Os 10 edifícios mais brutais do mundo

Já lá vai o tempo em que a arquitectura estava presa ao que se julgava impossível, mas hoje em dia parece que o termo impossível já não faz parte do vocabulário de um arquitecto. É fácil ver isso nos edifícios que vamos vendo crescer um pouco por todo o mundo. A imaginação aliada a novas técnicas de construção elevaram o grau de complexidade e de beleza das novas aventuras arquitectónicas. Hoje publicamos aqueles que para nós são os 10 edifícios mais brutais do mundo.

 

10. Burj Khalifa, Dubai

burj_khalifaElevando a quase 830 metros de altura sobre o deserto, esta espectacular super torre é a mais alta estrutura do mundo. Tem 162 andares com escritórios, residências, restaurantes, um hotel Armani e um deck de observação no piso 124. Coberto por uma cortina de vidro que reflecte o sol arábico, o edíficio cresce gradualmente da sua base em Y tornando-se mais estreito à medida que sobe.

9. Gardens by the bay, Singapura

630gardens_gardensbythebayFoi nomeado edifício do ano em 2012 no World Architecture Festival e caracteriza-se por conservatórios de vidro e ferro que compõem este jardim botânico. Cada um deste espaços tem um clima diferente, um é húmido, outro seco e o outro é uma floresta de montanha. Os visitantes podem passear através das “super-árvores” que estão cobertas com células fotovolteicas para recolherem energia solar.

8. Linked Hybrid, Pequim

LinkedHybridComposto por 8 torres interligadas, este complexo multi-usos representa a visão do desenvolvimento urbano do século 21. Para evitar o isolamento, normalmente associado aos edifícios residenciais de luxo, os arquitectos colocaram largos espaços entre os edifícios, que convidam quem por ali passa a passear por espaços públicos que incluem jardins, lojas e pontes na tentativa de proporcionar encontros e visitantes de vizinhos.

 

7. The Shard, Londres

shardFoi uma visão comum a quem viu os Jogos Olímpicos de 2012. Este arranha-céus de 72 andares, o mais alto destes lados da Europa, transformou a linha de horizonte da capital britânica.  Inspirado nas torres das igrejas , a estrutura é composta por oito fachadas de vidro que reflectem as vistas circundantes e através dos quais se pode ver o interior. Este edifício inclui escritórios, apartamentos, restaurantes e um hotel.

6. Museu de Arte e Ciência Perot, Dallas

Perot_MuseumO arquitecto Thom Mayne, vencedor de um Pritzker Prize, é conhecido por quebrar o molde e este edifício não é excepção. Coberto de painéis de cimento texturado, o edifício é um cubo com 5 andares. No exterior podemos ver uma escadaria em vidro que rompe a fachada de forma dramática, levando os visitantes ao último piso, para as exposições.

5. Parrish Art Musuem, New York

parrish_museumEste edifício, que se assemelha a um celeiro tradicional daquelas paragens Norte Americanas, encaixa-se perfeitamente no ambiente circundante e é composto por um conjunto de galerias ligadas por uma espinha central com mais de 185 metros de comprimento.

4. Guangzhou Opera House, China

Guangzhou_Opera_HouseO boom da construção chinesa produziu alguns projectos audaciosos mas poucos são tão espectaculares como este edifício. É composto por duas estruturas fluídas, o maior contém uma sala ondulada com 1800 lugares sentados, e a mais pequena com 400 lugares. Ambos os edifícios estão cobertos com uma estrutura de ferro com painéis de vidro e granito (a complexidade desta estrutura originou alguns problemas durante a construção e ainda se mantém em manutenção). Seja como for este edifício é o porta estandarte dos objectivos da China do século 21.

3. Metropol Parasol, Sevilha

metropol_parasolQuando durante uma escavação para um parque de estacionamento revelou ruínas e artefactos Romanos na Plaza de la Encarnación, em Sevilha, foi decidido que seria construído um monumento de boas vindas. Com 27 metros de altura e quase 153 de comprimento, este ondulado pavilhão de madeira é parte abrigo, parte galeria de rua. No topo das formas encontram-se um restaurante e um museu arqueológico.

 

2. Absolut World, Ontario

Absolute_WorldEstes edifícios residenciais  conferem uma vista fabulosa. Com inúmeras varandas que rodeiam todo o edifício com formas elípticas, estes prédios com 50 e 56 pisos parecem dançar e torcer em volta de si próprios.

1. Centro de conferências e concertos Harpa, ReykjavÍk

harpaAinda antes da sua inauguração, este edifício que mais parece uma pérola, levou uma nova vida à capital da Islândia, principalmente ao porto adormecido onde foi construído, atraíndo locais e turistas com as suas fachadas caleidoscópicas de vidros de várias cores. A carapaça cristalina complementa a estrutura geométrica interior e à noite tiras de LED’s são ligadas, transformando a água do porto num mar de luz.

 

 

 

Artigos Relacionados:

10 cocktails perfeitos
Os 10 países mais poluidores
Imagens da Semana (2013.12)
10 jogos de tabuleiro mais populares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404