Os 10 itens mais coleccionados

Coleccionar é um hobby que pode ser tão divertido, como lucrativo, dependendo do interesse de cada um. Todos gostamos de acumulador tralha e muitos temos prazer em fazê-lo. Para os mais esclarecidos, coleccionar algo pode ser uma forma de investimento com risco e que facilmente se pode tornar numa desilusão, com a agravante de ter um monte de coisas a ocupar espaço na cave/garagem. Há quem faça grandes fortunas com as suas colecções e quem esteja disposto a pagar valores ridículos por um exemplar raro ou único para juntar à sua colecção. O Eucli10 por exemplo colecciona selos e moedas. Temos amigos que são viciados em porcelana outros que não descansam enquanto não completam a caderneta dos cromos! Foi a pensar nestas personagens que surgiu a ideia de escrever um artigo com os 10 itens mais coleccionados  no mundo.

 

10. Autógrafos

autografosEsta colecção não implica só ter os rabiscos que os famosos fazem num caderno, mas também a experiência de estar em contacto com os mesmos. E não interessa que se tenha um autógrafo de cada pessoa, há quem coleccione autógrafos somente de um músico, actor, etc.

9. Loiça e conjuntos de porcelana

porcelanaChamamos a muitas destas loiças bibelots mas a verdade é que há exemplares capazes de valer pequenas fortunas, principalmente se se fizerem acompanhar por todo o conjunto. Há pessoas que se dedicam de tal maneira a coleccionar estes conjuntos que ocupam divisões inteiras da casa com armários onde exibem a sua preciosa colecção.

8. Brinquedos

brinquedosAs colecções de brinquedos são das poucas que fazem as pessoas parar e contemplar os exemplares que as constituem. Talvez porque queremos encontrar aqueles que mais gostávamos ou aqueles que nunca tivemos a oportunidade de ter, ou simplesmente porque os brinquedos nos transportam para trás no tempo.

7. Filmes

filmsA 7ª arte com todos os seus géneros e estilos proporciona aos coleccionadores uma infindável fonte de novos itens para as colecções. O Fagun10 colecciona tudo o que é filmes na cabeça, não há filme que não veja no cinema, mas há muitas pessoas que só descansam quando têm um exemplar em casa. Não estamos a falar, obviamente, de downloads mas sim dos originais com caixa e que muitas vezes não chega sequer a ser aberta.

6. Discos de Vinil

vinilO som do vinil ainda está marcado nas mentes daqueles que ouviam música antes do CD e do mp3. Apesar da qualidade do som ter melhorado desde que estas tecnologias tomaram conta do som nas nossas casas, há muita gente que não deixa o vinil morrer. Há empresas que continuam a alimentar o mercado do vinil e a fazer o gosto daqueles que ainda vivem o som com aqueles estalidos característicos.

5. Bonecas – Barbies

barbiesNunca nos passaria pela cabeça coleccionar Barbies mas a verdade é que há uma vasta rede de coleccionadores destas bonecas e de todos os acessórios e “amigos”. E não estamos a falar de crianças coleccionadoras mas sim de adultos, independentemente do sexo e da masculinidade (ou da falta dela!).

4. Moedas

moedasFalámos do Fagun10 que colecciona filmes mentalmente, mas de moedas percebe o Eucli10. As moedas começaram a ser coleccionadas no tempo da Roma Antiga, por estudiosos que catalogavam moedas exóticas. Existem vários tipos de colecções: focadas em temas, num país, em datas de cunhagem, moedas comemorativas, entre várias outras. O valor das moedas varia consoante o estado em que se encontram, moedas em melhor estado de conservação, valem consideravelmente mais do que em mau estado, chegando a valer milhões de euros.

3. Selos

selosEste é outro item que o Eucli10 também colecciona. O primeiro selo foi emitido em 1840, em Inglaterra, e a história do coleccionismo de selos começou pouco tempo depois. Segundo registos, em 1860 já existiam milhares de coleccionadores de selos por todo o mundo, nomeadamente nas colónias inglesas. Hoje estima-se que existam 200 milhões de coleccionadores e a indústria que cresceu à volta deste hobby não pára de se expandir de ano para ano.

2. Cromos de caderneta

CromosQuem não se lembra de coleccionar cromos e colar na caderneta? A febre dos cromos não passava enquanto a caderneta não estivesse cheia e, como as empresas que os produziam controlavam quais seriam os cromos que menos saíam, víamos-nos forçados a recorrer à troca e às vezes mesmo a pagar mais por um cromo só para ter a caderneta completa e passar à próxima colecção.

1. Comics

bdOs livros de banda desenhada são os mais coleccionados em todo o mundo. Alguns exemplares de certas BDs chegam a valer milhões de euros no mercado e os leilões atingem valores astronómicos. BDs de heróis como o Batman, Homem-Aranha e outros são os mais valiosos e mais procurados.

 

 

 

Artigos Relacionados:

10 razões para sair de casa (2013.11)
Os 10 melhores festivais de música do mundo
Os 10 preconceitos mais comuns
Os 10 países mais pobres do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404