoje publicamos uma lista com os 10 orgãos mais importantes do corpo humano e deixamos um concelho –  Não exponham o corpo, e principalmente os orgãos, a excessos, porque cada vez que o fazemos estamos a pôr em risco a nossa saúde e consequentemente a nossa vida.

 

10. Bexiga

bexiga4Tudo o que comemos é digerido e uma parte é deitada fora, e é para isso que serve a bexiga. É o orgão responsável por remover a urina do corpo para que este não fique entupido com desperdício e toxinas. É capaz de armazenar entre 300 a 500 ml de urina e como todos os outros orgãos pode ficar doente, como quando bactérias entram e se multiplicam podendo provocar cancro. Outra condição é Bexiga hiperactiva que faz com que se tenha sempre vontade de urinar, mesmo quando a bexiga já está vazia. Mas é sem dúvida um dos mais importantes orgãos já que mantém o corpo limpo e saudável.

9. Rins


rinsOs rins removem as toxinas do nosso corpo e equilibram os fluidos corporais. Também libertam as hormonas que controlam a pressão arterial e uma das mais importantes funções é a produção de glóbulos vermelhos, e ao mesmo tempo a preciosa vitamina D que mantém os ossos fortes e saudáveis. Quando um rim fica doente e deixa de funcionar a pessoa fica cada vez mais doente também, pois as toxinas que este devia filtrar acumulam-se no corpo e se o rim não for substituido ou se a pessoa não recorrer à diálise pode morrer.

8. Baço


bacoO baço é um orgão vascular que contém os fluidos e sangue que circulam pelo corpo. A sua função é reconhecer e remover glóbulos vermelhos velhos ou deformados da corrente sanguínea. Neste processo de remoção de células danificadas ou velhas, o baço 
destrói as e devolve ao corpo o ferro que estas continham. No ultimo mês de gestação do feto, o baço produz glóbulos vermelhos que sejam necessários para o desenvolvimento do bebé.

7. Estômago

estomago_bTodos nós compreendemos que fazemos a digestão de tudo o que comemos e bebemos. O estômago é importante na medida em que, para digerir o seu conteúdo, produz um ácido que activa uma enzima chamada de pepsina que é essencial para a digestão das proteínas e que ajuda na absorção da vitamina B12, que tem um importante papel no funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.

6. Intestinos

intestinosHá, como sabemos, dois tipos de intestino, o delgado e o grosso. O intestino delgado é um tubo com mais de 6 metros enrolado no abdómen e é responsável pela absorção dos nutrientes da comida para a corrente sanguínea. Como é um orgão vascular, significa que tem muito fluxo sanguíneo, os nutrientes, vitaminas e medicamentos são rapidamente e eficientemente absorvidos pela corrente sanguínea. O intestino grosso faz a absorção de água  e minerais como sódio e cloreto , bem como a formação e armazenamento temporário das fezes.

5. Pâncreas

pancreasO pâncreas localiza-se no abdómen e ajuda na conversão da comida em combustível para o corpo. Tem duas funções importantes, a primeira é a regulação dos níveis de açúcar no sangue e a outra é ajudar na digestão. É um orgão digestivo que produz enzimas digestivas que ajudam na absorção de nutrientes e a na digestão do que se encontra no intestino delgado. Estas enzimas ainda ajudam na decomposição dos hidratos de carbono e proteínas. Se o pâncreas falhar e os fluidos saírem para o corpo podem provocar a morte.

4. Fígado

figadoO fígado é a maior glândula do corpo humano, chegando a pesar 1,5kg. Recebe 30% do sangue do corpo por minuto. É um armazém de vitaminas, açúcar e ferro para dar energia ao corpo através da corrente sanguínea. Controla a produção do colesterol e remove o excesso, limpa o sangue de desperdício, drogas e outras substâncias agressivas ao corpo e produz ao mesmo tempo bílis, que é importante para a digestão e absorção de nutrientes. O fígado é tão importante que se falha todo o corpo começa a falhar até que o corpo deixa de funcionar.

3. Pulmões

pulmoesSem os pulmões a vida não é possível. Fazem parte de um conjunto de orgãos e tecidos, o sistema respiratório, que funcionam em conjunto para nos ajudar a respirar. O pulmão direito é ligeiramente maior que o esquerdo. Sem os pulmões não teríamos no corpo um dos gases mais importantes para a vida, o oxigénio que alimenta o corpo todo através da corrente sanguínea.Uma das doenças mais comuns dos pulmões é a asma, que dificulta a respiração. É uma doença crónica e pode mesmo ser fatal.

2. Coração

coracaobO coração aparece em segundo por razões óbvias, é um orgão vital. A saúde do coração é importantíssima e felizmente cada vez mais pessoas lhe dão a devida atenção, fazendo exercício e tendo atenção ao seu funcionamento. Um coração saudável depende de alguns factores como bons genes, actividade física e uma alimentação saudável, entre outras. Em média o coração bate 72 vezes por minuto e bombeia o sangue por todo o corpo, não falhando um orgão. Assim como os pulmões ou o fígado, se o coração parar tudo o resto pára.

1. Cérebro

cerebroE em primeiro está o super-computador que é o cérebro. Controla todos os sistemas e orgãos do corpo ao mesmo tempo através de um sistema nervoso de uma complexidade que ainda estamos longe de entender completamente. Os sistema nervoso central é uma enorme rede de nervos que gere o corpo. O cérebro tem várias partes como o Cerebrum, o Cerebelo, o sistema límbico e o tronco encefálico. O cerebrum é a maior parte do cérebro, coordena as acções e pensamentos.O cerebelo é responsável pelo movimento e postura e o sistema límbico gere as emoções e o funcionamento do corpo como respirar, o batimento cardíaco e a pressão arterial. Quando o cérebro falha as consequências são desastrosas.

 

 

 

 

Artigos Relacionados:

As 10 raças de gatos mais famosas do mundo
As 10 tribos mais isoladas
Os 10 países mais pobres do mundo
As 10 drogas mais consumidas

19 Comentários sobre “Os 10 orgãos mais importantes do corpo humano

  1. Responder adriana Jun 15, 2014 23:48

    eu doarioa com muito orgulho e salvaria outra vida

  2. Responder iago Mai 27, 2014 00:04

    Estou fazendo um livrovai me ajudar muito na lição da minha escola

  3. Responder larissa Mai 19, 2014 15:50

    EU GOSTO MUITO DO MEU ORGAO NUNCA VOU DOAR

  4. Responder Bruno César Mai 12, 2014 15:13

    Excelente matéria: clara, objetiva e com informações úteis e apresentadas de forma de fácil entendimento. Obrigado, essa matéria deu um suporte muito bom para o estudo do corpo humano e seus órgãos!!!

  5. Responder Kauanny Lopes Valota Mai 11, 2014 18:38

    Nossa me a judou muitoo!! Vou tirar 10 no trabalho da escola e na prova Obrigada

  6. Responder ligiasouza Mai 5, 2014 21:21

    Vou tirar dez no trabalho….valweu

  7. Responder fabielly do carmo Abr 28, 2014 18:02

    eu acho que vou passar na prova!!

  8. Responder jessica Abr 23, 2014 21:25

    oi meu nome e´ jessica tenho 10 anos eu acho que vou tirar 10 no trabalho que minha professora pidio muito opriada

  9. Responder Camila Abr 23, 2014 20:15

    quero mais huhu###

  10. Responder camilly Abr 19, 2014 17:28

    oi meu nome é camilly eu adorei me ajudou bastante acho que vou passar na prova

  11. Responder manuela da silva santos Mar 30, 2014 16:46

    ola meu nome e Manuela tenho 25 anos tenho tido umas tonturas sera que deve ser ao exesso de bebida alcolíca?

  12. Responder adreia Mar 22, 2014 20:06

    gostei amei obrigada !

  13. Responder maria eduarda Mar 21, 2014 12:24

    oi meu nome é maria Eduarda tenho 10. estou no 5 e vou fazer prova hj isso vai me ajudar muito.

  14. Responder karine Mar 20, 2014 00:25

    oi,meu nome é karine eu tenho 12 anos 7 ano eu gostei muito do site ,esse site me ajudou muito que tambem fiz um trabalho de ciências muito obrigado

  15. Responder kaua Fev 26, 2014 13:57

    vlw me ajuda mt no trabalho acabei tirando um 9,8 vlwwwwwww mwsmo

  16. Responder Marcia Fev 24, 2014 22:33

    OI EU TENHO UM PRIMO QUE ANDA COMIGO NOS ESCOTEIROS E ESTE SITE FOI MUITO BOM PARA FAZE-LHE UM PROVA

  17. Responder julia andrade ferreira ramos Fev 11, 2014 12:20

    oi, meu nome é julia tenho 10 anos e sou uma aluna do 5 ano . gostei muito do site, esse site me ajudou a fazer um trabalho de ciências ! muito obrigada!!!!

Deixe um Comentário