10 factos sobre a água na Terra 1

Hoje escolhemos falar sobre aquilo sem o qual não haveria vida na Terra, a água. É composta pelos elementos indispensáveis à vida, o hidrogénio e oxigénio, e encontra-se em todo o planeta. É o que confere a cor azul ao planeta quando vista do espaço, e é o que o torna o astro mais luminoso além do sol, por reflectir os seus raios. Ajuda a manter a temperatura do planeta de modo a que seja habitável e alberga uma infinidade de formas de vida, desde as profundezas dos oceanos aos lagos e rios. A água potável é no entanto um recurso natural que começa a escassear em certas partes do mundo e isso está a tornar-se numa das maiores preocupações sociais e económicas. Estima-se que hoje em dia um bilião de pessoas estejam a consumir água não tratada. Por outro lado nos países desenvolvidos cerca de 90% da água utilizada na indústria é despejada nos rios e seus afluentes.  No em10taque fazemos todos os dias o nosso melhor para ajudar a conservar este recurso e é por isso que hoje listamos 10 factos sobre a água na Terra.

 

10. Água no Universo

Ocean-1

A Terra é o único planeta no qual a água existe na superfície no estado líquido. No resto do universo que conhecemos, só encontramos água no estado gasoso ou sólido.

 

9. A percentagem de água no planeta

Planet-Earth

Cerca de 70% da superfície do planeta está coberta de água, curiosamente é a mesma percentagem de água que o corpo humano contém.

 

8. Água doce vs água salgada

fresh-water

Apenas 3% da água do planeta é consumível, os restantes 97% são água salgada. Desses 3%, mais de 2% estão congelados nos pólos e glaciares, e menos de 1% está em lagos, rios e debaixo da superfície.

 

7. Profundidade dos oceanos

Long_Way_Down_Mariana_Trench

Em média os oceanos têm uma profundidade de 3.2km. A maior profundidade registada encontra-se no Oceano Pacífico, perto das ilhas Marianas, a sul do Japão e atinge os 11km. Tem mais profundidade do que o Everest tem de altura.

 

6. O rio Nilo

Nile

O rio Nilo cobre uma extensão de 6,650 km, atravessando 10 países. No entanto, directamente por baixo corre um rio com 6 vezes mais água do que à superfície.

 

5. Poluição dos oceanos

turtle-bag

Em 2006 as Nações Unidas estimaram que cada milha quadrada do oceano contém 46.000 detritos de plástico a flutuar. Estes detritos causam a morte de mais de um milhão de aves marinhas por ano, e de mais de 100.000 mamíferos marinhos.

 

4. A vida de uma molécula de água

Water-Cycle-Art2A

Durante um período de 100 anos uma molécula de água passa 98 anos no oceano, 20 meses como gelo, 2 semanas em lagos e rios e menos de uma semana na atmosfera.

 

3. Evaporação e transpiração

Ocean-Clouds

Os oceanos libertam para a atmosfera 50 mil milhões de litros de água por hora e as folhas das árvores de um hectare podem libertar 30.000 litros de água por dia para a atmosfera.

 

2. Água Pura

Clean_water

A água realmente pura não se consegue beber. Devido às suas capacidades solventes, absorveria todos os minerais da nossa língua e boca, deixando-nos com a sensação de secura.

 

1. Pólo Norte

NorthPole

Não existe terra debaixo do Pólo Norte, apenas gelo sobre o mar. O Oceano Árctico tem cerca de 12 milhões de quilómetros quadrados de gelo a flutuar e a temperatura mais baixa registada é de -34º.

 

 

Artigos Relacionados:

10 grandes roubos bem sucedidos
Os 10 mais jovens bilionários do mundo
10 personalidades no Panteão Nacional
Os 10 músicos mais bem pagos em 2013

Um comentário a “10 factos sobre a água na Terra”

  1. Helio R. de Miranda. diz:

    Gostei muito dos artigos e vou continuar pesquisando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404