10 dicas para trabalhar a partir de casa

Hoje em dia com o desemprego a atingir valores mais que ridículos, muitas pessoas optam por tentar criar o seu próprio trabalho a partir de casa. Há algumas empresas que também já adoptaram o tele-trabalho, pelo menos durante alguns dias por semana. É verdade que se poupa bastante dinheiro, não tem que se pagar uma renda de um escritório e todas as contas associadas, mas nem tudo são pêras doces! Estar a trabalhar no conforto do lar pode mostrar-se complicado de gerir,  pois tudo serve de distracção. A família, os miúdos, os animais de estimação, a máquina de lavar roupa, a campainha, o telefone e  tantas outras coisas que nos quebram a concentração. No em10taque conhecemos demasiado bem as dificuldades quando se trabalha diariamente em casa. É por isso que neste artigo publicamos uma lista com 10 dicas para trabalhar a partir de casa!

 

10. As tarefas da casa

tarefasComo é que fazia quando estava a trabalhar fora? Das duas uma, ou tratava delas quando chegava a casa ou ao fim de semana, certo? Então faça o mesmo, não se desconcentre do trabalho para aspirar a casa! Quando acabar pode aspirar à vontade.

9. A roupa

roupaPode parecer à partida uma coisa insignificante, mas da mesma maneira que usamos determinada roupa para sair de casa e ir para o escritório, devemos também fazê-lo para trabalhar em casa. Não é preciso vestir um fato e gravata mas convém não ficar o dia todo de pijama. Estamos a falar de trabalho e é importante manter a separação entre conforto caseiro e trabalho.

8. Ter objectivos

to-doSão tão importantes como se estivermos no escritório, mas são mais difíceis de traçar! Em casa tudo serve de distracção e é comum começarmos algo e rapidamente distrairmos-nos com qualquer coisa. É importante organizar o dia de trabalho antes de se começar, tendo em conta as pausas para as refeições.

7. Não navegue demais

facebookA Internet é um mundo e com a quantidade de sites e redes sociais apelativas que existem, a probabilidade de nos distrairmos aumenta quando se trabalha em casa, quanto mais não seja porque ninguém nos está a controlar. Não se percam a navegar sites que não tenham a ver com o trabalho, mas também não sejam radicais – não é preciso estar isolado do mundo para ser produtivo.

6. Estabelecer limites

limitesPara quem tem familiares em casa enquanto se está a trabalhar, os dias podem tornar-se complicados de gerir. As outras pessoas não sabem muitas vezes distinguir quando estamos a trabalhar ao computador ou quando estamos só a navegar na net. E para quem tem crianças a situação ainda é mais caótica. É necessário estabelecer limites e dar a entender quando se está a trabalhar.

5. Manter o contacto com outras pessoas

socializarPor outro lado não estabeleçam limites muito rígidos. Quando se está a trabalhar e concentrado no que se está a fazer é normal isolarmos-nos do que nos rodeia. Dê atenção às outras pessoas, dedique algum tempo durante o dia para socializar.

4. Diminuir o barulho

headphonesOs escritórios são normalmente locais mais calmos que as nossas casas. Ou porque estão em edifícios mais altos e longe do barulho citadino ou simplesmente porque têm mais isolamento. Os barulhos da rua são distracções constantes, obras, carros, aviões, comboios e até as pessoas a falar nos podem distrair do trabalho. Se a música ajudar a concentrar, use headphones e oiça aquilo que o /a faz sentir melhor e concentrado.

3. Ter um local próprio para trabalhar

homeofficeÉ importante ter um espaço próprio para trabalhar. Nem toda a gente tem casas com espaço ou divisões suficientes para ter um escritório, mas se conseguirmos arranjar um cantinho que fique dedicado ao trabalho, ajuda-nos a separar o caos da casa do caos do trabalho.

2. Ter um horário

horarioTrabalhar em casa é mais pratico para alguns, mas não relaxem! Quando se trabalha em casa dependemos acima de tudo de nós próprios, e a melhor maneira de garantirmos que conseguimos cumprir os nossos objectivos é ter horários! Não fazer horas de almoço muito longas é difícil mas imperativo. Por outro lado se vamos deixando o trabalho para depois, acabamos por o deixar derrapar e, para quem trabalha com prazos por exemplo, trabalhar pela noite dentro torna-se uma regra.

1. Será apropriado para mim?

trabalhar-em-casa-caosEste é sem dúvida o ponto mais importante! Nem toda a gente consegue trabalhar em casa! As regras dos pontos anteriores acabam por ser complicadas de adoptar ou, pura e simplesmente, não se consegue trabalhar sozinho. Não se meta em grandes voos se vê que não está talhado para trabalhar em casa, se começa a falhar com os clientes, rapidamente se vê sem trabalho!

 

 

 

Artigos Relacionados:

As 10 melhores séries infantis do século passado
10 factos sobre o sexo
10 factos sobre os sonhos
As 10 drogas mais consumidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404