As 10 grutas mais brutais do mundo

As grutas e cavernas fazem parte da nossa história desde o inicio da nossa existência. Na pré-história eram usadas como abrigo, ou como locais religiosos. Hoje os exploradores estudam-nas para tentarem conhecer o passado do planeta e as alterações às condições climáticas pelas quais o planeta passou. Outros exploram-nas por diversão e pela actividade física, mas para os menos aventureiros, e para aqueles que querem saber onde elas se encontram, deixamos aqui um artigo 10interessante  com as 10 grutas mais brutais do mundo. Quase todas estas grutas estão abertas ao público, com luz artificial e todas as condições para que o visitante as possa conhecer sem pôr a vida em risco. Mas há outras que só mesmo os mais destemidos conseguem visitar.

 

10. Gruta Eisriesenwelt

EisriesenweltA Eisriesenwelt (em Alemão significa “mundo dos gigantes de gelo”) é a maior caverna de gelo do mundo com uma extensão de mais de 42km e encontra-se dentro da montanha Hochkogel nos Alpes Austríacos. A Eisriesenwelt foi formada por um rio, que com a passagem provocou a erosão de passagens por dentro da montanha e as formações de gelo são formadas por neve que derreteu e escorreu para dentro da gruta e congelou no inverno.

9. Gruta Ludi Yan

Reed_FluteA gruta Ludi Yan (em Português algo como “Flauta de Cana”) é conhecida como o “Palácio das artes naturais” e localiza-se no sul da China. Segundo a lenda a gruta tem este nome porque os locais acreditavam que se podiam fazer flautas a partir das canas que se encontravam na entrada da gruta. A caverna de calcário parece uma terra de contos de fadas com estalactites, estalagmites, pilares e cortinas de pedra, plantas, aves e animais de cores e formas fantásticas.

8. Gruta de cristais

crystalEsta gruta foi descoberta em 2000 por mineiros que escavavam um túnel numa mina no norte do México. A câmara principal desta gruta contém alguns dos maiores cristais naturais alguma vez encontrados nas grutas de todo o mundo. O maior encontrado até hoje mede 11 metros de comprimento, 4 metros de diâmetro e pesa cerca de 50 toneladas. Estes cristais atingiram este tamanho devido às altas temperaturas dentro da gruta, que atingem os 58 graus, permitindo que cristais microscópicos se formassem e crescessem. O resultado parece a caverna do Super-Homem.

7. Rio subterrâneo de Puerto Princesa

puerto_princesaO rio subterrâneo Puerto Princesa encontra-se na cadeia montanhosa coberta de selva da costa oeste da ilha de Palawan, nas Filipinas. Até à descoberta de um rio subterrâneo no México, em 2007, o Puerto Princesa era o mais longo rio subterrâneo do mundo e ainda continua a ser o mais longo navegável. Tem uma extensão de 8,2 km e atravessa a espectacular gruta até desaguar no mar da China.

6. Grutas de Waitomo

waitomo_cavesAs grutas Waitomo são uma das maiores atracções turísticas da Nova Zelândia, localizadas perto da cidade de Waitomo. Estas grutas são a casa das minhocas Waitomo, pequenos seres luminescentes que emitem luz no escuro, que encontram apenas na Nova Zelândia e são do tamanho de um mosquito que iluminam as paredes da gruta como as estrelas no céu. As grutas, formadas há mais de 30 milhões de anos, e parecem majestosamente decoradas, ali encontra-se um enorme poço de calcário e a Cathedral Cavern, conhecida pela sua fenomenal acústica.

5. Gruta Majlis al Jinn

MajlisMajlis al Jinn é uma das maiores grutas do mundo e localiza-se na remota área do Plateau Selma, em Oman. Trata-se de uma gruta com uma câmara apenas, com 310 metros por 225 metros e uma altura de 120 metros. A parte mais funda da gruta fica a 178 metros da superfície e para se ter uma noção do tamanho desta gruta, cabem 12 aviões Boeing 747 jumbo lá dentro. apenas aqueles que têm muita experiência em alpinismo podem visitar a gruta, mas há planos para tornar a gruta mais acessível.

4. Gruta Skocjan

skocjanO sistema de grutas Skocjan inclui a mais alta caverna da Europa, um gigantesco desfiladeiro, quedas de água e uma ponto sobre o desfiladeiro que parece saída do Senhor dos Anéis. As grutas estão decoradas com magnificas estruturas de estalactites e estalagmites. As grutas foram criadas por um rio que se afundou, o rio Reka. O rio encontra-se à superfície durante a primeira parte mas depois desaparece para a profundezas das grutas e volta a aparecer à superfície depois de ter percorrido 34km dentro das grutas.

3. Cavernas Carlsbad

carlsbad_cavernsAs cavernas Carlsbad são um parque nacional perto de da cidade com o mesmo nome, no Novo México. As cavernas incluem a Big Room, uma caverna natural de Calcário com 1,219 metros por 190 metros e 107 metros de altura, o que faz desta caverna a 7ª maior do mundo. As cavernas estão decoradas com estalactites, estalagmites e outras formações incríveis que podem ser visitadas através de vários acessos.

2. Jeita Grotto

Jeita-GrottoO Jeita Grotto consiste em duas cavernas de calcário separadas mas interligadas, uma galeria inferior e outra superior. A superior contém a maior estalactite do mundo. A galeria inferior tem um comprimento de 6.200 metros e encontra-se 60 metros abaixo da superior. Nela encontramos um rio e um lago subterrâneo.

1. Grutas Mulu

muluAs grutas Mulu encontram-se no Parque Nacional Gunung Mulu, no Borneo, e são uma das maiores atracções turísticas da Malásia. O parque engloba gruta incríveis e formações rochosas num cenário de floresta tropical. A caverna Sarawak, encontrada numa das cavernas mede 700 metros por 396 metros com uma altura de 70 metros e é a maior caverna do mundo. Para usar a mesma comparação que usámos para exemplificar o tamanho da Majlis al Jinn (nº 5 desta lista), nesta caverna cabem 40 Boeing 747 jumbos, sem ser preciso sobrepor as asas. Numa caverna vizinha a enorme colónia de morcegos sai todos os fins de tarde em busca de comida, num êxodo espectacular.

 

 

 

 

Artigos Relacionados:

2012 em 10 imagens
As 10 línguas mais faladas no mundo
10 praias obrigatórias no Algarve - Barlavento
As 10 drogas mais consumidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404