Os 10 melhores festivais de música do mundo

Os festivais de música tornaram-se sinónimos de Verão e atraem milhares de pessoas diariamente para assistirem às melhores bandas do momento. Alguns festivais não só permitem que assista aos concertos mas que se descanse por perto, com locais para campismo e outras infra-estruturas, para que no dia seguinte seja mais fácil aceder de novo ao recinto e aos concertos. Todos os anos as peregrinações em direcção aos festivais que acontecem por toda a parte do mundo. Por cá não somos excepção  e muitos orçamentos pessoais contemplam as despesas, muitas vezes elevadas, que a ida a um festival exige. Neste artigo publicamos os que para nós são os 10 melhores festivais de música do mundo, para que tal como nós, sonhem com a perspectiva de  estar pelo menos uma vez em cada um deles.

 

10. Festival de Salzburgo

salzburg-festival Música clássica não é a primeira coisa que nos vem à cabeça quando pensamos em festivais de música, mas o festival de Salzburgo é o mais antigo e prestigiado festival europeu. Apresenta centenas de performances de três estilos; Ópera, concertos e drama e realiza-se em várias salas da cidade austríaca.

Mais info – www.salzburgerfestspiele.at

9. Roskilde Festival

Roskilde-Festival Este festival dinamarquês dura 4 dias mas é precedido de um “warm up” de 4 dias também. Nasceu em 1971 com 25 mil pessoas a assistirem mas hoje vende 71 mil bilhetes semanais e 4 mil bilhetes diários. Os bilhetes semanais custa cerca de 240€, com campismo e acesso a todos os eventos.

Mais info do festival – www.roskilde-festival.dk

8. The Reading/Leeds Festivals

reading-festival O mesmo festival em duas cidades ao mesmo tempo! O festival de Reading é o mais antigo dos dois, 1961 foi a primeira edição e tratava de um festival de Jazz. As bandas tocam um dia numa cidade e no dia seguinte na outra, e assim as duas cidades oferecem o mesmo cartaz. Reading recebe cerca de 87 mil pessoas por cada dia e Leeds cerca de 75.000.

Reading – www.readingfestival.com
Leeds – www.leedsfestival.com

7. Lollapalooza

 lollapalooza Foi criado em 1991 por Perry Farrell, vocalista dos Jane’s Addiction como tour de despedida da banda. Realizou-se anualmente até até 1997 e voltou a ser organizado em 2003. Desde a sua criação que é um festival errante. percorrendo a América do Norte, mas hoje o Lollapalooza é organizado em Chicago, em Santiago do Chile e em São Paulo.

Lollapalooza, Chigaco – www.lollapalooza.com
Lollapalooza Brasil – www.lollapaloozabr.com
Lollapalooza Chile – lineup.lollapaloozacl.com

6. Boom Festival

boom-festival Bem conhecido dos portugueses, quanto mais não seja pelos media, este festival de música electrónica já tem 15 anos de existência e tornou-se numa gigantesca rave. Dança com fogo, arte, yoga e mais de 30 mil espíritos livres a fazerem parte daquilo a que os organizadores chamam de “tribo alternativa e psicadélica global”. É conhecido por ser um festival ecológico reconhecido pelas Nações Unidas.

Mais info – www.boomfestival.org

5. Optimus Alive

optimus-alive O Alive dispensa apresentações, pelo menos em Portugal e arredores. Com uma afluência média de 40 mil pessoas por dia, este festival que nasceu em 2007, já faz parte da realidade e do orçamento de muita gente para as férias de verão. O cartaz de 2013 já conta com Green Day, Depeche Mode, Kings of Leon e muitos mais.

Mais info – www.optimusalive.com

4. Rock in Rio Brasil

rock-in-rio-brasil Foi realizado pela primeira vez em 1985, e é reconhecido como um dos maiores festivais do mundo. Nasceu no Rio de Janeiro e em 2004 foi organizado pela primeira vez fora do Brasil, em Lisboa. Conta com 12 edições, quatro no Brasil, cinco em Portugal e três na Espanha. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid.

Mais info – www.rockinrio.com

3.  South by Southwest

sxsw Austin, no Texas é invadido por concertos de música Indie, passagem de filmes. conferências e muitas festas. O South by Southwest (SXSW) é um evento anual e acontece em Março. A cidade transforma-se num enorme palco e em qualquer parte da cidade há sempre alguma coisa a acontecer.

Mais info – sxsw.com

2. Download

download-festival É indiscutivelmente o maior festival dedicado ao rock e o mais pesado desta lista. Acontece em Donington Park, Inglaterra e dura 3 dias. Os grandes nomes do Rock e Metal passam por lá em Junho e o festival conta com uma média de assistência de 100 mil pessoas.

Mais info – www.downloadfestival.co.uk

1. Glastonbury

Glastonbury Nasceu em 1970 influenciado pela ética hippie e pelos movimentos de festivais livres. Trata-se de um festival não só de música mas também de filmes e artes em geral. Ainda se sentem as influências hippies, já que uma grande parte do dinheiro dos bilhetes vai para instituições sociais e para ajudar em causas humanitárias. O número de pessoas a assistir tem aumentado de ano para ano e atingiu no ano passado os 150 mil. O bilhete inclui espaço para campismo e todas as infra-estruturas necessárias. Os Rolling Stones estão na calha para a edição deste ano e os bilhetes já estão esgotados.

Mais info – www.glastonburyfestivals.co.uk

 

 

Artigos Relacionados:

As 10 melhores séries infantis do século passado
10 razões para sair de casa (2012.49)
10 razões para sair de casa em Maio
10 animais muito estranhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404