As 10 drogas mais consumidas 1

Os tempos estão a mudar e algumas drogas estão lentamente a tornar-se legais em algumas partes do mundo. A cannabis, por exemplo, apesar de haver uma grande guerra contra a sua legalização, é uma droga que se encontra no caminho da legalização. Outras drogas mais pesadas nunca chegarão a ser legais mas isso não impede as pessoas de as consumirem diariamente, em privado para não serem apanhadas. Hoje publicamos uma lista com as 10 drogas mais consumidas em todo o mundo. A maioria delas existe desde sempre e sempre foram consumidas pelos humanos.

 

10. Solventes

solventesSnifar cola ficou popular no final dos anos 70 por ser a “droga” da cena punk, mas hoje qualquer produto à base de solventes serve para cheirar, desde aerosóis, verniz para as unhas, gás de isqueiros e mesmo gasolina. O facto de ser muito fácil de encontrar faz com que se tenha tornado popular entre crianças pobres em todo o mundo. Por apenas 20 cêntimos um miúdo em Casablanca, Marrocos, pode comprar um tubo de cola para arranjar câmaras de ar das bicicletas e ser transportado para um lugar onde se sente feliz. É um cenário que se repete por todo o mundo.

9. Cogumelos psicadélicos

cogumelosHá milénios que os cogumelos alucinogénicos ou psicadélicos fazem parte da sociedade, cultura e religião. Existem mais de 180 espécies de cogumelos que contêm as substâncias psicadélicas Psilocibina ou Psilocina. Há muitos registos de uso ao longo da história e são hoje uma das mais populares e disponíveis drogas psicadélicas naturais. A Psilocibina e a Psilocina são os ingredientes psicoactivos responsáveis pela “trip” que o utilizador sente cerca de 20 minutos depois do consumir. No entanto muitos destes cogumelos são mais venenosos do que alucinogénicos, pelo que todo o cuidado é pouco na escolha do cogumelo. Podem ser consumidos de várias maneiras desde secos, comidos ainda frescos, cozinhados ou fervidos e bebidos como um chá.

8. Opio

opioO ópio influenciou a economia de nações, provocou guerras, inspirou poetas e a trouxe a ruína de muitos. É derivado da seiva da papoila opiácea que é cultivada desde a era neolítica. A flor é usada como alimento, as sementes não tem qualquer efeito narcótico e são usadas como condimento, mas a seiva colhida das plantas ainda verdes é extremamente narcótica. As plantas são originárias da Grécia e da China e foram plantadas pelos Egípcios, Romanos e pela civilização Minóica (Idade do Bronze Grega).  Os seus efeitos sedativos ficaram mundialmente conhecidos durante o século XIX, quando os poetas românticos como Lord Byron, o usavam em busca de inspiração. Era mesmo receitado a crianças que tinham os dentes a crescer e os adultos podiam ir a locais próprios onde podiam fumar descontraidamente.

7. LSD

lsdO LSD ou dietilamida do ácido lisérgico é talvez a mais conhecida droga alucinogénica. Foi descoberta em 1938 pelo químico suíço Albert Hoffman, enquanto procurava uma cura para a gripe comum. Tornou-se mundialmente famosa e chegou a ser defendida e publicitada, como na música dos Beatles Lucy in the Sky with Diamonds. Uma a duas horas depois de ingerir a droga, a visão e a audição parecem tornar-se mais desenvolvidos e as sensações físicas e as emoções alteram-se. A interacção do utilizador com o que o rodeia, a ideia de realidade e tudo o que acontece parece irreal. Os estímulos visuais tornam-se estranhos e podem gerar um medo irracional com paranóia, confusão e pânico. Outras pessoas têm simplesmente boas experiências e não sentem nenhum sintoma negativo.

6. Barbitúricos / Benzodiazepinas

benzodiazepinasEstes são pura e simplesmente medicamentos ansiolíticos, que apenas se compram com receita médica em qualquer farmácia. Os Barbitúricos existem desde o século XIX, com centenas de derivados ao longo dos anos e são utilizados em hospitais psiquiátricos para sedar pacientes violentos e com distúrbios. Dão a quem os consome uma sensação de calma e relaxamento, tanto mental como fisicamente e criam grande dependência. Nos anos 50 os barbitúricos começaram a ser substituídos pelas benzodiazepinas, uma nova gama de sedativos. Foi quando o Valium e outras drogas do género apareceram. São mais seguras que os barbitúricos e depressa ganharam popularidade entre os consumidores de “downers”. Acontece que a ressaca é muito mais violenta do que com os barbitúricos e mesmo que a dos opiáceos.

5. Anfetaminas

anfetaminasAs anfetaminas são um grupo de drogas estimulantes que afectam a quantidade de dopamina e serotonina no cérebro. Os efeitos são geralmente de euforia, grande concentração e resistência ao cansaço físico. Foram usadas por médicos como supressores de apetite, no tratamento do transtorno do déficit de atenção em adultos e crianças e pelos militares na Segunda Guerra Mundial. O nome mais comum dado a este tipo de drogas é “speed” por aumentar a energia dos consumidores. Foi muito popular nas camadas mais jovens da sociedade nos anos 70 e voltou à carga nos anos 90 com o crescimento da cultura das raves.

4. Ecstasy

ecstasyEsta droga é derivada das anfetaminas, o ecstasy, ou MDMA, foi utilizada como uma droga psico-terapêutica. É uma droga psicadélica que provoca euforia e a sensação de bem estar, baixos níveis de medo e ansiedade e um estimulante físico, o que a tornou numa das drogas mais consumidas em todo o mundo. No entanto os consumidores podem ter más reacções a esta droga – há muitos casos de pessoas que consumiram pela primeira vez esta droga e que morreram sem terem consumido em overdose. Muitos dos produtores de rua usam processos e técnicas pouco aconselháveis o que torna a droga muito perigosa, tanto para quem a consome como para quem a produz.

3. Cocaína

cocainaA cocaína é derivada da planta da Coca, e é usada há mais de 1000 anos. Originária da América do Sul, as folhas eram mastigadas pelos Índios Peruanos durante séculos. É um poderosos estimulante, supressor de apetite e anestético. Durante a época Vitoriana existiam muitos medicamentos com cocaína para usar em bebés e crianças, nomeadamente quando estas tinham os dentes a crescer. Durante os primeiros 20 anos de produção, a Coca-Cola continha cocaína, até ter sido proibida no inicio do século XX. É comummente caracterizada como uma droga de ricos mas o aparecimento do Crack, uma versão do pó original mas em forma de pedra que é fumada em cachimbos, levou a cocaína às classes mais baixas.

2. Heroína

heroinaÉ talvez a mais agressiva e destruidora de todas as drogas. A heroína ou diacetilmorfina, é um derivado da morfina, um opiáceo usado como alternativa à morfina por se achar que era menos viciante. O nome heroína era o nome comercial usado pela Bayer durante o século XVIII. Trata-se de um potente analgésico que provoca extrema euforia e sensação de bem estar. Pode ser fumada, snifada ou injectada. Os sintomas da ressaca são de uma violência difícil de explicar a quem nunca a sentiu. Dor física, náuseas, câimbras, diarreia, tremores e descontrolo motor e uma vontade extrema de voltar a consumir. Muito poucas pessoas conseguem ultrapassar os efeitos da ressaca o que as leva a cometer crimes para conseguir dinheiro para a próxima dose.

1. Cannabis

cannabisÉ a mais popular de todas as drogas recreacionais. A Cannabis, erva, marijuana, e toda uma variedade de nomes regionais que lhe são atribuídos) é plantada e consumida há milhares de anos. É uma planta nativa da Ásia mas é cultivada por todo o mundo. Trata-se de uma droga psicoactiva e psicadélica e pode ser consumida de várias formas, sendo a mais comum fumando as folhas e cabeças da planta. Os efeitos são quase imediatos, uma sensação de euforia, que pode ser suave ou forte consoante a qualidade e dose usada. Não se torna debilitante a menos que seja consumida em excesso, podendo causar alguma confusão mental temporária.

 

 

Artigos Relacionados:

As 10 piores crises financeiras
10 desastres ambientais provocados pelo Homem
10 jogos de tabuleiro mais populares
10 locais abandonados no mundo

Um comentário a “As 10 drogas mais consumidas”

  1. ANTI- N.O.M. diz:

    ALÉM DE JÁ SEREM ESCRAVOS MK AINDA CONSOMEM DROGAS? PAREM COM ISSO POIS ESTÃO SENDO CONTROLADOS MENTALMENTE E ESSA DROGA FUNCIONA COMO UM NEUROTRANSMISSOR E INDUZI-LOS (TELEMÓVEL, ATÉ NA TV, MENSAGENS SUBLIMINARES)A PRATICAR QUALQUER ATIVIDADE E LOGO DEPOIS NÃO SE LEMBRAM MAIS DO QUE FIZERAM! SOFRERAM UMA LAVAGEM DE CÉREBRO E NÃO SABEM!!!!! COMO TUDO COMEÇOU? TRATA-SE DE UM PLANO MUNDIAL POR PARTE DE GOVERNOS FANTASMAS PARA DOMINAR E DEPOIS ELIMINAR OS HUMANOS QUE ESTÃO A MAIS NO PLANETA… ONDAS RÁDIO, ONDAS ELETROMAGNÉTICAS:ELF, HAARP, PROJETO MK-ULTRA, PESQUIZEM E POR DEUS DESPERTEM E OS VOSSOS FILHOS TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404