10 acontecimentos marcantes no século XX 19

O século XX foi sem dúvida rico em acontecimentos que moldaram para sempre a sociedade em que vivemos. A maneira como vemos o mundo à nossa volta baseia-se em acontecimentos, seja por experiência própria ou pelo que aprendemos com os relatos da história. O percurso da humanidade é repleto de vicissitudes e de grandes descobertas. Há acontecimentos que se repetem como se de ciclos se tratassem, outros que apenas acontecem uma vez mas que perduram na história, com os seus efeitos a fazerem parte do dia-a-dia de cada um de nós.

No em10taque estamos desde 1978 atentos aos acontecimentos que vão fazendo a história do planeta, mas o que de mais importante se passou antes também nos interessa. Olhámos para o último século e seleccionámos aqueles que para nós são os 10 acontecimentos marcantes do século XX. Apesar de haver muitos mais (por ex. a explosão da central nuclear de Chernobyl, o assassinato de Martin Luther King, a Revolução de Outubro na União Soviética, o primeiro computador ou até mesmo o 25 de Abril) imaginámo-nos daqui a 50 anos a resumir em 10 eventos a história do século em que nascemos aos nossos netos e escolhemos estes!

 

10. O Homem chega à Lua

moon-footprint

Quem imaginaria que um dia a humanidade deixaria a sua marca no satélite natural do planeta Terra? Aconteceu em 16 de Julho de 1969, Neil Armstrong e Buzz Aldrin aterraram com sucesso na superfície lunar e estenderam os horizontes da nossa espécie de uma maneira nunca antes imaginada. Apesar de desde este acontecimento, todas as outras aventuras espaciais terem sido, em comparação, mais lentas a serem exploradas, este foi sem dúvida o acontecimento que permitiu ao Homem perceber a diferença entre sonhar com viagens no espaço e realmente viajar pelo vasto desconhecido.

 

9. Descoberta da penicilina

Alexander-Fleming
Descoberta por acidente em 28 de Setembro de 1928 por Sir Alexander Fleming, a penicilina é uma droga que combate bactérias nocivas. O esquecimento de Fleming, que deixou cair por acidente o fungo “Penicillium Notatum” numa cultura de bactérias, o que fez com que as estas parassem de se desenvolver, deu origem a um novo grupo de antibióticos. A importância histórica deste acidente é memorável, muito por ter sido a primeira droga eficaz contra doenças que até aquela data eram difíceis de controlar, como a Sífilis ou infecções por estafilococos.

 

8. Primeiro Voo dos irmãos Wright

wright

Os americanos irmãos Wright, inventaram e construíram o primeiro avião movido por um motor a gasolina. Orville Wright foi o primeiro a pilotar este avião no dia 17 de Dezembro de 1903. Pesava 340Kg e voou uma distância de 36,5 metros. Mais tarde o seu irmão, Wilbur, manteve-se no ar durante 59 segundos. Os irmãos Wright são os responsáveis pelo primeiro impulso nas viagens aéreas que hoje são cada vez mais essenciais na nossa sociedade.

 

7. A World Wide Web é criada

www

O cientista inglês Timithy Berners-Lee lançou as fundações da WWW no dia 25 de Dezembro de 1990. Conseguiu neste dia fazer a primeira comunicação bem sucedida entre um cliente  HTTP (HyperText Transfer Protocol) e um servidor pela internet. Começou a ser usada pela comunidade científica em todo o mundo como facilitador de comunicação, mas depressa se disseminou ao resto do mundo. No final do século XX já era o meio de comunicação mais usado e hoje ninguém consegue viver sem ela!

 

6. A invenção da pílula

fertility6

A pílula é descrita como o maior avanço médico do século XX. Considerada uma parte importante do movimento de libertação da mulher, está associada aos anos 60 e a uma maior liberdade sexual. Testada nos anos 50 em mulheres porto-riquenhas e haitianas, a primeira versão da pílula continha as hormonas estrogénio e progesterona, que eram produzidas sinteticamente para imitar as hormonas naturais do corpo. Estima-se que mesmo com a controvérsia associada aos seus efeitos secundários e preocupações sobre a toma por adolescentes, existam a nível mundial 100 milhões de mulheres a tomar a pílula.

 

 

5. A 1ª Guerra Mundial

franzFerdinand

A 1ª Guerra Mundial começou quando um jovem sérvio assassinou o herdeiro ao trono austríaco, o Arquiduque Franz Ferdinand, no dia 28 de Junho de 1914. Este acontecimento mergulhou a Grã-Bretanha, França, Rússia, Sérvia, Bélgica, Japão e EUA numa guerra contra a Alemanha e o império Austro-Húngaro. Mais de 15 milhões de pessoas morreram tornando-a num dos piores conflitos da história.

 

4. A 2ª Guerra Mundial

wwII

No dia 1 de Setembro de 1939, Adolf Hitler, ordenou às suas tropas que invadissem a Polónia para a anexar ao império alemão. Com a ajuda dos países do eixo – Itália, Japão, Roménia, Hungria e Eslováquia – invadiu países como a França, Inglaterra, União Soviética, China e o norte de África. Do outro lado do planeta, o Japão ainda atacaria os postos norte-americanos no pacífico, como Pearl Harbor. Esta guerra ficou não só marcada por estes acontecimentos mas também pelo extermínio de quase 5 milhões de judeus por toda a Europa. O conflito mergulhou o mundo numa guerra de enormes proporções, que matou 2,5% da população mundial da altura e só acabaria em 1945.

 

3. DIA-D

D-Day_landing

A Segunda Guerra Mundial dividiu o século XX em dois. O ponto de separação foi certamente o dia 6 de Junho de 1944, quando as forças aliadas deixaram a costa britânica e começaram a libertação da Europa ocupada pelos nazis. Foi o inicio do fim do maior conflito da história e uma manobra militar que ficará para sempre na história.

 

2. Queda do Muro de Berlim

berlinwall

O muro de Berlim foi erguido pela República Democrática Alemã e rodeava a zona oeste da cidade, separando-a da Alemanha oriental. Simbolizava a Cortina de Ferro entre a Europa Ocidental e o Bloco Comunista Oriental, a guerra entre o capitalismo e o comunismo. Durante a sua existência muitas pessoas tentaram passar do lado oriental para o ocidental e as restrições só foram levantadas a 9 de Novembro de 1989. Nesse dia, os cidadãos de ambos os lados tomaram parte activa na demolição do muro, dançando em cima dele e desmoronando uma barreira que durante muito tempo os separou.

 

1. Hiroshima e Nagasaki

Nagasakibomb

Está directamente ligado ao acontecimento número 3 desta lista mas, na nossa opinião, merece o primeiro lugar pelo poder destrutivo que deu a conhecer ao mundo. No dia 6 de Agosto de 1945, às 9h15, um bombardeiro norte americano largou uma bomba nuclear sobre a cidade de Hiroshima, no Japão. Vitimou instantaneamente 60.000 pessoas, na sua maioria civis e deixou a cidade completamente destruída, envolta em chamas.  Três dias depois foi largada outra bomba nuclear sobre Nagazaki. Juntas, as bombas, mataram mais de 220.000 pessoas e seis dias depois os japoneses assinaram a declaração de rendição.

 

Artigos Relacionados:

Imagens da Semana (2012.51)
Imagens da Semana (2013.14)
Os 10 melhores tweets da semana (2013.23)
Os 10 filmes que mais sucesso tiveram no cinema

19 comentários a “10 acontecimentos marcantes no século XX”

  1. carlos diz:

    gostei #meajonodeveres!

  2. letcia diz:

    muito bom amei coisas muito interessante <3

  3. Gabriella diz:

    Eu achei o site bem interessante, e de uma maneira bem resumida que coubesse no meu cartaz, mas estou em dúvida, preciso de fazer uma linha do tempo para geografia,dos acontecimentos mais marcantes do século xx,e o meu medo é de que eu coloque estes acontecimentos e o meu professor possa me dar um zero…mas vou arriscar, “quem não arrisca não petisca”…:)

  4. eu nao tenho nada a ver pke ja trabalho e vcs q estudem se nao nunca vai achar colegio mpara vreclassificacao….,…….
    entao e melhor memorizar isso tuuuuuuuuudooooooooooo ;(

  5. Driele diz:

    Muito bom, parabéns.

  6. hyrlla diz:

    adorei fala sobre a queda do muro de berlim ameiiiii

  7. sara raquel diz:

    ficou otimo gostei

  8. maria diz:

    o primeira pessoa a voar foi Santos Dumont do aviao 14 bis depois criou dirigivel os dois irmaos tentaram voar com uma catapulta .

  9. Keilany Maciel diz:

    Parabéns, gostei muito do conteúdo, é muito esclarecedor e educativo.
    De maneira direta, fácil e resumida, ampliaram meus conhecimentos sobre o século em questão!!!

  10. Ellen diz:

    ajudou muito
    adorei o conteudo

  11. vinicius diz:

    cara e a, revoluçao francesa

  12. marta diz:

    Ha um erro grave: o primeiro vöo foi feito pelo brasileiro Santos Dumont em Paris. Que vergonha um site brasileiro omitir um fato tao importante e dar uma informaçao errada.

    • eucli10 diz:

      Cara Marta, obrigado pelo seu comentário! Neste artigo listámos alguns daqueles que consideramos serem os momentos mais marcantes do século passado. O primeiro voo em avião movido a gasolina foi realmente um marco na história da aviação, assim como o feito de Santos Dumont no primeiro voo em dirigível. Não nos parece que estejamos a dar informação errada, apenas preferimos realçar o feito dos Irmãos Wright.

      Já agora, o em10taque é escrito em Português de Portugal porque somos Portugueses. 🙂

  13. Queijasso diz:

    meu, foi o queijo que cheirou a lua, e marc jakobskis

  14. ferroni diz:

    não foi o homem que foi a lua, foi o macaco…. na cápsula

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404