10 melhores gastronomias 2

Comer é um prazer para o qual muitas vezes não temos tempo, dinheiro ou saúde para desfrutar. Vivemos num país riquíssimo em termos gastronómicos e onde quer que vamos fora de portas sentimos a falta do nosso tempero, das sopas, da fartura de peixe e carne e dos doces conventuais.  Foi com base nesta premissa que fomos à procura das 10 melhores gastronomias do mundo. Concluímos que há muitos países onde se come muito bem! Confessamos que o ponto de partida da pesquisa foi a assunção que a gastronomia Portuguesa é a melhor! Mas como não somos facciosos…

 

10. Grega

10.Cozinha GréciaInfluenciada pelas cozinhas Turca e Italiana, a gastronomia Grega baseia-se no azeite, nos vegetais e nas ervas. Comer na Grécia é uma experiência muito diferente de uma visita a um restaurante Grego noutro país – o Gyros (parecido com a pita shoarma) por exemplo é considerada fast food pelo Gregos. A cozinha grega actual soube evoluir e é uma viagem de sabores que incorpora as tradições ancestrais culinárias deste povo com laivos das últimas tendências.

9. Francesa

09.Cozinha FrancesaDesde os grandes festins da revolução Francesa, em que eram utilizadas requintadas técnicas para os preparar, até hoje em que é considerada a meca da “haute cuisine”, a comida Francesa é bastante diversificada e surpreendente. Muitos pratos são autênticas obras de arte, mas há outros mais simples que fazem as delícias dos turistas. Desde a baguete, ao croissant, passando pelos queijos e vinhos e terminando nos doces, a cozinha francesa tem para todos os gostos. Só em Paris existem mais de 5000 restaurantes típicos de cozinha Francesa, com preços e menus adaptados aos mais variados bolsos e paladares.

8. Mexicana

08.Cozinha MexicanaConhecida pela variedade de sabores e pelas especiarias, a cozinha Mexicana resulta em grande parte da influência dos conquistadores Espanhóis com a cultura Azteca. A maioria dos pratos de hoje são uma deliciosa combinação de antigas tradições Aztecas, Maias, Espanholas e Francesas, que adicionaram a variedade de padaria à cozinha Mexicana.

7. Indiana

07.Cozinha IndianaMesmo sendo uma das cozinhas mais divulgadas, diversificadas e sofisticadas gastronomias do mundo, apenas uma pequena parte de todo o universo culinário Indiano é conhecido fora do país de origem. Os restaurantes Indiano um pouco por todo o mundo servem essencialmente comida do norte do país, sendo as receitas do resto do “continente” Indiano pouco divulgadas. Em comum, todas as variantes da comida Indiana têm a utilização de várias especiarias que enriquecem misturas de vegetais, carneiro, cabra e galinha.

6. Chinesa

06.Cozinha ChinesaOriginária de várias partes do país, a gastronomia chinesa está hoje disseminada um pouco por todo o mundo e pode gabar-se de ser refeição para pelo menos um terço da população mundial diariamente. A maioria das receitas são fáceis de confeccionar, económicas e muito saborosas. Grande parte dos pratos são confeccionados para ser servidos em porções individuais, uma vez que na cultura Chinesa os garfos e as facas são consideradas armas. O arroz é basilar nesta culinária e está presente em praticamente todas as refeições, seja como acompanhamento ou como prato principal.

5. Libanesa

05.Cozinha LibanesaA cozinha Libanesa é representativa de toda a grandiosidade que os sabores do médio oriente têm para oferecer. Com origens mediterrâneas, onde imperam os vegetais e um pouco de carne, é uma gastronomia com um leque bastante amplo de sabores e de gostos, sendo um dos pratos mais típicos, o mezze – uma variedade de molhos, pickles, saladas e pastas acompanhado por pão árabe. A capital Libanesa, Tripoli, também é apelidada internacionalmente com a “Sweet Capital” devido à variedade e delicadeza de muitos dos doces que oferece aos visitantes.

4. Espanhola

04.Cozinha EspanholaSão os reis das refeições ligeiras, sendo as tapas um excelente exemplo de como o “finger food” pode ser divertido, saboroso e diversificado. Há para todos os gostos e feitos, seja à base de vegetais, carnes ou peixes. O azeite é obrigatório no confeccionar de quase todos os pratos e há muitos restaurantes que o servem também como entrada. É uma gastronomia que têm sabido evoluir e neste momento Espanha é dos países com mais restaurantes com estrelas Michelin e com alguns dos melhores chefes do mundo.

3. Japonesa

03. Cozinha JaponesaConhecida pela sazonalidade da comida, pelo aspecto e pela qualidade dos ingredientes, a cozinha japonesa num par de anos tornou-se uma tendência a nível mundial. Utilizando o arroz branco e a soja como ingredientes fundamentais. A febre do sushi e da tempura está para ficar e mesmo após o deixando de ser uma novidade, continua a atrair multidões pelo exotismo e pela fusão perfeita de sabores. Tóquio continua a ser eleita pelo guia Michelin como a cidade mais deliciosa do mundo, com 150 restaurantes de classe mundial.

2. Tailandesa

02. Cozinha TailandesaMuitas pessoas afirmam que a cozinha Tailandesa sozinha, com a sua mistura perfeita de picante, ácido, amargo e doce é razão suficiente para visitar o país. Os pratos são caracterizados pela utilização de ervas e sabores frescos, como o sumo de limão, de lima ou de coentros. Partilha com as comidas asiáticas a utilização do arroz como base, dos noodles e dos fortes molhos de peixe. Os frutos secos também estão presentes em muitos pratos e dão um aspecto e sabor exótico a refeições aparentemente simples, mas muito saborosas.

1. Italiana

01.Cozinha ItalianaTalvez uma das gastronomias mais antigas do mundo, as origens da cozinha Italiana remontam ao século IV antes de cristo. Transformou-se ao longo dos tempos e os ingredientes base actuais (batatas, tomates, pimentos, etc.) têm origem no tempo das descobertas. As refeições Italianas são caracterizadas pelas várias secções: o antipasto (entrada), o primo (prato de massa ou de arroz), o secondo (prato de carne ou peixe) e o dolce (sobremesa). O país das pizzas e das pastas também é famoso pelas mais de 400 variedades queijos, pelos vinhos e pelos 300 tipos de salsichas. Podemos afirmar que é dos poucos países onde é difícil comer mal, seja em que região for!

 

 

Artigos Relacionados:

Os 10 artistas mais influentes de 2013
A semana em 10 comentários do Programa Erasmus
Imagens da Semana (2013.30)
Imagens da Semana (2013.44)

2 comentários a “10 melhores gastronomias”

  1. HLAM diz:

    Bem não sei onde foi visto isto mas gastronomia Libanesa melhor que a Portuguesa que aliás nem se apresenta na lista ? HMMMMMM A Gastronomia Portuguesa é uma das melhores do mundo.

    • eucli10 diz:

      Obrigado pelo seu comentário. Se reparar na introdução do artigo dizemos “Confessamos que o ponto de partida da pesquisa foi a assunção que a gastronomia Portuguesa é a melhor! Mas como não somos facciosos…”. Julgo que estará tudo dito! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404