10 jogos de tabuleiro mais populares 2

Todas as crianças sentem uma atracção incomensurável pelos jogos de tabuleiro. Não sabemos explicar porquê, mas ver as peças a avançar sobre o nosso adversário desperta em nós uma sensação de conquista (que passados 5 minutos desaparece é certo!) muito gratificante! Ao contrário dos jogos de computador ou consola, os jogos de tabuleiro têm uma grande  vantagem – exigem pelo menos um parceiro/adversário. Há medida que vamos crescendo o nosso gosto por este tipo de jogos vai-se apurando e os jogos que apreciamos são os mais complexos, que exigem mais inteligência e estão menos dependentes da sorte. Neste artigo listamos aqueles que para nós são os 10 jogos de tabuleiro mais populares do mundo, muitos deles ligados à nossa infância. Há quanto tempo não jogam Monopólio?

 

10. MasterMind

10.Mastermind Jogado por dois adversários, um cria um código com quatro peças de cor diferente e o outro tenta decifra-lo. Inventado em 1970 pelo Israelita Mordecai Meirowitz, o decifrador dispõe de 12 tentativas (pode variar para 10 ou 8) para descobrir o código do opositor, recebendo em cada jogada informação sobre o número de acertos e a posição correcta ou incorrecta das peças na sua tentativa.

9. Descobridores de Catan

09.Settlers_of_catan Este é um jogo desenhado por Klaus Teuber e publicado pela primeira vez na Alemanha em 1995. Os jogadores assumem o papel de colonizadores, cada um tem que construir e desenvolver os seus terrenos, enquanto produzem, adquirem e trocam recursos. Há medida que as colónias crescem, os jogadores são recompensados com pontos. O primeiro jogador a atingir determinado número de pontos, ganha! Até 2009, mais de 15 milhões de jogos tinham sido vendidos, sendo um dos primeiros jogos alemães a ter sucesso fora da Europa.

8. Cluedo

08.Cluedo É uma criação Inglesa, sendo o jogo de crime e mistério mais popular. Os jogadores vão movendo-se estrategicamente no tabuleiro (representado por quartos de uma mansão), recolhendo pistas para identificarem o assassino do Dr. Black, a arma utilizada e em que divisão ocorreu o crime. A franchise Cluedo deu origem a numerosas versões do jogo, livros e até um filme. As versões mais actuais incluem vários personagens novos, assim como novas divisões e armas do crime.

7. Damas

checkers game É conhecido por poder ser jogado num tabuleiro de Xadrez mas a versão mais conhecida mundialmente é a que usa um tabuleiro de 100 casas (10 por 10). Sendo um jogo de estratégia é bastante mais simples que o Xadrez, com todas as peças a moverem-se de igual forma. O objectivo do jogo é “comer” todas as peças do adversário.

6. Trivial Pursuit

06.Trivial É um jogo muito popular em que o progresso no tabuleiro é determinado pela habilidade do jogador em responder a questões de cultura geral. As questões são de seis categorias, cada uma com a sua cor: azul para geografia, verde para ciência e natureza, castanho para artes e literatura, amarelo para história, rosa para entretenimento e laranja para desporto e lazer. Cada resposta correcta nos pontos-chave de cada cor dá direito a um “queijinho”. Quando tiver completado todos os “queijinhos”, para vencer o jogador tem de responder a uma pergunta final. Criado no Canadá e lançado no mercado em 1982, o jogo rapidamente se tornou num dos mais populares.

5. Scrabble

04.scrabble É um jogo no qual dois a quatro jogadores pontuam por formar palavras com as letras individuais que têm no momento, sendo o valor de cada letra diferenciado. Jogado num tabuleiro de 15×15, as palavras são dispostas ao estilo das palavras cruzadas e têm de aparecer no diccionário. O jogo é vendido em 121 países em 29 línguas diferentes. Foram vendidos mais de 150 milhões de jogos em todo o mundo.

4. Risco

 05.Risco O Risco é um jogo de estratégia inventado pelo realizador de cinema francês Albert Lamorisse e foi inicialmente lançado em 1957, como La Conquête du Monde (“A Conquista do Mundo”), em França. É um jogo por turnos para dois a seis jogadores, em que o objectivo primordial é o domínio do mundo. O mapa mundo do tabuleiro está dividido em 42 territórios, agrupados em seis continentes. Os jogadores controlam exércitos que utilizam para capturar territórios adversários, através do resultado de lançamentos de dados.

3. Gamão

03.Gamão O Gamão é um dos jogos de tabuleiro mais antigos que se conhece para dois jogadores. As peças movem-se de acordo com o valor dos dados e os jogadores vencem ao remover todas as suas peças do tabuleiro. Pese embora a sorte seja importante para o desfecho final, a estratégia desempenha um papel importante a longo prazo. Em cada lançamento do dado, os jogadores têm de escolher entre numerosas opções o movimento das suas peças, antecipando movimentos do adversário.

2. Xadrez

02.Xadrez É o jogo de estratégia por excelência, jogado por dois jogadores num tabuleiro com 64 quadrados arranjados em cores alternadas numa grelha de 8×8. É decididamente um dos jogos mais populares do mundo, jogado por milhões de pessoas, recreativamente, online, por correspondência ou em competições. Cada jogador inicia o jogo com 16 peças: um rei, uma rainha, duas torres, dois cavalos, dois bispos e oito peões. Cada um dos tipos de peças move-se de forma distinta. O objectivo do jogo é capturar as peças do opositor e fazer “checkmate” ao seu rei, colocando-o sobre uma pressão inescapável de captura.

1. Monopólio

01.monopoly Criado nos Estados Unidos, o seu nome deriva do conceito económico de monopólio – o domínio do mercado por uma única entidade. Num tabuleiro com 40 espaços (das quais 28 são propriedades), os jogadores movem a sua peça na ânsia de adquirir as melhores propriedades, desenvolvê-las com casas e hotéis e cobrar rendas aos seus adversários, com o objectivo final de os levar à falência. Quem não se lembra do “Vá para directamente para a cadeia, sem passar pela casa de partida e sem receber dois contos!”.

 

 

 

Artigos Relacionados:

Imagens da Semana (2013.19)
10 animais muito estranhos
10 melhores gastronomias
10 computadores mais carismáticos

2 comentários a “10 jogos de tabuleiro mais populares”

  1. Camila diz:

    legal,a maioria dos jogos eu não conhecia…

  2. aline diz:

    otimo!adorei!maravilhoso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404