10 animais que mais vítimas humanas fazem

Apesar de a humanidade ter ao longo da sua existência feito de tudo para melhorar e tornar mais segura as nossas vidas, a verdade é que o mundo está cheio de ameaças e perigos. Muitas dessas ameaças e perigos vêm do facto de existirem animais que fazem de nós uns farrapos praticamente sem esforço. A imagem de alguns deles está até associada a animais queridos e perfeitos para histórias infantis e bonecos de peluche, como o urso. Hoje publicamos os 10 animais que mais vítimas humanas fazem e o único conselho que podemos dar é que não vale a pena arriscar com qualquer um destes animais porque o preço pode ser demasiado caro.

 

10. Urso

ursoExistem 8 espécies de ursos e qualquer uma delas pode matar humanos. Esqueçam a imagem de bonecos de peluche fofinhos e amigáveis porque na realidade são animais com muita força e armados com garras e dentes bem grandes e afiados, que correm depressa e trepam a árvores com bastante facilidade. Apesar da sua natureza um urso não vai perseguir humanos sem ser provocado, por isso o melhor conselho para quem entra em território de ursos é estar atento e não se aproximar demasiado. Por ano 5 a 10 pessoas são mortas por ursos em todo o mundo.

9. Tubarão Branco

tubaraoCerca de 75 pessoas são atacadas por tubarões todos os anos e destes entre 5 a 10 são fatais. A espécie mais responsável pela maioria dos ataques é o tubarão branco, cujo habitat se estende um pouco por todo o mundo. O segundo que mais vítimas faz é o tubarão tigre seguido do tubarão touro. No entanto algumas destas espécies encontram-se em vias de extinção e as organizações que os protegem alegam que é mais provável morrermos de uma queda de avião do que pelo ataque de um tubarão.

8. Leão

leaoUm leão macho adulto chega a pesar entre 150-250 kgs. É o rei da savana e um dos predadores mais notáveis. São rápidos, inteligentes, extremamente fortes e com instinto de caça que não deixa de fora da dieta nada que seja de carne. Apesar de existirem naturalmente apenas em África, também os encontramos em zoos e em reservas um pouco por todo o mundo. Nós não temos grandes hipóteses de escapar quando um animal destes decide fazer de nós a sua próxima refeição, somos lentos e fáceis de apanhar.

7. Búfalo Africano

bufaloÉ um dos animais mais perigosos em terra. O nome que lhes é dado, “morte negra”, encaixa na perfeição. Pesam entre 400 e 800kg e em termos de agressividade há poucos animais comparáveis. Apesar de viverem em manada e de se defenderem de predadores como leões, com a ajuda do grupo, um búfalo sozinho vende cara a derrota e quando um caçador não o consegue matar ao primeiro tiro, toda a cautela é pouca.

6. Água-viva (Box Jellyfish)

JellyfishTodos os anos milhões de pessoas nadam no mar e todos os anos cerca de uma centena de pessoas morre por causa de picadas deste animal. Já aqui falámos nele no artigo dos 10 animais mais venenosos do mundo, lista em que ocupa o primeiro lugar, visto que é o animal mais letal para os humanos actualmente. Felizmente não se encontram destes animais durante todo o ano e nem em todas as praias, mas quando elas andam por perto as praias são fechadas e ninguém pode entrar na água.

5. Hipopótamo

hipopotamoParecem dóceis mas estas criaturas dadas à água são na realidade extremamente agressivas quando provocadas. Basta entrar no território de um e o caldo está entornado. Os cientistas acreditavam que eram animais vegetarianos até terem visto que comem carne se a situação a isso os obrigar. Já se avistaram hipopótamos a comer crocodilos mortos em disputas de território e gazelas. Estão armados com enormes incisivos com os quais facilmente matam qualquer animal. Apesar do peso, chegam a atingir quase 3 toneladas, correm muito depressa e facilmente apanham um humano em corrida.

4. Crocodilo

crocodiloSão os sobreviventes do tempo dos dinossauros e é fácil de imaginar que só se existe durante tanto tempo se não se for esquisito com o que se come. Algumas espécies crescem até se tornarem autênticos monstros! O maior foi apanhado nas Filipinas e media mais de 6 metros de comprimento. Quando estão dentro de água é muito difícil encontrá-los – a sua camuflagem é perfeita para a emboscada e conseguem suster a respiração durante horas para conseguirem apanhar as suas presas. Estima-se que cerca de 1000 pessoas sejam mortas por estas criaturas por ano, na sua maioria pescadores e pessoas que vivem perto de rios.

3. Escorpião

2013-09-Sand-Scorpion-Wallpaper-HDProvocam a morte a quase 5000 pessoas por ano. Encontram-se distribuídos por todos os continentes com a excepção da Antárctida, e conseguem carregar consigo um veneno letal. São bastante resistentes e têm a capacidade de distribuir as doses de veneno consoante a presa que estão a caçar. Os da espécie Buthidae são particularmente mortais e encontram-se normalmente em África.

2. Cobras

cobraSão atribuídas às cobras cerca de 50 mil mortes por ano em todo o mundo. Apesar de algumas destas fatalidades corresponderem a tratadores e encantadores de cobras, a maioria das mortes resultam de mordidas por parte de cobras que se sentem ameaçadas pela presença ou actividade humana no seu território. No topo das cobras mais fatais encontra-se a Taipan Terrestre, uma cobra indiana que com a crescente invasão humana de territórios que eram de selva, se sentem ameaçadas e obrigadas a lidar com os novos vizinhos. Da pior maneira!

1. Mosquitos

mosquitosAcreditamos que não estavam à espera, mas estes bichinhos matam entre 2 milhões e 3 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Apesar de algumas espécies serem inofensivas para os humanos outras são pura e simplesmente sugadoras de sangue, incluindo o humano. As fêmeas em particular são verdadeiras vampiras. Espalham doenças como a Malária, a elefantíase, febre amarela. febre dengue e o vírus do Nilo. Encontram-se com mais abundância em países tropicais mas também são capazes de sobreviver em países com temperaturas mais baixas. Existem mais de 3000 espécies de mosquitos e todas elas possuem a capacidade de transmitir doenças fatais.

 

NOTA – nenhum destes animais mata mais pessoas que o próprio ser humano. Se nos incluíssemos nesta lista estaríamos mais que destacados em relação a qualquer um destes animais que matam unicamente por uma questão de sobrevivência, ao contrário do ser humano!

 

 

Artigos Relacionados:

10 festas de Carnaval do mundo
As 10 máfias mais perigosas do mundo
Os 10 artistas mais influentes de 2013
10 factos sobre os sonhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404