Os 10 aeroportos mais movimentados do Mundo

Nos dias de hoje o meio de transporte mais conveniente em termos de segurança e presença global é o avião. O número de passageiros aumenta de dia para dia, assim como o número de aviões em circulação e os aeroportos que os recebem. Existem mais de  40,000 aeroportos em todo o mundo, utilizados tanto para transporte de pessoas como de mercadorias. Neste artigo listamos os 10 aeroportos mais movimentados do Mundo em termos de número de passageiros registados anualmente. A lista é actualizada todos os anos e para este artigo baseamos-nos na do ano passado, 2012.

 

10. Aeroporto Internacional do Dubai, Emiratos Árabes Unidos

dubaiÉ o maior centro de ligação aéreo aéreo do médio oriente e o 10º mais movimentado do mundo. abriu em 1960, tendo sido o primeiro aeroporto a ser construído nos Emiratos Árabes Unidos, com uma única pista de 1,8km. Tem 3 terminais, cada um com uma capacidade de gerir 75 milhões de passageiros por ano. Foi o vencedor do prémio do Melhor Aeroporto do Médio Oriente durante 4 anos consecutivos. Os terminais 1 e 3 são para passageiros internacionais, que representam 90% do total de visitantes por ano.

9. Aeroporto Internacional Soekarno–Hatta, Indonésia

indonesiaEste aeroporto tem o nome do primeiro Presidente da Indonésia, Soekarno, e do primeiro Vice Presidente, Mohammad Hatta. Abriu em 1985 e por ele passaram no ano passado mais de  57 milhões de passageiros. A Forbes Traveller considerou o Soekarno–Hatta International Airport como o 6º mais pontual do mundo. Tem 3 terminais e é reconhecido como o aeroporto com maior crescimento em termos de passageiros, tendo saltado de 32 milhões em 2008 para 57 milhões em 2012. Passou da 37ª posição em 2008 para a 9º que ocupa neste momento.

8. Aeroporto Internacional de Dallas/Fort Worth, USA

Dallas-Fort-WorthLocalizado no Estado do Texas, é o maior aeroporto do Texas e o segundo maior dos Estados Unidos em termos de área. É também o melhor aeroporto de carga do mundo. Os visitantes tem acesso a Wi-Fi de borla, fornecida pela AT&T, nos terminais e nos estacionamentos cobertos. Espera-se que em 2013 atinja a marca dos 200 destinos, que o tornará num dos poucos aeroportos do mundo a conseguirem esse feito (apenas 6 fazem parte dessa lista). Tem 5 terminais e mais de 58 milhões de pessoas passaram por ali em 2012.

7. Charles de Gaulle, Paris

cdgPopularmente conhecido como o Roissy Airport, é um dos mais conhecidos mundialmente e o maior em França. Situa-se a cerca de 25km de Paris, servido por bastantes ligações por estrada e caminhos de ferro desde o centro da cidade. Em 2012 passaram pelos seus 3 terminais mais de 61 milhões de passageiros, fazendo dele o segundo aeroporto mais movimentado da Europa.

6. Aeroporto Internacional de Los Angeles

LAX

Localiza-se na segunda área mais povoada dos Estados Unidos e é o 6º aeroporto mais movimentado do mundo, em termos de tráfego de passageiros. Situa-se a 24km da cidade de Los Angeles e os dois locais estão bem ligados por comboio e autocarros. Registou em 2012 mais de 63 milhões de passageiros. Tem 8 terminais repletos de lojas, restaurantes e tudo para satisfazer as necessidades dos visitantes. Este aeroporto encontra-se no top 5 das listas de maior tráfego de passageiros e de cargas.

5. O’Hare International Airport, Chicago

ohareEra o aeroporto mais movimentado até 2008 e agora ocupa a 5ª posição da lista. No ano passado, 66 milhões de passageiros passaram por ali com voos para mais de 60 destinos à volta do mundo. O O’Hare foi votado “O melhor aeroporto da América do Norte” durante 10 anos pelos leitores da edição americana da Business Traveler Magazine (1998–2003) e pela Global Traveler Magazine (2004–2007). Tem no entanto a reputação de ser um dos menos pontuais aeroportos dos USA, baseado na percentagem de voos atrasados.

4. Aeroporto Internacional de Tóquio

TokyoEste aeroporto abriu em 1931 e em 2012 passaram por ali 66,795,178, fazendo dele o segundo mais movimentado aeroporto da Ásia e o 4º do mundo. A Forbes reconheceu-o como o mais pontual aeroporto do mundo, dois anos consecutivos. Com os seus 4 terminais tem a capacidade de gerir quase 90 milhões de passageiros por ano.

3. Aeroporto de Heathrow, Londres

heathrow1O aeroporto de Heathrow encontra-se a 22km do centro da cidade de Londres e foi inaugurado em 1929, sendo hoje usado por mais de 90 companhias aéreas que voam para 170 destinos em todo o mundo. É o principal hub da British Airways. É o aeroporto por onde mais passageiros passam na Europa e o 3º mais movimentado em termos de tráfego. Tem 5 terminais, 4 dos quais são para passageiros e o quinto para mercadorias.

2. Aeroporto Internacional de Pequim – China

beijing-airportLocaliza-se a 32 km do centro de Pequim e é o aeroporto asiático com mais tráfego na Ásia. Abriu a 2 de Março de 1958. Em 2012 passam por ali 81,929,359 de passageiros. Possui 3 terminais e o terceiro foi aberto em 2008, antes dos Jogos Olímpicos daquela cidade. O terceiro terminal é agora o segundo maior terminal do mundo (a seguir ao terceiro terminal do aeroporto Internacional do Dubai) e o 5º maior edifício do mundo em termos de área.

1. Aeroporto Internacional de Hartsfield-Jackson Atlanta

hartsfieldÉ desde 1998 o aeroporto com mais tráfego do mundo. No ano passado passaram por ali mais de 95 milhões de passageiros. O nome foi dado em honra de Maynard Jackson, o primeiro mayor negro na cidade de Atlanta, em 2003. Foi submetido a inúmeras obras de melhoramento ao longo dos anos e por isso a Air Transport Research Society considerou-o o mais eficiente em 2011. Em média, todo os dias mais de 250,000 passageiros passam pelos seus terminais em aproximadamente 2.500 voos. Tem cerca de 55,300 empregados, sendo o maior empregador do Estado da Georgia.

 

 

Artigos Relacionados:

10 razões para sair de casa em Maio
A semana em 10 comentários de um Técnico de Engolimento
Os 10 preconceitos mais comuns
Imagens da Semana (2013.42)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404