A semana em 10 comentários de: Acordo Ortográfico 2

Durante os últimos anos muito se tem falado e escrito sobre a língua portuguesa. Idioma oficial principal em 8 países, é utilizada diariamente por mais de 250 milhões de pessoas.  Por forma a tornar a grafia mais uniforme entre os vários dialectos, especialmente entre o português de Portugal e o português do Brasil, alguém decidiu que era uma boa ideia fazer desaparecer grande parte das diferenças e criar uma língua portuguesa mundial. Boa ideia uma ova! Um acordo assinado por 8 países em 1990, que só entrou em vigor em Portugal em 2009 e que agora parece que nenhum outro país quer adoptar (com p!), não pode ser bom! No em10taque sentimos o chamamento para esmiuçar este tema e nada melhor que uma conversa de pé de orelha com o famigerado Acordo Ortográfico (AO). Depois de um download rápido de um site duvidoso, estivemos a esclarecer as nossas dúvidas e aproveitámos para pedir ao AO para comentar as principais noticias da semana.

Já aqui dissemos que o AO foi assinado de livre vontade pelos países da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) em 1990, mas importa especificar que o assinante nacional foi o secretário de estado da cultura da altura – Pedro Santana Lopes. O AO lembra-se do Santana: “O cara trazia uma jaqueta roxa, soquetes brancos e recordo-me perfeitamente das duas coroas que estavam com ele – gostosonas, uma mulatinha e uma zuca com um quadril de morrer! Só falava em dar o fora e ir na lanchonete beber chopes!”.

Revela-nos que no essencial o texto base que lhe deu origem era bastante interessante e que na altura os signatários diziam que o acordo apenas pecava por ser pouco ambicioso. Viu-se! Nos últimos dias receou pela sua saúde quando um distinto e inconfundível membro do Governo português foi “visto e ouvisto” a dizer umas calinadas em horário nobre. Vamos lá mas é a saber o que o Acordo Ortográfico tem a dizer sobre os acontecimentos desta semana neste cantinho à beira mar plantado.

 

0.Acordo Ortográfico

 

10. Fernando Seara avança para Lisboa

10.Seara Lisboa

“Só espero que não avance num comboio da linha de Sintra, que com tanta greve e atraso é bem capaz de só chegar a tempo da eleição de 2017!”

9. PT multada em 12,3 milhões de euros

“Ahhhh pá … eu percebo os juristas da PT. Leis da concorrência são tipo acordos ortográficos! Toda a gente sabe que existem, mas ninguém lhes liga nenhuma!!”

09.Multa PT

8. Secretário de Estado da Administração Local demite-se

08.Demissão Secretários Estado

“Um preciosismo! Há alguma definição na lei de quantos graus de distância tem de haver para deixarmos de considerar alguém da familia? Um primo em segundo grau em Penela é praticamente um desconhecido!”

7. Isabel dos Santos é a primeira bilionária africana

“Um história de sucesso! Começou nos negócios em 1997 com a abertura de um restaurante em Luanda e passados 15 anos tem mil milhões de dólares. Será de concluir que a restauração em Angola dá muito dinheiro?!”

07.Isabel Santos Bilionária

6. Magalhães equipam policia britânica

06.Magalhães equipa policia

“É uma pena não podermos equipar a policia portuguesa com os Magalhães – é necessário um isqueiro para carregar os portáteis e só os automóveis fabricados após 1980 dispõem dessa inovação tecnológica!”

5. Colisão entre comboios em Alfarelos

“Diz-se que a causa esteve na falta de aderência! Eu duvido e questiono-me: os maquinistas com estas greves todas não estarão a perder a prática? Às tantas a pessoa esquece-se de como funcionam as coisas!”

05.Colisão comboios Alfarelos

4. Portugal regressa aos mercados

04.Portugal regressa mercados

“O Ministério das Finanças diz que este financiamento não era necessário, mas que serve como um teste! Teste ou não, já que nos emprestaram o dinheiro, vamos mas é matar saudades de estoirar guito em estradas, PPPs e submarinos!”

3. Jovens hospitalizadas por consumo de drogas legais

“Drogas legais hoje em dia pode ser tanta coisa! Quem me diz a mim que essa rapaziada não apanhou uma overdose de bolachas maria? Ou de línguas de veado! Eu por exemplo tenho de por uma na boca de hora a hora, senão fico todo tremeliques!”

03.Hospitalizados drogas legais

2. Terça feira é dia oficial para greves no metro de Lisboa

02.Terças Feiras Metro Lisboa

“A noticia repete-se discretamente há uma série de semanas – “esta terça feira o metro está de greve”. Das duas uma, ou há por ai um restaurante com um cozido muito bom às terças, ou os trabalhadores do metro acham que em todas as semanas há terças de carnaval!”

1. Ser “visto e ouvisto” por Miguel Relvas

“Para uma pessoa que provavelmente fez a 4ª classe com recurso a equivalências, o Sr. Relvas tem o dom da palavra. Como é que ainda ninguém percebeu que ele só quer acabar com a RTP porque tem medo de apanhar na rua a entrevistadora do “Bom Português”!?”

01.Visto e Ouvisto

 

 

Artigos Relacionados:

Imagens da Semana (2013.05)
Imagens da Semana (2013.11)
A semana em 10 comentários de: Narrativa
Imagens da Semana (2013.45)

2 comentários a “A semana em 10 comentários de: Acordo Ortográfico”

  1. f-in-the-middle diz:

    Bem, nem vou começar com a história do Acordo Ortográfico. Eu cá acho que os portugueses não gostam, não querem e NUNCA deveriam adoptar (com p) a nova ortografia. Quem é que tem de assinar para a coisa ser eliminada? Podíamos pedir um empréstimo à Isabelinha, para passar umas notitas ao dito senhor e fazer de conta que tal (des)Acordo nunca aconteceu!

  2. Margo10 diz:

    Bem que faziam jeito os 1000M$ da Srª Isabel dos Santos, até poderia ser em duodécimos, que não me importava! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404