A semana em 10 comentários de Chinezinho Limpopó

Sem que nada o fizesse prever, o 10culpe de hoje tornou-se numa homenagem. Nós explicamos! Durante esta semana fomos bombardeados nos media pela atracção (forçada ou não) que a língua chinesa começa a ter a nível global e particularmente no nosso turismo. Os cursos que ensinam o mandarim são muitos e as pessoas que os frequentam vêm o valor saber falar e escrever na língua mais falada no mundo. Sempre que se fala em Chineses, seja qual for o contexto, o Hero10 lembra-se sempre de uma personagem que o marcou muito durante a infância. A célebre frase “Eu isplilico, mas você só cumpilica!” é dele e a malta com mais de 30 anos vai com certeza recordar-se do Chinezinho Limpopó!

Personagem criada e interpretada por Badaró nos anos 80, era o seu maior sucesso junto dos mais novos. Um chinês da “província”, altamente ridículo e com um sotaque que nos definiu o que era um chinês durante muitos anos.  Os chineses hoje em dia já não são propriamente uma novidade no nosso país. Hoje a imagem do chinês em Portugal já não é tão cómica e é mais conotada com uma loja de bugigangas ou com um fornecedor de electricidade. Foi para nos ajudar recordar o que era ser Chinês em Portugal e a comentar as principais noticias desta semana que decidimos invocar  o Chinezinho Limpopó!

 

00.Chinezinho Limpopó

 

10. Cinemas perdem quase 930 mil espectadores

10.Cinemas perdem espectadores

“A emoção de ir ao cinema já não é o que era! Seja por ter de gramar com meia hora de anúncios, pelo intervalo obrigatório para forçar o consumo ou pelo preço pornográfico do bilhete, quando chega a hora de decidir, fico-me quase sempre pela cópia rasca dos chineses!”

9. Passos Coelho apela aos professores para mudarem greve

“O PM pede aos professores para se manifestarem em grande! Partirem a louça toda! Fazerem a vida negra aos estudantes! Só não o façam no dia dos exames nacionais senão ainda não é desta que o Relvas acaba o Secundário!”

09.Passos apela a professores

8. Santos Pereira diz que investir em Portugal é um pesadelo

08.Pesadelo investir em Portugal

“O Álvaro sempre quis ser um papão! Nada melhor que tornar Portugal num pesadelo para o conseguir! O único problema é que até para assustar criancinhas e ser papão é necessário o mínimo de habilidade! É continuar a tentar Álvaro!”

7. Avenida Álvaro Cunhal inaugurada em Lisboa

“E pronto! Já não bastava as comendas e os títulos, vai tornar-se moda dar nomes de políticos a estradas! Só espero que alguém se lembre de criar uma regra – para dar o nome, esse politico não poderá ter sido comentador na TV! Estamos safos … Há prai 3 nomes elegíveis!”

07.Avenida Alvaro Cunhal

6. FMI admite erros graves no resgate à Grécia

06.Erros FMI

“Seja um banco, seja um fundo, nacional ou internacional, a capacidade de sacar a pinta ao credor, não é virtude desta gente! A Grécia não paga e vamos todos ver-nos gregos para sair desta confusão.”

5. Zeinal Bava assume presidência da Oi

“Aposto que quando o Governo apelou à emigração não estava à espera desta! A falta de oportunidades chega a todos e até os mais poderosos deixam de achar piada a rapar o tutano dos ossos do país!”

05. Zeinal Oi

4. Michael Douglas atribui cancro na garganta à prática de sexo oral

04.Michael Douglas

“Ele há tipos que arranjam cada desculpa! Quem é que iria adivinhar que fazer um cunnilingus repetitivamente a uma lata de chispalhada ou numa maçaneta de uma porta, podia trazer problemas!”

3. Gaspar reconhece ter muito para aprender com erros

“Gaspar assume que errou! O mundo pára em suspense para saber em quê!! Ahhhh afinal não era um erro, mas um campo da folha de excel que se desformatou sozinho! Está tudo bem! Podemos continuar a sofrer descansados!”

03.Gaspar aprender erros

2. Tubarão de quatro metros avistado junto à costa de Cascais

02. Tubarão Cascais

“Cascais continua a ser bafejada pela visita de ilustres criaturas marinhas. Depois dos golfinhos, agora são os tubarões a dar nas vistas. Para a semana já está agendada um número com tainhas amestradas, peixes palhaço e dois leões marinhos.”

1. Mandarim atrai cada vez mais portugueses

“Com a cada vez maior vinda de Chineses ao nosso país, há bastantes pessoas que vêem no domínio do Mandarim um bom cartão de visita para os receber. Os taxistas estão entre estas pessoas, que com dois dedos de mandarim conseguem levar quatro horas do aeroporto ao Marquês!”

01.Mandarim atrai cada vez mais portugueses

 

 

Artigos Relacionados:

Imagens da Semana (2013.02)
Imagens da Semana (2013.08)
10 miradouros de Lisboa
Imagens da Semana (2013.44)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

404