Os 10 animais mais rápidos

Quando pensamos em velocidade, a primeira coisa que nos vem à cabeça é um carro desportivo ou um Fórmula 1. A verdade é que nós Humanos, somos o único animal que necessita de algum tipo de veículo para atingir as velocidades que muitos animais atingem apenas com força muscular e aerodinâmica. Na lista dos animais mais rápidos o Homem aparece lá para o fim da tabela e temos a certeza absoluta que o primeiro nome será o do Usain Bolt. Como hoje a lista é sobre os 10 animais mais rápidos e não dos mais lentos, vamos deixar-vos com as velocidades que alguns animais atingem, seja na água, no ar ou no solo.

 

10. Libelinha

libelinha As libelinhas são os insectos mais rápidos! A velocidade que atingem difere entre as várias espécies, mas as maiores conseguem atingir velocidades entre os 30 e os 70 Km/h.

9. Lebre

lebre Para quem ainda não viu uma lebre a correr, só temos uma coisa a dizer, se piscam os olhos já não a vêem! Correm duas vezes mais depressa que o Usain Bolt e conseguem fazer curvas apertadas a 72 Km/h.

8. Gnu

gnu Os Gnus, antílopes da savana africana, são excelentes corredores. Mais de endurance do que de sprint mesmo assim conseguem atingir os 80km/h. Na savana os animais tiveram que desenvolver características físicas que permitissem atingir grandes velocidades, pois os predadores são também capazes de as atingir.

7. Antilocapra

antilocapra A Antilocapra é um antílope da família da Gazela. Estes animais evoluíram a capacidade de atingir grandes velocidades para fugiram dos seus predadores, leões, chitas e outros animais. Atingem uma velocidade muito próxima dos 100Km/h e aguentam durante algum tempo esta velocidade, tirando partido de um coração e pulmões grandes.

6. Avestruz

avestruz A Avestruz é o animal bípede mais rápido! Conseguem atingir os 97,5 km/h, propulsionadas por músculos fortes e volumosos das pernas. São também a maior espécie de ave e a que põe os maiores ovos.

6.Veleiro (Sailfish)

sailfish O Veleiro é um peixe imponente que se encontra unicamente em oceanos de água quente. O nome vem da enorme barbatana dorsal que se assemelha a uma vela. Chegam a medir mais de 3 metros com quase 100Kg. Foram registados exemplares desta espécie a velocidades superiores a 110Km/h.

4. Chita

cheetah Todos conhecemos a Chita, o mais esguio membro da família dos grandes felinos. É o mamífero mais rápido, capaz de atingir no espaço de 400 metros uns estonteantes 120Km/h. No arranque é mais rápida que qualquer carro super desportivo, já que atinge esta velocidade em menos de 3 segundos. No entanto este esforço tem um preço alto, o gasto de energia é enorme e a temperatura do corpo pode subir de tal maneira que a Cheetah pode morrer.

3. Fragata

fragata Esta ave marinha é a que tem a maior envergadura de asas com o menor peso corporal, o que a permite atingir os 153 km/h em voo normal.

2.Andorinha

andorinha A Andorinha, que bem conhecemos como a ave que anuncia a chegada da primavera, é a ave que atinge a maior velocidade em voo normal (bater de asas). Esta ave passa a vida a voar, seja nas migrações ou mesmo depois de chegar ao destino, raramente pousa durante muito tempo. Em voo atinge velocidades perto dos 170 Km/h.

1. Falcão Peregrino

falcao-peregrino No reino animal não há mais rápido que o Falcão Peregrino. Têm duas tácticas de caça. A primeira é a perseguição da presa em voo normal, mais falível que a segunda já que as presas empregam curvas apertadas para tentarem perder o falcão e é usual saírem com vida da perseguição. A segunda raramente falha e é nesta que o falcão emprega toda a sua aerodinâmica  Com um mergulho a pique o Falcão atinge uns impressionantes 320 Km/h. É praticamente impossível outra ave escapar a um ataque a esta velocidade. A maioria morre com o impacto.

 

 

 

Artigos Relacionados:

Os 10 itens mais coleccionados
Os 10 aeroportos mais movimentados do Mundo
10 animais que mais vítimas humanas fazem
10 bactérias perigosas e as doenças que causam

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404