A semana em 10 comentários de um Cravo emigrante

Aqui no em10taque gostávamos de poder responder à pergunta de onde estávamos no 25 de Abril de 1974, mas infelizmente (ou não!) ainda não cá andávamos! Sabemos que foram tempos difíceis os da ditadura, que não se podia dizer o que se queria, que não havia comida na mesa, que a classe média era inexistente e que os ricos  eram muito ricos! Basicamente é igualzinho ao que vivemos hoje em 2013, apenas já não é preciso abrir o ar antes de ligar o carro! Esta semana fica marcada pelo discurso esquizofrénico do ainda presidente Cavaco Silva nas comemorações do 25 de Abril. Aplaudiu o trabalho do Governo, apelou a consensos e esqueceu-se do povão! A consternação pós discurso foi tanta, que alguns cravos da revolução decidiram emigrar para outras paragens, para um sítio onde o slogan do “povo é quem mais ordena” esteja mais em voga! Aproveitámos esta debandada florida para entrevistar um destes cravos emigrantes.

De acordo com a wikipédia, a Revolução dos Cravos refere-se a um período da história de Portugal resultante de um golpe de Estado militar, ocorrido a 25 de Abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933 , e que iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático, com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de Abril de 1976. Segundo se conta o cravo vermelho tornou-se um símbolo de Abril por causa de uma florista de Lisboa que os distribuiu aos populares que os ofereceram aos soldados. Estes colocaram-nos nos canos das espingardas e daí nasceu a “Revolução dos Cravos”. Olhando para trás e tendo em conta o panorama político actual, não tinha vindo mal ao mundo se os militares tivessem dado uns tirinhos cirúrgicos em algumas personagens que hoje persistem nos meandros do poder nacional. Nada de muito violento, apenas umas rótulas e umas mãos! Podia ser que hoje medissem melhor os metros de auto-estradas ou contassem melhor as despesas pelos dedos!

Fiquem com a semana em 10 comentários de um Cravo emigrante!

 

00.Cravo Vermelho

 

10. Millennium BCP abandona Grécia

10.Millennium abandona Grécia

“Parece que toda a gente quer distância dos gregos! Antes de saírem há os que mandam pedras, os que imolam pelo fogo, ou o BCP, que lhe manda com 400 milhões e sai todo satisfeito!”

9. Gaspar explica operações “swap”

“Com um mestrado em especulação desastrada e um doutoramento em previsões falhadas, o ministro das finanças é mesmo o mais qualificado para explicar as operações “swap” das empresas públicas!”

09.Gaspar explica Swaps

8. Ana Gomes espera que Cavaco “termine mandato com dignidade”

08.Ana Gomes

“E por dignidade subentenda-se caladinho! As pessoas queixam-se porque o presidente anda desaparecido, mas queixa-se infinitamente mais quando ele aparece!”

7. Criação do Tribunal Arbitral do Desporto chumbada

“O tribunal constitucional anda irado e chumba tudo o que lhes passa pela mão! Quem ainda achar mal que os senhores se reformem aos 40 anos, levante a mão!”

07.TC chumba TDesporto

6. Portugal tem um dos piores índices no domínio da língua inglesa na Europa

06.Lingua Inglesa

“Não sei como foi feito este estudo mas de certeza que não passaram por Espanha, França ou Itália! O nosso Portunhol pode não ser perfeito, mas lá que mostra boa vontade … isso mostra!”

5. Isaltino Morais gere câmara de Oeiras da prisão

“Com os cortes nos orçamentos dos municípios  não me custa acreditar que o Isaltino tenha melhores condições para gerir a partir da cadeia! Ou isso ou quase que fica a sensação que está agarrado ao poder! Naaaaaaaa …”

05.Isaltino preso

4. Equipas espanholas esmagadas pelos alemães

04.Espanhois esmagados

“Os alemães já têm o dinheiro e os carros agora se começarem a ganhar no futebol, ninguém os atura! Não se ponham a pau e qualquer dia ficam-nos com o Sol também!”

3. Actuário e jornalista, a melhor e a pior profissão do mundo em 2013

“Alguém conhece algum actuário? Cheira-me que é coisa para não existir! De qualquer forma, ter a pior profissão do mundo parece-me substancialmente melhor que não ter profissão!”

03.Jornalista

2. João Vieira Pinto e Jorge Gabriel candidatos do PSD em freguesias do Porto

02.João Vieira Pinto

“O Jorge Gabriel ainda percebo é um homem do norte e um comunicador! Agora por um ex-lampião e ex-lagarto a concorrer a uma junta do PORTO? 90% do orçamento da campanha tem de ser em gasto em segurança …”

1. Discurso de Cavaco no 25 Abril defende austeridade do Governo

“Primeiro não falava, agora parece que só diz o que não se quer ouvir! Decidam-se! O médico da presidência tem de decidir se prescreve mais comprimidos para dormir ou uma revisita a uma smart shop!”

01.Cavaco 25 Abril

 

 

Artigos Relacionados:

A semana em 10 comentários de: a Voz
Imagens da Semana (2013.08)
A semana em 10 comentários de: Salário Máximo
A semana em 10 comentários da Cagarra Presidencial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404